Conheça o aquecedor a gás de fluxo balanceado

Conheça o aquecedor a gás de fluxo balanceado
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 6 min
Powered by Cia Web Sites

Em alguns de nossos artigos já citamos o aquecedor a gás de fluxo balanceado. Mas qual a diferença desse modelo e quais suas principais aplicações? Esse modelo poder ser instalado dentro de banheiros?

Nesse artigo iremos apresentar esse modelo de aquecedor a gás e te explicar porque seu custo é mais elevado do que os demais modelos.

O que é aquecedor a gás de fluxo balanceado?

Diferente dos aquecedores a gás comuns o aquecedor a gás de fluxo balanceado é o único modelo que pode ser instalado em locais confinados. Ou seja, locais sem ventilação permanente de ar.

A principal diferença do aquecedor a gás de fluxo balanceado diz respeito a forma como ele é construído. Trata-se de um equipamento lacrado hermeticamente para que seu interior não tenha contato com o ambiente no qual ele foi instalado. Isso significa que enquanto os aquecedores a gás comuns utilizam o oxigênio do local para alimentar sua chama o aquecedor a gás de fluxo balanceado é alimentado pelo oxigênio de uma área externa através de um duto e uma ventoinha dedicados exclusivamente a isso.

Basicamente existem dois tipos de aquecedores a gás de fluxo balanceado. O primeiro e mais comum são os aquecedores de modelo concêntrico. Eles possuem um duto menor (geralmente de 60mm) dentro de um duto maior (geralmente de 100mm). O primeiro, o interior, é responsável pela admissão do oxigênio. Enquanto que o segundo, o exterior, é responsável por expelir os gases queimados, o monóxido de carbono.

Já o aquecedor a gás de modelo excêntrico possui passagens distintas para admissão do oxigênio e exaustão dos gases queimados.

O aquecedor a gás de fluxo balanceado pode ser instalado dentro de banheiros?

É bem provável que seja essa a pergunta que te trouxe até esse artigo. E a resposta é: depende.

De fato, a ABNT NBR 13.103, que é a norma brasileira que rege a instalação de aquecedores a gás, permite que aquecedores de fluxo balanceado sejam instalados em locais confinados com permanência prolongada, como banheiros por exemplo.

Trecho da NBR 13.103, paragrafo 5.3:

Ambiente interno de instalação sanitária (por exemplo, banheiros, lavabos, saunas) não pode receber aparelho(s) a gás em seu interior, exceto dos tipos C1, C3 e C5, que atendam aos requisitos de 6.5.

Caso esteja confuso, C1, C3 e C5 são definições técnicas para os modelos de aquecedores de Fluxo Balanceado.

Aquecedor a gás de fluxo balanceado no banheiro: depende!

Ok, então se a norma permite posso comprar qualquer aquecedor de fluxo balanceado e instalar no meu banheiro, certo? Errado!

Isso porque além da norma também devemos seguir as orientações do manual de instruções do aquecedor em questão. Então, mesmo se a norma permitir, se um determinado fabricante, para um determinado modelo, proibir esse tipo de instalação, esse documento tem a palavra final.

Por exemplo, a Rinnai atualmente possui dois modelos de aquecedores com a tecnologia de fluxo balanceado: o Rinnai E15 FF e o Rinnai C40. No manual de instruções de ambos os modelos a instalação em locais sanitários como banheiros e lavabos está vetada.

b) NÃO PODE ser instalado em ambientes internos de permanência prolongada (exemplo: quartos, salas, etc) e ambientes sanitários (exemplo: banheiro).

O trecho acima, retirado do Manual de Instruções do Rinnai C40, parágrafo 4.5.5 – Instalação como Fluxo Balanceado – Tipo C13 ou C33, deixa claro que não é permitida a instalação desse modelo em banheiros, mesmo se tratando de um equipamento com a tecnologia de fluxo balanceado.

Eu sei que isso pode parecer contraditório, afinal a norma brasileira diz uma coisa enquanto o manual do equipamento diz outro. Mas o manual de instruções deve ser seguido a risca, pois quem dá o respaldo do equipamento e sua utilização correta é o fabricante.

Por isso, especialmente numa aplicação especial, é importante consultar o manual do fabricante antes de adquirir o equipamento. Contrariar o manual pode colocar a sua saúde e de seus familiares em risco, além de comprometer a garantia do equipamento.

Powered by Cia Web Sites

O aquecedor a gás Rinnai C40 é um exemplo de equipamento de fluxo balanceado.

Qual a diferença de um aquecedor a gás de fluxo balanceado para o aquecedor comum

Acima falamos um pouco das diferenças técnicas e das ressalvas da possibilidade instala-lo dentro de banheiros, mas e as diferenças práticas?

O aquecedor a gás de fluxo balanceado é capaz de ser instalado e utilizado em locais confinados, se a existência de ventilação permanente. Como o equipamento puxa o oxigênio externamente não temos risco dele acabar com o oxigênio do local tornando o ar impróprio para as pessoas.

Outra diferença do equipamento ser lacrado é que o risco dos gases queimados voltarem pelo duto e vazarem pelo aquecedor a gás é bastante reduzido.

Dois jeitos de instalar aquecedores de fluxo balanceado

Vale ressaltar que esses aquecedores podem ser instalados de maneira comum, sem usufruir da tecnologia de fluxo balanceado.

Para que o aquecedor de fluxo balanceado aproveite de todas essas vantagens citadas acima, é necessário uma instalação especifica. Como a utilização de dois dutos, um para admissão dos oxigênio, outro para expulsão dos gases queimados, além de ambos precisarem ser rígidos (diferente de instalações comuns que podem utilizar dutos flexíveis).

Quando instalar um aquecedor a gás?

Existem algumas situações onde não é mais possível instalar um aquecedor a gás comum. Seja ele digital ou mecânico é imperativo a utilização de um aquecedor a gás de fluxo balanceado. Abaixo listaremos algumas dessas situações:

  • Locais com área inferior a 6m², tendo ou não ventilação permanente;
  • Locais fechados ou confinados sem ventilação permanente.

Como dito anteriormente, isso não só é uma simples recomendação. Faz parte da norma brasileira que cobre a instalação de aquecedores a gás. Trata-se da NBR 13103 – Adequação de Ambientes Residenciais para Instalação de Aparelhos que Utilizam Gás Combustível. Vale ressaltar que ignorar as normas de instalação além de colocar sua saúde em risco também anula a garantia do equipamento. Garantia essa que no caso dos aquecedores a gás digitais é de 3 anos.

Vale ressaltar que o aquecedor a gás de fluxo balanceado possui um preço mais alto que o aquecedor a gás comum. Então recomendamos que se você tiver a possibilidade de instalar o aquecedor a gás em um local aberto ou com boa ventilação permanente opte pelo aquecedor a gás comum. Até porque ele é tão eficiente quanto, mas muito mais em conta. Infelizmente em muitos casos isso nem sempre é possível e um aquecedor a gás de fluxo balanceado se faz necessário.

Considerações na hora de adquirir o aquecedor

Agora você já conhece um pouco mais sobre esse tipo de equipamento. Porém é importante ficar atento em algumas situações. Na dúvida se na sua casa é ou não necessário a instalação de um aquecedor a gás de fluxo balanceado, procure uma empresa especializada para fazer uma análise mais aprofundada!

Como você pode ter observado, além de levar em consideração as normas técnicas, também é muito importante verificar o manual do equipamento. Por isso sempre procure empresas especializadas e credenciadas pelas marcas de fabricantes de aquecedor a gás para executar a instalação correta do seu equipamento.

Mesmo depois de ler esse artigo você ficou com alguma dúvida? Não hesite em comentar nos campos abaixo que faremos o possível para saná-la. Além disso temos mais um monte de artigos falando de vários aspectos dos aquecedores a gás e suas características. Assine nossa newsletter e receba novidades do nosso blog.

Powered by Cia Web Sites

Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.

18 comentários em "Conheça o aquecedor a gás de fluxo balanceado"

  1. Mauricio Reis disse:

    Quais modelos de aquecedores com fluxo balanceado podem ser instalados na cidade do Rio de Janeiro, isto é, são homologados pela Naturgy?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Mauricio, tudo bem?

      Não sei dizer. Sugiro o senhor entrar em contato com a própria Naturgy para verificar essa informação.

  2. Marisa Beraldo disse:

    Eu preciso de im aquecedor balanceado para im chuveiro e duas torneiras.
    Vcs tem este produto?
    A instalação é em Santos.
    Grata
    Marisa Beraldo

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Marisa, tudo bem?

      Temos aquecedores de fluxo balanceado sim. Os modelos que trabalhamos são de alta litragem. Acima de 40 litros de vazão. Normalmente para 2 duchas trabalhamos com equipamentos na faixa dos 20 litros de capacidade.

      E também não fazemos a instalação em Santos, apenas na cidade de São Paulo.

      Caso a senhora tenha interesse ainda sim, basta entrar em contato conosco através do número (11) 2262-9000, seja por ligação normal ou whatsapp.

  3. Luciano Braga disse:

    Olá!
    Moro no Rio de Janeiro, onde tinha um aquecedor a gás antigo, instalado em um banheiro, e que alimentava duchas em 2 banheiros. Qual seria o modelo indicado para instalar um aquecedor de fluxo balanceado, de acordo com as normas aqui na minha cidade? Obrigado!

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Luciano, tudo bem?

      O cenário ideal seria adequar sua residência para poder instalar o aquecedor na área de serviço e não o banheiro. Mas entendemos que isso não é uma tarefa muito fácil. Nesses casos o senhor precisa de um aquecedor de fluxo balanceado. E a instalação precisa ser de acordo com isso.

      Eu sugiro o senhor procurar uma empresa de confiança do próprio RJ, pois como esse tipo de instalação é bem mais comum na cidade, as empresas devem ter bastante expertise para te indicar a marca e o modelo exato para esse tipo de instalação.

  4. Marcela Rosolen disse:

    Muito legal o artigo, me esclareceu bastante.

    Tenho um loft (espaço todo aberto, sem paredes) de 40m2 com pé direto alto, de ventilação tem a porta da sacada e uma janelinha no canto do quarto com uma grade fixa de ventilação e quando foi dado o habite se foi exigido que os aquecedores fossem de fluxo balanceado, porém agora, com o passar do tempo e alguns aparelhos precisando ser trocados, não nos permitiram colocar sem esse fluxo balanceado. Para esse tipo de espaço que mencionei, teria mesmo que ser um aparelho de fluxo balanceado??

    Agradeço se puder me ajudar.

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Marcela, tudo bem?

      Nesse caso sim. O equipamento de fluxo balanceado é necessário. Os equipamentos comuns, em caso de vazamentos, pode colocar a vida dos moradores em risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Conheça o aquecedor a gás de fluxo balanceado
  • Conheça o aquecedor a gás de fluxo balanceado
Norte Aquecedores
Online
×

Quer mais conforto e economia? Solicite já um orçamento gratuito e descubra o melhor aquecedor a gás para você!