Aquecedor a gás apita e desliga

Aquecedor a gás apita e desliga
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 6 min
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Esse não é um tipo de chamado incomum para nós aqui na Norte Aquecedores. Pelo menos uma vez ao dia nossa assistência técnica recebe o relato que algum aquecedor a gás apitou e depois desligou. Mas afinal, o que isso significa? Quando o aquecedor a gás apita, isso significa que ele acabou de emitir algum código de erro.

Mas como não cansamos de falar, os aquecedores a gás são equipamentos extremamente confiáveis. Tanto é que mesmo atendendo dezenas de clientes diariamente na nossa assistência técnica apenas algo entre 20% e 30% são, de fato, defeitos dos equipamentos em si.

A grande maioria das dificuldades relatadas estão ligadas a problemas de instalação, dimensionamento ou má utilização do equipamento. Daí a importância de contratar apenas empresas especializadas para instalar seu aquecedor a gás. E também para te orientar quando as dificuldades aparecerem.

O aquecedor a gás apita e depois desliga

Esse é um problema bem comum. Você liga a ducha e a água até chega a esquentar, mas depois de pouco tempo o aquecedor a gás digital apita e desliga. Em seu display um código de erro é exibido:

Código 12: Insuficiência de Gás

Isso significa que o gás, o combustível usado pelo aquecedor para esquentar a água, está chegando ao equipamento, mas em uma quantidade inferior a necessária. E como dissemos no tópico anterior esse problema dificilmente está relacionado ao aquecedor a gás em si.

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Código E1: Insuficiência de Gás ou Falta Completa de Gás

Para equipamentos que tem esse padrão de códigos de erro (padrão chinês), o código E1 pode significar tanto a falta completa de gás, ou seja, não está chegando nenhum gás ao equipamento, o que faz o aquecedor nem acionar. Quanto a insuficiência de gás, onde o aquecedor recebe gás, liga, mas logo desliga e apita, isso ocorre uma vez que o gás que ele está recebendo não é suficiente para mantê-lo acionado.

Aquecedor  Rheem de Fabricação Chilena – 2018 

Os aquecedores a gás da Rheem mais recentes (de 2018 em diante) de fabricação chilena mudaram seu padrão de código. Os equipamentos fabricados antes deste período possuem códigos de erro que começam com a letra E seguidos por um número. Exemplo: E1, E2, E8. Agora a letra E foi substituída pelo numeral 1.

Agora o código que anteriormente era o E1 passou a ser o código 11. Ressaltamos que isso pois pode causar confusão, já que fica parecido com o padrão de códigos japonês.

No caso desses aquecedores a gás da Rheem o código 11 equivale tanto a insuficiência de gás como falta completa de gás.

Assim como no caso do código E1 um jeito prático de saber a diferença dos problemas é observar o aquecedor.  É importante observar se ele liga e depois para de funcionar exibindo o código 11 ou se ele nem chega a ligar. Caso ele ligue antes de dar o problema (chegando a esquentar a água, mesmo que parcialmente) o problema é insuficiência de gás. Já se ele não chega a ligar o problema é falta completa de gás.

Possíveis causas no aquecedor a gás apita

Como na maioria dos casos o problema não está no aquecedor a gás em si, as causas, e por consequência suas soluções, costumam ser simples.

Registro de gás parcialmente fechado

Pode parecer bobo, mas muitas vezes o problema é tão simples quanto um registro de gás não totalmente aberto. Essa não é uma causa tão incomum, principalmente se na sua casa tiver crianças pequenas e curiosas.
Então antes de mais nada verifique se o registro de gás do aquecedor e o registro geral da residência estão totalmente abertos.

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Sistema de abastecimento de gás mal dimensionado

Quanto maior a capacidade e quanto maior a temperatura, mais gás o aquecedor vai precisar para funcionar. Isso significa que se seu abastecimento de gás não estiver dimensionado corretamente seu sistema não vai funcionar como deveria.

Esse é outro problema comum, especialmente no caso dos aquecedores a gás do tipo GLP, aqueles que utilizam gás de botijão.

As vezes por um problema de espaço ou simplesmente ignorância, é instalado uma quantidade e modelo de cilindros inferiores aos necessários.

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Por exemplo, um aquecedor a gás de 20 litros precisa de pelo menos dois botijões P13 ou um P45. Mas não é incomum encontrarmos residências utilizando apenas um P13.

Pior durante o inverno

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Como seu nome completo sugere, Gás Liquefeito de Petróleo, o GLP trata-se na verdade de um liquido. Esse liquido fica armazenado dentro dos botijões onde passa por um processo de evaporação. Ou seja, passa do estado líquido para o gasoso e depois é consumido, seja pelo fogão ou pelo aquecedor a gás.

No entanto existe uma taxa de evaporação. Essa taxa varia de acordo com o tamanho, pressão e temperatura do cilindro. Quanto maior o cilindro, maior a quantidade de liquido que ele consegue transformar em gás.

A temperatura também influencia nesse fator. Quanto maior a temperatura, mais rapidamente o processo de evaporação acontecerá. O inverso também é real. Por isso no inverno e em lugares com climas frios temos um aumento considerável de problemas se insuficiência de gás com os aquecedores a gás.

Então é muito comum que aconteça o seguinte:

Durante climas quentes, como no verão por exemplo, um único botijão P13 consegue, mesmo no seu limite, atender a demanda do aquecedor a gás. Porém quando o clima esfria a água chega mais fria até o aquecedor e as pessoas precisam de temperaturas maiores para um banho confortável. Além disso a taxa de evaporação cai de velocidade devido ao clima frio.

Assim o abastecimento de gás que já estava trabalhando em seu limite não suporta o aumento de demanda e os códigos de erro aparecem.

Medidor ou regulador de gás errado

Mas não é somente a quantidade e modelo dos cilindros de gás que devem ser levados em conta no dimensionamento de abastecimento do aquecedor a gás. Os medidores de gás (no caso dos modelos de Gás Natural) e os reguladores de gás (no caso dos modelos GLP) devem estar de acordo com a demanda.

Instalar o medidor ou regulador de gás incorreto pode comprometer a alimentação de gás do aquecedor e causar os tão inconiventes códigos de erro E1 ou 12.

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A Solução para o aquecedor a gás apita

Caso você não esteja muito certo dos reais motivos do porquê seu aquecedor a gás apita e depois desliga acusando o código E1 ou código 12 o mais prudente é entrar em contato com o fabricante ou uma assistência técnica autorizada.

Como você já deve ter percebido, muita coisa pode ser resolvida apenas com a orientação apropriada. Sem a necessidade de uma visita técnica.

Se precisar, também podemos te orientar a resolver seu problema. Pra isso tenha em mãos a marca e modelo do seu aquecedor a gás. Também será necessário saber se ele é do tipo GN ou GLP. Essas informações são facilmente obtidas em etiquetas no próprio aquecedor a gás.

Além disso, fotos também podem ser bastante uteis nessa hora.

Entre em contato conosco!

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Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.

89 comentários em "Aquecedor a gás apita e desliga"

  1. Vitor disse:

    Meu aquecedor Rheem 12 Litros eletrônico acusa falta de gás, mesmo tendo. Ao retirar a mangueira e liberar a pressão residual e ligar denovo ele funciona. O que pode ser?
    Muito obrigado

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Vitor, tudo bem?

      Aparentemente o problema está acerca da pressão do gás. Se a pressão for excessiva a válvula de segurança do aquecedor trava e não permite a passagem do gás. Então o equipamento acusa falta de gás. Quando o senhor retira a mangueira e libera um pouco da pressão ele volta a funcionar.

      O ideal seria chamar uma assistência técnica autorizada pela Rheem para fazer as medições de gás e checar se é isso mesmo. Caso seja mesmo isso, o técnico também teria que checar o fornecimento de gás para solucionar o problema. Dependendo do fornecimento de gás o senhor teria até que entrar em contato com a empresa fornecedora.

  2. Wilson de Luccas disse:

    Bom dia, tenho um lorenzete lz 750 BP , com gás GLP e acontece a mesma coisa, uso ele faz 7 anos agora surgiu esse problema, a mangueira chega a ficar estufada e dura, quando alivio a pressão soltando a braçadeira ele liga normal, não sei como resolver… Por favor me ajudem, obrigado

    1. Thiago Beato disse:

      Boa tarde Wilson. Tudo certo?
      Muito obrigado pelo contato. Pelo seu relato não é possível associar algo do equipamento que pode estar funcionando incorretamente.
      Nesse caso eu recomendo você acionar uma visita técnica para poder analisar o equipamento com mais profundidade e entender o que pode estar acontecendo para a mangueira ficar dessa forma.

      Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

      Abraços

    2. Thalita disse:

      Meu aquecedor não está ligando so aparece a luz vermelha o que pode ser ?

      1. Thiago Beato disse:

        Bom dia Thalita. Muito obrigado pelo contato.

        Qual o modelo específico do seu aquecedor? Trata-se de um modelo mecânico ou digital?

        Com essas respostas fica mais tranquilo de te passar um diagnóstico mais assertivo sobre o problema no seu equipamento. Importante destacar que os aquecedores a gás digitais possuem um display que exibem várias informações uteis para seu funcionamento.

        Além de poder configurar a temperatura da água o display digital do aquecedor a gás (nos modelos digitais) exibe o resultado de um autodiagnostico. Isso significa que se algo de errado ocorrer com o equipamento, ou até mesmo uma simples falta de gás, seu sistema inteligente vai detectar isso e emitir um código de erro em seu display. Isso auxilia em eventuais problemas que o aquecedor a gás tiver, seja para você mesmo resolver ou acionar uma assistência técnica autorizada pela marca do aquecedor a gás.

        Por favor, nos informe qual o modelo específico do seu aquecedor, e aí conseguimos te ajudar com mais propriedade.

        Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://norteaquecedores.com.br/blog/aquecedor-gas-digital-ou-mecanico/

        Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  3. ODERLAN GONCALVES DE LIMA disse:

    O meu aquecedor Rheem está com o painel piscando e apitando,não aparece código de erro tbm. Quem pôde me ajudar?

    1. Thiago Beato disse:

      Boa tarde Oderlan. Muito obrigado pelo contato.
      Nós recebemos a sua solicição por um de nossos formulários também. Recomendo você aguardar o nosso contato, um de nossos consultores da assistência técnica vai entrar em contato para sanar as suas dúvidas.

      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  4. lydia disse:

    Meu aquecedor rinnai reu – digital. Ele desliga sozinho. O painel apaga, tanto quando está em uso ou não. No meio do banho ou qndo vou usar vejo q tá desligado. Pq pode ser??

    1. Thiago Beato disse:

      Bom dia Lydia. Muito obrigado pelo contato.
      Se durante o uso o aquecedor após a água esfriar, permaneça com ponto de consumo aberto, direcionando na frente do aquecedor. Analise o número que vai aparecer no display digital, dessa forma com o código de erro fica mais fácil de identificar a causa do problema.
      De preferência, especifique por gentileza qual o modelo do seu aquecedor digital da Rinnai.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  5. Silvia Mina disse:

    Meu aquecedor é rheem 2018, 26 litros. Ele desliga apita e aparece C5 ou CS embaixo 18 temperatura.
    A luz em forma de gota fica ligada e a da tomada.
    O que está acontecendo?

    1. Thiago Beato disse:

      Boa tarde Silvia. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, acredito que o seu equipamento esteja apresentando o Código 18.
      Esse código significa que o aparelho está com obstrução na saída do monóxido de carbono ou mesmo que ele necessita de uma manutenção preventiva, além dos ajustes dos parâmetros do equipamento.

      Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no seu aquecedor?

      Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Nossa equipe vai esclarecer tudo o que é realizado no procedimento e esclarecer qualquer dúvida.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

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