Aquecedor a gás apita e desliga
Esse não é um tipo de chamado incomum para nós aqui na Norte Aquecedores. Pelo menos uma vez ao dia nossa assistência técnica recebe o relato que algum aquecedor a gás apitou e depois desligou. Mas afinal, o que isso significa? Quando o aquecedor a gás apita, isso significa que ele acabou de emitir algum código de erro.
Mas como não cansamos de falar, os aquecedores a gás são equipamentos extremamente confiáveis. Tanto é que mesmo atendendo dezenas de clientes diariamente na nossa assistência técnica apenas algo entre 20% e 30% são, de fato, defeitos dos equipamentos em si.
A grande maioria das dificuldades relatadas estão ligadas a problemas de instalação, dimensionamento ou má utilização do equipamento. Daí a importância de contratar apenas empresas especializadas para instalar seu aquecedor a gás. E também para te orientar quando as dificuldades aparecerem.
O aquecedor a gás apita e depois desliga
Esse é um problema bem comum. Você liga a ducha e a água até chega a esquentar, mas depois de pouco tempo o aquecedor a gás digital apita e desliga. Em seu display um código de erro é exibido:
Código 12: Insuficiência de Gás
Isso significa que o gás, o combustível usado pelo aquecedor para esquentar a água, está chegando ao equipamento, mas em uma quantidade inferior a necessária. E como dissemos no tópico anterior esse problema dificilmente está relacionado ao aquecedor a gás em si.
Código E1: Insuficiência de Gás ou Falta Completa de Gás
Para equipamentos que tem esse padrão de códigos de erro (padrão chinês), o código E1 pode significar tanto a falta completa de gás, ou seja, não está chegando nenhum gás ao equipamento, o que faz o aquecedor nem acionar. Quanto a insuficiência de gás, onde o aquecedor recebe gás, liga, mas logo desliga e apita, isso ocorre uma vez que o gás que ele está recebendo não é suficiente para mantê-lo acionado.
Aquecedor Rheem de Fabricação Chilena – 2018
Os aquecedores a gás da Rheem mais recentes (de 2018 em diante) de fabricação chilena mudaram seu padrão de código. Os equipamentos fabricados antes deste período possuem códigos de erro que começam com a letra E seguidos por um número. Exemplo: E1, E2, E8. Agora a letra E foi substituída pelo numeral 1.
Agora o código que anteriormente era o E1 passou a ser o código 11. Ressaltamos que isso pois pode causar confusão, já que fica parecido com o padrão de códigos japonês.
No caso desses aquecedores a gás da Rheem o código 11 equivale tanto a insuficiência de gás como falta completa de gás.
Assim como no caso do código E1 um jeito prático de saber a diferença dos problemas é observar o aquecedor. É importante observar se ele liga e depois para de funcionar exibindo o código 11 ou se ele nem chega a ligar. Caso ele ligue antes de dar o problema (chegando a esquentar a água, mesmo que parcialmente) o problema é insuficiência de gás. Já se ele não chega a ligar o problema é falta completa de gás.
Possíveis causas no aquecedor a gás apita
Como na maioria dos casos o problema não está no aquecedor a gás em si, as causas, e por consequência suas soluções, costumam ser simples.
Registro de gás parcialmente fechado
Pode parecer bobo, mas muitas vezes o problema é tão simples quanto um registro de gás não totalmente aberto. Essa não é uma causa tão incomum, principalmente se na sua casa tiver crianças pequenas e curiosas.
Então antes de mais nada verifique se o registro de gás do aquecedor e o registro geral da residência estão totalmente abertos.
Sistema de abastecimento de gás mal dimensionado
Quanto maior a capacidade e quanto maior a temperatura, mais gás o aquecedor vai precisar para funcionar. Isso significa que se seu abastecimento de gás não estiver dimensionado corretamente seu sistema não vai funcionar como deveria.
Esse é outro problema comum, especialmente no caso dos aquecedores a gás do tipo GLP, aqueles que utilizam gás de botijão.
As vezes por um problema de espaço ou simplesmente ignorância, é instalado uma quantidade e modelo de cilindros inferiores aos necessários.
Por exemplo, um aquecedor a gás de 20 litros precisa de pelo menos dois botijões P13 ou um P45. Mas não é incomum encontrarmos residências utilizando apenas um P13.
Pior durante o inverno
Como seu nome completo sugere, Gás Liquefeito de Petróleo, o GLP trata-se na verdade de um liquido. Esse liquido fica armazenado dentro dos botijões onde passa por um processo de evaporação. Ou seja, passa do estado líquido para o gasoso e depois é consumido, seja pelo fogão ou pelo aquecedor a gás.
No entanto existe uma taxa de evaporação. Essa taxa varia de acordo com o tamanho, pressão e temperatura do cilindro. Quanto maior o cilindro, maior a quantidade de liquido que ele consegue transformar em gás.
A temperatura também influencia nesse fator. Quanto maior a temperatura, mais rapidamente o processo de evaporação acontecerá. O inverso também é real. Por isso no inverno e em lugares com climas frios temos um aumento considerável de problemas se insuficiência de gás com os aquecedores a gás.
Então é muito comum que aconteça o seguinte:
Durante climas quentes, como no verão por exemplo, um único botijão P13 consegue, mesmo no seu limite, atender a demanda do aquecedor a gás. Porém quando o clima esfria a água chega mais fria até o aquecedor e as pessoas precisam de temperaturas maiores para um banho confortável. Além disso a taxa de evaporação cai de velocidade devido ao clima frio.
Assim o abastecimento de gás que já estava trabalhando em seu limite não suporta o aumento de demanda e os códigos de erro aparecem.
Medidor ou regulador de gás errado
Mas não é somente a quantidade e modelo dos cilindros de gás que devem ser levados em conta no dimensionamento de abastecimento do aquecedor a gás. Os medidores de gás (no caso dos modelos de Gás Natural) e os reguladores de gás (no caso dos modelos GLP) devem estar de acordo com a demanda.
Instalar o medidor ou regulador de gás incorreto pode comprometer a alimentação de gás do aquecedor e causar os tão inconiventes códigos de erro E1 ou 12.
A Solução para o aquecedor a gás apita
Caso você não esteja muito certo dos reais motivos do porquê seu aquecedor a gás apita e depois desliga acusando o código E1 ou código 12 o mais prudente é entrar em contato com o fabricante ou uma assistência técnica autorizada.
Como você já deve ter percebido, muita coisa pode ser resolvida apenas com a orientação apropriada. Sem a necessidade de uma visita técnica.
Se precisar, também podemos te orientar a resolver seu problema. Pra isso tenha em mãos a marca e modelo do seu aquecedor a gás. Também será necessário saber se ele é do tipo GN ou GLP. Essas informações são facilmente obtidas em etiquetas no próprio aquecedor a gás.
Além disso, fotos também podem ser bastante uteis nessa hora.
Entre em contato conosco!
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Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Meu aquecedor da Bosch desliga e aprece o condigo 12 o que será
Bom dia Adils. Muito obrigado pelo contato.
O código 12 aparece no painel do seu aquecedor quando ocorre insuficiência de gás. Nessa situação o gás chega até o aquecedor em uma quantidade inferior ao necessário para seu funcionamento. Qual o tipo de gás que você utiliza? Você não chegou a especificar.
Nas versões GLP (gás de botijão) isso acontece quando o gás está no final ou se o medidor de gás instalado não estiver bem dimensionado. Se o botijão de gás estiver cheio então é certeza que o problema está no dimensionamento dos registros e medidores. Se esse for o seu caso Se for o seu caso você deve entrar em contato com profissionais qualificados para fazer o redimensionamento correto da sua residência.
Em aquecedores GN (gás natural) o problema de insuficiência de gás pode estar relacionado com a baixa pressão de gás. Nesses casos somente a empresa fornecedora de gás pode te ajudar. Nesse caso você deve verificar quais são as empresas responsáveis pela sua região e entrar em contato.
Aproveito o seu contato para recomendar a leitura de um artigo sobre os 4 problemas mais comuns em aquecedores a gás: https://norteaquecedores.com.br/blog/aquecedores-a-gas-problemas-comuns/
Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.
Olá, meu aquecedor Rinnai, fica com um apito durante o uso, enquanto estamos com a água quente ligada, porém ele não desliga nem apresenta um código. O que pode ser ?
Quando mechemos na mangueira de entra de água ele para de apitar.
Bom dia Vanessa. Muito obrigado pelo contato.
Pelo seu relato, o problema pode estar relacionado a falta de vazão de gás para o aparelho, ocasionando um barulho de apito. Também existe a possibilidade do problema estar relacionado nos flexíveis de água de má qualidade.
De qualquer forma, o mais recomendado é você acionar a assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento.
Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp). Se preferir, você também tem a possibilidade de fazer o contato pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br
Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.
Este apto não é do aparelho, mas da tubulação de água ou de gás, é um apto de sopro e não Eletronico. Também tive este problema com o meu Lorenzeti 45 l, tive que regular a pressão do gás no butijao, estava alta, e regular a entrada de água também do aparelho. Resolvi tudo sozinho.
Boa noite, meu aquecedor é da rheem 26 litros 2018 e a temperatura dele só fica nos 38 graus e quando ligamos o misturador pra água ficar mais fria ele fica apitando e desliga sozinho.
O que pode estar acontecendo.
Bom dia Maria. Muito obrigado pelo contato.
O equipamento chega a apresentar algum código de erro antes de desligar? Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva?
Pelo seu relato, o problema pode estar relacionado com o desequilíbrio hidráulico. Ele nada mais é do que uma diferença acentuada de pressão da água durante o momento de mistura. No nosso caso é a diferença de pressão entre a água quente e a água fria. Por exemplo se a água quente tiver uma pressão menor que a água fria.
Sempre recomendamos para nossos clientes que utilizem apenas água quente em seus banhos, evitando misturar água fria. Pra isso é preciso regular a temperatura correta no aquecedor a gás. Nos aquecedores a gás digitais isso é bem fácil de fazer. Já que em seu display digital podemos configurar a temperatura exata de banho. No entanto nos aquecedores a gás mecânicos nem sempre essa tarefa é fácil, já que seu controle é manual.
Independente do aquecedor a gás ser digital ou mecânico é bem comum as pessoas configurarem uma temperatura mais elevada para depois misturar água fria para achar a temperatura de água mais confortável para o banho. No entanto isso é ruim por dois motivos. O primeiro é o desequilíbrio hidráulico que descrevemos em um artigo específico sobre esse tema. E o segundo é o desperdício de gás, já que dessa maneira você estará esquentando a água a uma temperatura superior ao de uso para depois esfriá-la com água fria.
Recomendo a leitura do artigo sobre o desequilíbrio hidráulico: https://norteaquecedores.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/
Nesse artigo você vai encontrar várias dicas para a resolução do problema. No caso de você ter tentado todas as soluções práticas descritas no artigo mas mesmo assim seu aquecedor a gás continuar desligando durante o banho então será necessário entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás.
Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser feito via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br
Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.
Srs bom dia, tenho um um aquecedor da marca Termo Sub, mas quando eu tento ligar ele apita e não dar a partida, já troquei pilhas e botijão de gás, e i nível da água está normal , por favor, preciso de orientação.
Boa tarde Claudemiro. Muito obrigado pelo contato.
Esses equipamentos são instalados dentro da piscina e funcionam totalmente independente de outros sistemas como filtros e bombas.
O mais recomendado nesse caso é você acionar a assistência técnica da THERMOSUB para uma análise mais aprofundada no equipamento. O técnico analisando o equipamento vai poder te passar um diagnóstico mais assertivo, além de analisar toda a infra da sua instalação.
Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.
Boa noite
Meu aquecedor da Orbis 315hbfn liga e desliga e da erro E0.
O que poderiaser.
Bom dia André. Muito obrigado pelo contato.
Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no seu aquecedor?
Eu pergunto isso pois analisando o manual de instruções do aquecedor da Orbis 315hbfn, consta que o código de erro E0 é referente a proteção elétrica do equipamento. A manutenção preventiva é justamente um procedimento em que o técnico responsável realiza não apenas a limpeza do aquecedor a gás como também as devidas verificações em todos os componentes de segurança do aquecedor. O objetivo desse procedimento é o de manter as condições ideais de funcionamento do equipamento.
Ela deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano em caso de uso residencial do aquecedor. O ideal no seu caso é acionar a assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento, até mesmo para atestar a necessidade de uma eventual manutenção corretiva no equipamento. É necessário analisar o equipamento para entender o motivo dele estar ligando e desligando.
Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica (11) 94138-3900 (O contato pode ser realizado via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br
Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.