Problemas com aquecedor a gás rinnai: Os 4 problemas mais comuns

Problemas com aquecedor a gás rinnai: Os 4 problemas mais comuns
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 10 min
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Aqui na Norte Aquecedores temos um canal aberto com nossos clientes para que possam sanar dúvidas ou relatar qualquer dificuldade com seus aquecedores. Como já dissemos antes, os aquecedores a gás (em especial os digitais) são equipamentos muito confiáveis e a maioria dessas dificuldades acontecem simplesmente por falta de conhecimento.

Na maior parte dos casos conseguimos resolver os problemas com uma simples orientação por telefone. Por isso resolvemos escrever esse artigo para te ajudar com alguma eventualidade.

Confira abaixo a lista com os erros mais comuns e saiba o que fazer:

1. Aquecedores a gás desligam no meio do banho

Aquecedores_a_gas

Não exibe código de erro

Esse é o problema mais recorrente que recebemos. E talvez o mais desagradável. Ninguém merece receber aquela água fria no meio do banho.

Não se trata de um defeito no aquecedor em si e sim com a hidráulico. Na verdade um desequilíbrio hidráulico.

  • Causa: Desequilíbrio hidráulico – a água fica frio ou morna. Temperatura desconfortável

Em alguns casos o aquecedor não chega a desligar durante o banho. A temperatura fica variando bastante, com ondas de água morna ou fria, tornando o banho bastante desconfortável.

Como dito anteriormente, a causa é um desequilíbrio hidráulico. O que acontece é o seguinte: a água fria, que naturalmente possui uma pressão maior que a água quente, acaba dominando o encanamento e bloqueando a passagem da água quente que vem do aquecedor.

Como o aquecedor a gás aciona somente com a passagem da água (por isso seu nome oficial é aquecedor de passagem) ele entende que o registro foi fechado e desliga.

Nos casos, onde ao invés de desligar completamente a temperatura fica oscilando. A única diferença é que a água fria não bloqueou completamente a passagem da água quente. Ora passa mais água quente, ora menos. Isso causa aquela variação repentina no banho.

Ok, mas como corrigir?

É bem comum as pessoas configurarem seu aquecedor a gás com uma temperatura mais alta que a confortável (ás vezes muito mais alta mesmo, algo em torno de 50, 60 graus) e depois acertarem a temperatura confortável do banho abrindo o registro da água fria.

Essa não é a melhor forma de utilizar o aquecedor. Quanto maior a temperatura configurada no aquecedor, mais água fria será necessário para esfriá-la.

O ideal é regular no próprio aquecedor uma temperatura confortável pro seu banho, assim você não vai precisar misturar água fria, em especial no caso dos aquecedores digitais que possuem um display eletrônico onde é possível colocar a temperatura exata.

É bem comum que cada morador da residência prefira seu banho com uma temperatura diferente. Nesses casos, pra você não ter que ficar mexendo no aquecedor a cada banho, deixe a temperatura apenas 1 ou 2 graus acima da ideal. Assim misture apenas um pouco de água fria e cada pessoa atingirá a temperatura de preferência sem causar esse desequilíbrio hidráulico que tanto citamos.

Isso costuma ocorrer em especial com os aquecedores mecânicos, que são mais trabalhosos de regular a temperatura. Sempre que possível procure usar pouca mistura de água fria. Além de evitar problemas você vai poupar na conta de gás e água.

Mas e se você, já não mistura água fria e mesmo assim isso está ocorrendo?

Outra situação bastante comum que também causa o desequilíbrio hidráulico que faz seu aquecedor desligar é se o registro da ducha higiênica (aquele chuveirinho que fica do lado do vaso sanitário) estiver aberto.

  • Causa: Desequilíbrio hidráulico – registro aberto

A maioria das pessoas não costuma fechar o registro em si, apenas deixa o gatilho fechado. Não vai sair água, mas como o registro está aberto a água fria (que compartilha a mesma tubulação) impedirá a água quente de passar do mesmo jeito.

Isso também pode ocorrer com registros gerais abertos de banheiros desativados. Talvez você tenha aquele banheiro de empregada que ninguém usa. Em ambos os casos é só manter o registro fechado.

Então não custa você verificar se todos os registros estão fechados. Assim você economiza na visita técnica onde o profissional vai até o local só pra fechar o registro. Acredite, isso acontece muito.

Esse problema é tão comum que fizemos um artigo somente para ele, aprofundando mais em suas causas e possíveis soluções.

2. Aquecedor a gás não liga: Falta de Gás

Abaixo os códigos que aparecem no painel do seu aquecedor digital quando ocorrer falta de gás:

Código 11: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Código E1: Lorenzetti, Sakura, Komeco, Orbis e Rheem (fabricação chilena)

Talvez você não acredite, mas falta de gás também é um problema bem comum. Como você já deve ter notado esse é mais um daqueles problemas que não é do aquecedor em si.

  • Causa: Registro de gás fechado

Na maioria das vezes se resume a um simples registro fechado, mas suas causas podem variar. Às vezes é só um problema de fornecimento da empresa de gás (aqui em São Paulo a Comgás) ou pode ser uma falha na estrutura do prédio, com o registro geral fechado.

Caso seu aquecedor apresente o código 11 ou E1 comece verificando o registro de gás do próprio aquecedor, depois verifique o registro geral do apartamento (se tiver). Se os dois estiverem abertos é hora de checar os registros do prédio, entre em contato com seu zelador.

Um jeito prático e descomplicado de verificar se o gás tá chegando na sua residência é tentar ligar seu fogão.

Fique atento para o fato que não é incomum as empresas fornecedoras de gás selarem os registros individuais de gás de apartamentos novos ou que ficaram algum tempo parados, sem moradores.

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Nesse caso é só entrar em contato com a empresa para reabertura do registro. Aqui em São Paulo a empresa responsável pelo fornecimento de gás é a Comgás.

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Aquecedores a Gás

3. Aquecedor desliga depois de um tempo: Insuficiência de Gás

Abaixo os códigos que aparecem no painel do seu aquecedor digital quando ocorrer insuficiência de gás:

Código 12: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Código E1: Lorenzetti, Sakura, Komeco, Orbis e Rheem (fabricação chilena)

É um problema similar ao anterior, a diferença é que nesse caso o gás chega até o aquecedor, em uma quantidade inferior ao necessário para seu funcionamento.

  • Causa: fornecimento do gás limitado

Nas versões GLP (gás de botijão) acontece quando o gás está no final ou se o medidor de gás instalado não estiver bem dimensionado. Se o botijão de gás estiver cheio então é certeza que o problema está no dimensionamento dos registros e medidores.

Se for o seu caso entre em contato com profissionais qualificados para fazer o redimensionamento correto da sua casa.

Em aquecedores GN (gás natural) o problema pode ser com a baixa pressão do gás. Nesses casos somente a empresa fornecedora de gás pode te ajudar. Verifique quais são as empresas responsáveis pela sua região e entre em contato.

4. Aquecedor aciona depois desliga: Problema na Rotação da Ventoinha

Abaixo os códigos que aparecem no painel do seu aquecedor digital quando ocorrer problemas de rotação de ventoinha.

Código 90: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Código E8: Lorenzetti, Sakura, Komeco, Orbis e Rheem (fabricação chilena)

Esse problema ocorre quando a ventoinha, responsável pela expulsão do monóxido de carbono, começa a ter mais esforço para girar, perdendo eficiência. Assim, o monóxido que não é expulso acaba se acumulando no aquecedor e causa um superaquecimento. Por segurança o aquecedor desliga.

  • Causa: falha na ventoinha que gera acúmulo de monóxido de carbono

A origem mais comum dessa falha é a sujeira, que se acumula na ventoinha e dificulta sua rotação. Dependendo do tempo do aquecedor e a intensidade com que é usado pode ocorrer também pelo desgaste natural da peça.

No primeiro caso somente a manutenção preventiva elimina o problema, já no segundo é necessária a substituição do componente. Independentemente da situação é importante contratar apenas empresas autorizadas para realizar a manutenção do seu aquecedor a gás.

Vale ressaltar uma curiosidade sobre essa dificuldade com a ventoinha: é mais comum ocorrer durante o inverno. As temperaturas estão mais baixas e o aquecedor tem que se esforçar muito mais pra entregar a temperatura desejada (que no frio já costuma ser um pouco mais alta).

Agora uma dica se você tiver uma secadora de roupa no mesmo ambiente que o aquecedor a gás:

  • Causa: películas de roupas

A secadora solta muita das películas da roupa. Essas películas por sua vez invadem o aquecedor causando o problema que descrevemos acima. Uma maneira bastante simples de resolver essa dificuldade é instalar um filtro na secadora. Esse filtro pode ser feito com uma meia-calça e uma braçadeira.

Simples, barato e evita muita dor de cabeça.

Outros códigos relacionados a problemas com a ventoinha:

Código 61 – Conector solto ou problema com a ventoinha:

Marcas: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Código 99 – Ventoinha com torque elevado ou sujeira no circuito de ar:

Marcas: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

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Aquecedores a Gás

Aquecedores a Gás: Equipamentos Confiáveis

Como você deve ter notado lendo a lista acima a maioria dos problemas não são do equipamento em si. E uma boa parte deles é causado pelo acúmulo natural de sujeira.

Isso demonstra que os aquecedores a gás, em especial as versões digitais que são as mais atuais e sofisticadas, possuem uma durabilidade muito alta. E um baixo índice de manutenção, se forem usadas de maneira correta.

Caso você tenha tentado alguma solução demonstrada acima e mesmo assim seu equipamento continue apresentando problemas de funcionamento é indicado que você entre em contato com uma empresa autorizada pelo fabricante do seu aquecedor. Não tente limpa-lo ou substituir peças por conta própria. Além de sacrificar sua garantia de fábrica você pode estar colocando a sua saúde e da sua família em risco.

Assistência Técnica Autorizada em São Paulo para Aquecedores a gás

Escrevemos esse artigo com o objetivo de ajudar as pessoas com problemas bem comuns (e muitas vezes simples) em seus aquecedores a gás. Mas talvez o problema do seu aquecedor a gás seja mais complexo que isso e necessite da visita de um técnico especializado.

Caso esteja em São Paulo ou arredores, como Guarulhos ou ABC Paulista, podemos te ajudar. Somos assistência técnica autorizada dos aquecedores a gás das marcas Rinnai, Rheem, Bosch e Orbis!

Para solicitar nossa assistência técnica autorizada é só preencher o formulário abaixo que um dos nossos técnicos entrará em contato para entender melhor seu caso e marcar uma visita!

Comentários sobre Aquecedores a Gás

Recebemos muitos comentários com dúvidas a respeito de problemas com aquecedores a gás. E sempre tentamos ajudar nossos leitores da melhor forma que conseguimos. Mas para fazer isso de maneira assertiva precisamos do máximo de informação possível.

Então quando for deixar seu comentário com uma dúvida sobre o problema que está tendo com o aquecedor a gás, além de descrever os sintomas, escreva também a marca, modelo e tipo de gás do aquecedor a gás, e quaisquer informações adicionais que achar relevante.

Via de regra você encontrará informações como marca e modelo em um adesivo na lateral direita dos aquecedores a gás.

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Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.

1.040 comentários em "Problemas com aquecedor a gás rinnai: Os 4 problemas mais comuns"

  1. mauricio rodrigues disse:

    mudei para um apartamento com aquecedor a gas lorenzetti, qdo fui comecar a mudanca percebi que ele fazia barulho sem o uso a dias . venho acompanhando qdo uso nao faz o barulho mas as vezes a noite acordo e vou olhar ele esta fazendo barulho sem o uso.

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Maurício, tudo bem?

      Para ter certeza sobre esse barulho é necessário um técnico no local para fazer alguns testes. Mas normalmente esses casos acontecem com a ventoinha do equipamento que ativa por conta de alguma movimentação de água ou ar na tubulação.

      É bem comum acontecer quando se utiliza algum ponto de consumo de água próximo ao aquecedor. Como a hidráulica está toda interligada, quando uma torneira próxima é aberta, a água que fica armazenada dentro do equipamento faz um pequeno movimento. Esse movimento acaba acionando o equipamento por um breve momento, no entanto sua ventoinha continua ligada por 10, 15 segundos.

      Em alguns casos isso pode acontecer inclusive quando outro apartamento que compartilhe a mesma hidráulica.

      Um teste que você pode fazer é fechar o registro de água do aquecedor e observar se isso continua acontecendo. Se isso parar, então a solução mais prática é instalar uma válvula de retenção no equipamento, que vai impedir que a água se movimente em direção contrária.

      Espero ter ajudado,

  2. CARLOS HENRIQUE SCHNEIDER disse:

    Tenho um RINALDI com falha E7.
    Tem gás mas não aquece e soa alarme.

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Carlos, tudo bem?

      O código E7 diz respeito a uma falha na ventoinha do equipamento, responsável pela expulsão dos gases.

      Isso pode ser causado por acúmulo de sujeira do componente, amassado no duto de exaustão e até ninho de passarinho.

      Nesse caso recomendo o senhor entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Rinnai e solicitar uma análise do equipamento.

      Caso esteja em São Paulo pode entrar em contato conosco atravês do número (11) 2262-9000 por Whatsapp ou telefone. Ou se preferir enviar um e-mail para assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado.

  3. gercino jose schmitt disse:

    instalei em janeiro um rinnai 15L, funcionando tudo bem. mas com regulagemdigital em 35 graus. amas o frio começa a chegar e fui acrescentar para 37 graus. Surpresa: pressionei o botao de aumento e nao respondeu. Pressionei o de redução e tambem nao funcionou. Moral: será que vou passar todo o inverno tomando banho com agua em 35 graus? O que devo fazer? obrigado pelas orientaçoes , que tenho certeza, virão

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Gercino, tudo bem?

      Os aquecedores a gás digitais, de todas as marcas, possuem 3 anos de garantia de fábrica. Como o equipamento foi comprado em janeiro, sugiro o senhor entrar em contato com a empresa que comprou e fez a instalação para o senhor e solicitar o reparo.

      O senhor também pode entrar em contato com qualquer empresa autorizada pela Rinnai.

      https://www.rinnai.com.br/localizador/assistencia/

      Nesse link do site da Rinnai é possível colocar o CEP da sua residência que ele te mostrará as assistências técnicas autorizadas mais próximas.

  4. Jorge Matsui disse:

    O meu aquecedor Lorenzetti LZ2500 D de vez em quando faz um barulhão como um estouro até que a chama normalize, já troquei o duto de saída colocando um de diametro maior, mas mesmo assim esse problema ersiste de vez em quando…qual seria a causa?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Jorge, tudo bem?

      Existem algumas causas possíveis para esse tipo de problema. Os problemas mais comuns dizem respeito a válvula de gás ou o ignitor com problema. Sendo assim, quando o equipamento consegue finalmente acender, ocorre uma explosão.

      De qualquer maneira, o mais recomendado é o senhor entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Lorenzetti para que façam uma análise in loco do equipamento.

  5. Bel disse:

    Meu aquecedor continua ligado por algum tempo (5 min) apos fechar a agua gastando energia… porque isso acontece?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Bel, tudo bem?

      Depois que os pontos são fechados é comum o aquecedor a gás continuar com a ventoinha ligada para que os gases queimados sejam todos expulsos do equipamento.

      Mas 5 minutos me parece um tempo longo demais para isso. Talvez seja interessante a senhora entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela marca do seu equipamento e pedir alguma orientação sobre.

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