Manutenção de aquecedor a gás. Não fique no frio!
Manutenção de aquecedor a gás, não foge à regra. Você adquiriu um bem de conforto, e espera que ele dure e opere perfeitamente. Para isso algumas atitudes precisam da sua atenção.
São atitudes que envolvem cuidados. Todo equipamento eletrônico tem suas especificações para que possa exercer todo o potencial de sua funcionalidade e durar o máximo possível.
São atitudes básicas e fáceis de cumprir, e o resultado é poder usar seu aquecedor a gás por anos sem dor de cabeça. Um das coisas boas da vida é exatamente poder desfrutar daquilo que compramos, ou de um serviço que contratamos de forma plena e satisfatória. Mas para isso é preciso conservar o equipamento.
Manutenção do aquecedor em residência/apartamento. O que você pode fazer!
1. Manutenção do Aquecedor – Limpeza externa:
- Feche o registro de gás;
- Desligue o aparelho da tomada;
- Com um pano úmido e sabão neutro limpe a capa externa;
- Limpe externamente os dutos de água fria, água quente, o duto do gás e da chaminé com pano úmido e sabão neutro. Se você encontrar furos em qualquer um dos dutos, chame imediatamente a assistência técnica;
Uma das maiores observações que os técnicos de manutenção de aquecedores a gás fazem é quanto a limpeza do aparelho. Eles relatam que os clientes se esquecem disso, e o aparelho fica repleto de sujeira como poeira, pelos, fios de panos, eles já acharam até penas de pássaros dentro e fora do aparelho.
A sujeira é um grande vilão desse aparelho. Toda poeira deve ser retirada, pois o aquecedor a gás funciona com ventoinha, com dutos de entrada do oxigênio, dutos de saída do monóxido de carbono, filtros de água, exaustores etc.
Esses componentes são sensíveis a poeira. A sujeira acumulada causa o mau funcionamento do aquecedor gás, resultando em paradas repentinas, desligamento, esfriamento da água etc. Veja como um simples atitude de limpar seu aparelho semanalmente é de grande importância para evitar problemas maiores.
O display do aquecedor a gás alerta sobre sujeiras
Os aquecedores a gás digitais possuem um display que mostram códigos de erros, esse é um indicador que algo está errado no aparelho e deve ser verificado, muitos desses códigos tem a ver com a sujeira do aparelho. Mas não espere aparecer um código de erro no seu aparelho, pois isso significa que o problema já se agravou.
Clique aqui e conheça os códigos de erros mais comum no aquecedor a gás e o que fazer para resolver.
Uma dica importante: Se você tiver uma diarista oriente a forma de limpar o aquecedor a gás, seguindo os passos descritos acima. Muita gente tem medo de chegar perto do aquecedor a gás. Basta você demonstrar ou orientar. Se você adquiriu o equipamento de marca renomada fique tranquilo seu equipamento é de alta segurança.
2. Manutenção de aquecedor a gás – Organização do local onde está instalado o aparelho:
- Verifique e retire objetos que impeçam a ventilação próximo ao aparelho
- Não use o aparelho como suporte para objetos;
- Retire todo material de combustão (panos, matérias de limpeza, líquidos inflamáveis);
- Deixa uma janela próxima ao aparelho sempre aberta;
- Não use a mesma tomada do aquecedor a gás para outros aparelhos. (Evite sobrecarregar os circuitos);
A manutenção do aquecedor pede alguns cuidados. No dia a dia nem percebemos aquele aparelho que deixa nosso banho tão confortável. A área de serviço onde normalmente ele é instalado acaba por ser um lugar de pouca circulação, e por fim depósito de tudo que está espalhado na casa.
Fique sempre atento, oriente sua família ou empregados para não fazer do local onde está o aquecedor a gás uma área de bagunças, produtos químicos, sujeiras e sem ventilação. Preserve seu bem e seu conforto.
3. Manutenção de Aquecedor a gás mecânico – Dicas para limpeza
Se o seu aquecedor a gás é digital pule para o 4º item deste artigo. Se você tem um aquecedor a gás mecânico você vai precisar realizar duas ações além das relatadas acima para fazer uma manutenção cuidadosa.
- Verificar a chama do gás. Meu Deus chama? Não fique assustado. No aquecedor mecânico na parte externa existe uma pequena grade, ou visor acrílico que permite ver a chama quando acesa. Se estiver amarelada, acione imediatamente a sua assistência técnica, seu aparelho e sua segurança estão em risco.
Se a chama estiver azulada, fique tranquilo está tudo bem, contudo mantenha sempre a manutenção externa.
- Trocar as pilhas do aquecedor mecânico, de seis em seis meses. Para ajudar coloque uma fita crepe branca na parede ao lado do aquecedor com a data que você trocou a pilha. É uma boa forma de manter esse controle. Você evita estar no banho e ser surpreendido com água fria pelo desligamento do aquecedor.
4. O que você ganha com a manutenção?
- Evita gastos financeiro com a troca de peças – a sujeira no aquecedor a gás, exige que os componentes aumentem sua potencialidade para funcionarem adequadamente. O desgaste é inevitável e consequentemente a troca da peça;
- Banho quente constantemente. A não manutenção causa o desligamento do aparelho de forma inesperada na hora do banho;
- Temperatura escolhida constante: Falta de manutenção pode ocasionar oscilação da água entre fria e quente; Imagina estar num banho quente bem gostoso na temperatura de 40º e vai caindo para 38º. 37º 35º, ninguém merece;
- Evita a sujeira na água; Isso pode acontecer por sujeira no duto de água;
- Maior tempo de vida útil do aparelho;
Todos esses procedimentos podem te auxiliar na manutenção do que aquecedor a gás. Se mesmo assim ocorrer algum problema. Chama sua assistência técnica especializada.
Esses procedimentos são básicos e não colocam em risco a operação do aparelho. Nunca abra o aquecedor a gás para manutenção interna. Isso deve ser feito por pessoal treinado. Se você danificar o aparelho por intervenções vai perder a garantia.
A manutenção indicada aqui é a limpeza externa do aquecedor e a organização do local quanto a ventilação. Consertar o aparelho é para especialistas.
Clique aqui e descubra tudo sobre a manutenção periódica que a assistência técnica deve fazer no seu aparelho. Não seja enganado.
Veja as fotos abaixo do que não fazer com seu aquecedor a gás:
[pt_view id=”e1df4823k0″]
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.