Ducha. Quem disse que você não pode ter um banho de hotel?
A ducha é uma escolha que determina o quanto você deseja de conforto.
Os grandes hotéis precisam e escolhem os melhores produtos para oferecer aos clientes uma experiência inesquecível ou satisfatória.
Uma forma de proporcionar esse momento é com o uso de duchas nos banheiros. As pessoas sempre comentam que o banho de hotel é muito gostoso.
A água abundante, bem quentinha que cobre todo corpo. Um jato de água que massageia as costas, o vapor que aquece toda pele. Um banho com ducha é sempre uma experiência de conforto e prazer.
Mas será que é possível ter um banho de hotel em casa ou apartamento? Sim é possível e esta realidade está mais perto do que você imagina.
Muitos dos novos prédios construídos tem que colocar duchas, então para você que procura informações sobre duchas este artigo pode ajudar. Se você quer colocar a ducha em sua casa ou no seu apartamento atual, e tem dúvidas sobre sua funcionalidade e custos preparamos um artigos recheados de dicas.
Ducha e seus benefícios:
1. Segurança
A ducha ao contrário do chuveiro, recebe a água quente, que passa pelo seu duto até chegar na parte superior e espalha a água de forma uniforme.
O chuveiro tem uma resistência que aquece a água, diretamente, o que é um grande risco, você tem sobre a sua cabeça, uma potência de energia de 5000 watts, e você está molhado e descalço. São fatores extremamente perigosos. Já com a ducha isso não acontece, ela recebe a água já aquecida, você pode tomar seu banho tranquilamente.
Não há risco de choques, pois não há fiação elétrica na ducha. Acredito que essa informação é uma alívio ainda mais para quem têm filhos.
2. Funcionalidade
Você deve estar se perguntando como a ducha recebe a água quente.
Existem algumas formas, mas aqui vamos ressaltar as mais comuns e práticas:
1. Por aquecedor de passagem que também é chamado de aquecedor a gás. Este é um aparelho de alta segurança e qualidade. Na Europa e Estados Unidos, a maioria das casas utilizam o aquecedor a gás e a ducha, lá não é muito comum o uso de chuveiro devido questões de segurança e de meio ambiente.
O aquecedor a gás usa o GN (gás natural) ou GLP (gás de cozinha), para funcionar. Quando a água da ducha ou de alguma torneira é liberada, a chama do aquecedor é acionada esquentando a serpentina (um duto de cobre) que fica no interior do aquecedor.
A água passa por ela e é aquecida de acordo com a temperatura que você escolher. No aquecedor a gás você pode escolher a temperatura ideal para o seu banho. Este aparelho cabe perfeitamente na sua área de serviço, a exigência é ser um local de ventilação.
2. Por aquecedor de acumulação ou Boiler: este é um reservatório no qual água já fica ali aquecida. Pode abastecer mais de 3 duchas e torneiras. É muito usado por empresas, academias, locais como chácaras, e também em residências.
No caso de apartamentos recomenda-se o uso de aquecedor a gás digital, por ser mais compacto, com display digital e de fácil utilização.
3. A Vazão da Ducha
A vazão da ducha é um dos seus maiores benefícios. Proporciona conforto e um banho terapêutico. Você pode adquirir duchas de 6 a 60 litros de vazão de água por minuto. Importante ressaltar que quanto maior a vazão maior o gasto com água e menor a conscientização do quanto é importante amenizar o consumo de água.
A vazão da água é a quantidade, o volume de água que cai sobre o seu corpo. E são medidos em litros por minuto. Pode ser mais forte, mais suave, tudo vai depender do jato da ducha que você escolher.
Cada ducha tem um tipo de jato, normalmente são furos pequenos, bem menores do que do chuveiro, o que favorece a água sair com mais força e concentrado.
Existem diversos tipos de jato de água nas duchas:
- Imitam a queda d’água de uma cachoeira.
- Autolimpantes
- Jatos mais concentrados, mais finos ou mais grossos.
- Jatos de massagem
- Nebulizador (efeito de uma nuvem de água)
- Tradicional
- Jato direcionável
- Cascata
- Jato Linear
É importante ressaltar que a vazão da ducha deve ser proporcional a vazão do aquecedor a gás. Se sua ducha tem vazão de água de 15 litros por minuto, seu aquecedor deve ter no mínimo, 15 litros de vazão de água.
Tenha essa informação em mãos quando for comprar seu aquecedor a gás, para que assim você possa adquirir um aquecedor a gás que alimenta adequadamente a vazão da ducha ou duchas da sua casa.
4. Design
Feitas de aço, com design arrojado, deixam a decoração de qualquer banheiro com estilo e beleza. As duchas são sinônimos de sofisticação. O banheiro ganha cada vez mais atenção dos arquitetos e seus clientes. É um dos componentes que enriquecem o ambiente com elegância e sofisticação.
As duchas quadradas combinam perfeitamente com um estilo minimalista, e com objetos de metal que compõem o banheiro. As duchas redondas combinam com um estilo mais clássico e sofisticado. Abaixo tem uma lista de atributos diferentes em cada ducha, confira:
- Design com aço polido, cromado ou dourado, e brilhoso;
- Ducha ultra Slim;
- Com eleito nebulizador (efeito de uma nuvem de água);
- Com Leds com cores que provocam o relaxamento;
- Com formatos redondos, quadrados e retangular.
São muitas opções para deixar seu banheiro e seu banho prazeroso de se estar.
5. Durabilidade:
As duchas têm características em comum, que favorecem sua escolha, são resistentes, duráveis, de fácil manutenção e limpeza. São de absoluta praticidade.
Você já tentou limpar um chuveiro, desses de plástico branco? Na ducha com um simples pano, e um produto de limpeza neutro você faz a limpeza e pronto está clean e brilhando.
A maioria das duchas possuem material metálico, como aço inoxidável que evita a oxidação, ou seja, enferrujar. Resistentes a corrosão são altamente higiênicas, devido a facilidade de limpeza o que prolonga sua vida útil. Resistentes também a altas temperaturas, e com forte apelo visual devida a sofisticação do material.
Todos esses motivos são válidos e importantes para que você possa adquirir sua ducha, e ter o tão sonhado banho de hotel.
[pt_view id=”cf03bf0bmr”]
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Adorei este website. a idéia é profundamente benéfico. Vou reaparecer mais uma vez.
Bom dia Rosia. Obrigado pelo feedback positivo.
Estamos trabalhando para oferecer contéudos de qualidade e com o máximo de informações relevantes.
Logo teremos novidades.
Abraços
Eu tenho uma duche da corona gorducha. É a mesma ducha que trata o artigo ?
Boa tarde José. Muito obrigado pelo contato.
A ducha da Corona gorducha é uma opção interessante, porém ela é normalmente utilizada com chuveiros elétricos. A ducha ao contrário do chuveiro, recebe a água quente, que passa pelo seu duto até chegar na parte superior e espalha a água de forma uniforme.
O ideal é você utilizar ducha/chuveiro específico para aquecimento a gás, esse é o foco do artigo que você mencionou. No mercado existem diversos modelos de duchas , que podem ser classificadas por sua funcionalidade, design, vazão de água, tipo de jato e muito mais. Os modelos mais comuns de duchas têm uma capacidade de vazão de 10 a 15 litros de água por minuto. Mas alguns modelos de duchas de alta vazão são capazes de chegar a impressionantes 60 litros por minuto.
Os aquecedores a gás garantem que, independentemente da quantidade de vazão escolhida, a água sempre terá o seu aquecimento garantido (contanto que o aquecedor tenha sido dimensionado corretamente). Além disso as duchas geralmente possuem um jato de água de mais qualidade do que os chuveiros elétricos, proporcionando jatos mais potentes e banhos mais relaxantes e agradáveis. Outra diferença está no volume de água. Geralmente os chuveiros elétricos possuem uma vazão de 4 a 6 litros de água por minuto. Já as duchas possuem em média a vazão de 10 a 12 litros de água por minuto. Porém as duchas de alta vazão podem chegar até a 60 litros por minuto.
Importante ressaltar que o chuveiro elétrico possui uma resistência que aquece água quase instantaneamente, o que exige muito calor para que isso aconteça, então muita energia é puxada e consumida. Este aparelho que parece tão simples transforma energia elétrica em energia térmica, isso exige muita potência, entre 4kw/h e 7kw/h. O que aumenta consideravelmente os custos com a energia elétrica.
Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.
Moro em uma chácara, como posso ter uma ducha com aquecedor à gás, não temos gás encanado, existe alguma outra opção para o meu caso?
Bom dia Angela, tudo bem?
Os aquecedores a gás funcionam com dois tipos de gás:
GN: Gás natural. É o gás encanado. Aqui em São Paulo fornecido pela COMGÁS.
GLP: Gás liquefeito de petróleo. É o gás de botijão que é o mais utilizado nas residências brasileiras.
Então mesmo sem gás encanado é possível utilizar sim o aquecedor a gás. Basta utilizar o GLP. Mas obviamente é necessária uma infraestrutura para a instalação, já que os botijões não podem ficar logo ao lado do aquecedor a gás. Mas esse tipo de coisa não costuma ser tão complicada de resolver.
Espero ter ajudado.