Manutenção Preventiva – Corrigindo problemas do seu aquecedor a gás
A manutenção preventiva dos aquecedores a gás são a revisão geral e a limpeza do equipamento. Como o nome sugere, é um serviço realizado no equipamento para evitar problemas futuros. O que poucas pessoas sabem é que, em alguns casos, a manutenção preventiva também pode corrigir alguns problemas com o aquecedor a gás.
Nessa postagem citaremos alguns desses problemas que a manutenção preventiva pode tanto evitar, quanto corrigir.
Manutenção Preventiva em Aquecedores a gás digitais
No caso dos aquecedores a gás digitais é fácil identificar o problema e sua possível solução, pois todos os modelos exibem o autodiagnóstico em seu display na forma de códigos. Chamados de código de erro que podem variar um pouco de acordo com a marca e o modelo do aquecedor a gás.
Muitas vezes esses códigos de erro são confundidos com uma mudança repentina na temperatura. No entanto o indicador de que não se trata da temperatura é o fato desse número ficar piscando.
Código 90
Marcas: Rheem (fabricação japonesa); Rinnai; Yume; Bosch e Harman
Esse código está relacionado as seguintes situações:
- problemas de exaustão;
- obstrução do trocador de calor;
- ventoinha e/ou filtro de entrada de ar.
Na prática, a grande maioria desses problemas são causados pelo acúmulo de resíduos no aquecedor. Em outras palavras: sujeira.
Por isso que a manutenção preventiva é recomendada tanto para evitar que seu aquecedor a gás apresente o código 90 quanto para corrigi-lo.
Marcas: Rheem (fabricação japonesa); Rinnai; Bosch e Harman
Este código de erro é bastante similar ao código 90, mas ao invés de acontecer antes de ligar a chama, o código 99 indica um problema depois de ligar a chama.
Também é um problema causado por sujeira. Assim a manutenção preventiva, que consiste na verificação geral e limpeza do aquecedor, costuma resolver a grande maioria dos casos.
Código 1L
Marcas: Rheem (fabricação japonesa)
Esse código só é exibido em aquecedores Rheem de fabricação japonesa. Ele diz respeito à obstrução interna da serpentina causado por carbonatos ou outros minerais que acabam diminuindo e/ou restringindo a passagem de água.
Com a limpeza executada na manutenção preventiva esse problema é solucionado.
Código 10
Marcas: Rinnai
O código de erro 10 é referente a problemas com a ventoinha ou a obstrução do fluxo.
A manutenção preventiva costuma solucionar problemas envolvendo a ventoinha, já que em sua maioria a causa é sujeira.
Código 14
Marcas: Rinnai
O código 14 consiste normalmente em um problema com fusível de temperatura ou termostato. Ocorre especialmente em casos de uso comercial, onde a demanda é muito maior e as aletas, responsáveis pela condução da água através da câmera de combustão, ficam obstruídas e causem um superaquecimento.
Nesse caso específico a manutenção preventiva resolve o problema.
Código 61
Marcas: Rinnai
Essa ocorrência envolve a ventoinha. Porém dessa vez é referente a um conector solto ou rompido.
A manutenção preventiva corrige e também previne esse problema já que uma revisão geral é feita em todo equipamento, verificando cabos e conectores.
Código E5
Marcas: Rheem (fabricação chilena)
Este código alerta para falhas na pressão do vento. Sendo um sinal de problema na ventoinha.
É bem comum que a ventoinha acumule muita sujeira o que acaba comprometendo sua rotação. Se for o caso, a limpeza da manutenção preventiva desobstrui a ventoinha que volta a rotacionar de maneira correta.
Código E2:
Marcas: Lorenzetti
O problema que esse código acusa é muito parecido com o Código E5 dos aquecedores Rheem. É uma falha na ventoinha, normalmente causada por sujeira.
Manutenção Preventiva em Aquecedores a gás mecânicos
Apesar de alguns modelos de aquecedores a gás mecânicos possuírem display digital, responsáveis por mostrar limitadas informações como temperatura, diferente dos aquecedores digitais, nenhum deles possui a função de autodiagnóstico.
Por esse motivo a manutenção preventiva é ainda mais importante no caso dos aquecedores mecânicos. Já que seus problemas são mais difíceis de identificar.
Sintomas
Chama alaranjada
Um dos poucos sinais prévios que os aquecedores mecânicos possuem de que não estão funcionando corretamente é a coloração da chama. Por isso praticamente todos os modelos possuem um visor frontal onde você pode verificar isso com facilidade quando o aquecedor estiver em funcionamento.
É importante que a coloração da chama seja sempre azulada. Isso demonstra que a queima está ocorrendo de maneira correta.
Se seu aquecedor tiver uma chama alaranjada é sinal de que algo está errado. Nesses caso a manutenção preventiva costuma resolver.
De qualquer maneira se a chama do seu aquecedor não estiver azulada é importante que você procure uma assistência técnica autorizada para verificar isso.
Manutenção Preventiva nas Duchas e torneiras
A manutenção preventiva também pode ajudar no funcionamento correto das duchas e torneiras da sua residência.
Sintomas
A diminuição de vazão em duchas e/ou torneiras específicas.
Esse problema costuma acontecer por conta da sujeira que se acumula nas duchas e torneiras com o uso. A manutenção preventiva, inclui a limpeza das duchas e torneiras alimentadas pelo aquecedor a gás.
A importância da Manutenção Preventiva
Vale frisar que todos os fabricantes de aquecedores a gás recomendam enfaticamente que essa manutenção seja feita a cada ano no caso de uso residencial e a cada seis meses para o uso comercial.
Isso prolonga a vida útil do aquecedor e, como visto nessa postagem, podem evitar vários aborrecimentos que sempre costumam acontecer quando mais precisamos.
E você, a quanto tempo não faz uma manutenção preventiva no seu aquecedor?
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Olá boa noite.
Tenho um aquecedor rinaai, fui usas pela primeira vez, contou erro 13 o que pode ser?
Bom dia Grace, tudo bem?
Nos equipamentos da Rinnai eu nunca vi o código 13. Mas é comum nos equipamentos da Rheem.
A senhora tem certeza que trata-se de um Rinnai e não de um Rheem?
Se for um Rheem, o ideal é entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Rheem. Se o equipamento é novo, provavelmente sua correção estará dentro da garantia.
Espero ter ajudado.
Olá, tenho um harman 17litros, mecânico ,tenho uma ducha acquaplus decá com redutor e uma torneira com água quente e no futuro terei mais uma torneira.
Hoje a minha qualidade de banho eh bem ruim ou esquenta muito ou fica oscilando, principalmente no inverno. Muito difícil regular. Moro no 2o andar de um edifício com 14 andares.
Penso em comprar um Rheen. Vocês poderiam me orientar? Obrigada!
Bom dia Paula, tudo bem?
Pra poder te orientar de maneira mais assertiva eu preciso saber qual o modelo de redutor de vazão que a ducha da senhora utiliza. Pergunto porque a Deca possui vários modelos de redutores, cada um limitando a ducha a uma certa litragem.
E se a senhora desejar, pode entrar em contato com um de nossos consultores agora mesmo através do nosso número (11) 2262-9000, seja por whatsapp ou por telefone. Assim nosso consultor já levanta com a senhora todas as informações necessárias e te orienta sobre qual o melhor aquecedor.
Espero ter ajudado.