Manutenção Preventiva – Corrigindo problemas do seu aquecedor a gás
A manutenção preventiva dos aquecedores a gás são a revisão geral e a limpeza do equipamento. Como o nome sugere, é um serviço realizado no equipamento para evitar problemas futuros. O que poucas pessoas sabem é que, em alguns casos, a manutenção preventiva também pode corrigir alguns problemas com o aquecedor a gás.
Nessa postagem citaremos alguns desses problemas que a manutenção preventiva pode tanto evitar, quanto corrigir.
Manutenção Preventiva em Aquecedores a gás digitais
No caso dos aquecedores a gás digitais é fácil identificar o problema e sua possível solução, pois todos os modelos exibem o autodiagnóstico em seu display na forma de códigos. Chamados de código de erro que podem variar um pouco de acordo com a marca e o modelo do aquecedor a gás.
Muitas vezes esses códigos de erro são confundidos com uma mudança repentina na temperatura. No entanto o indicador de que não se trata da temperatura é o fato desse número ficar piscando.
Código 90
Marcas: Rheem (fabricação japonesa); Rinnai; Yume; Bosch e Harman
Esse código está relacionado as seguintes situações:
- problemas de exaustão;
- obstrução do trocador de calor;
- ventoinha e/ou filtro de entrada de ar.
Na prática, a grande maioria desses problemas são causados pelo acúmulo de resíduos no aquecedor. Em outras palavras: sujeira.
Por isso que a manutenção preventiva é recomendada tanto para evitar que seu aquecedor a gás apresente o código 90 quanto para corrigi-lo.
Marcas: Rheem (fabricação japonesa); Rinnai; Bosch e Harman
Este código de erro é bastante similar ao código 90, mas ao invés de acontecer antes de ligar a chama, o código 99 indica um problema depois de ligar a chama.
Também é um problema causado por sujeira. Assim a manutenção preventiva, que consiste na verificação geral e limpeza do aquecedor, costuma resolver a grande maioria dos casos.
Código 1L
Marcas: Rheem (fabricação japonesa)
Esse código só é exibido em aquecedores Rheem de fabricação japonesa. Ele diz respeito à obstrução interna da serpentina causado por carbonatos ou outros minerais que acabam diminuindo e/ou restringindo a passagem de água.
Com a limpeza executada na manutenção preventiva esse problema é solucionado.
Código 10
Marcas: Rinnai
O código de erro 10 é referente a problemas com a ventoinha ou a obstrução do fluxo.
A manutenção preventiva costuma solucionar problemas envolvendo a ventoinha, já que em sua maioria a causa é sujeira.
Código 14
Marcas: Rinnai
O código 14 consiste normalmente em um problema com fusível de temperatura ou termostato. Ocorre especialmente em casos de uso comercial, onde a demanda é muito maior e as aletas, responsáveis pela condução da água através da câmera de combustão, ficam obstruídas e causem um superaquecimento.
Nesse caso específico a manutenção preventiva resolve o problema.
Código 61
Marcas: Rinnai
Essa ocorrência envolve a ventoinha. Porém dessa vez é referente a um conector solto ou rompido.
A manutenção preventiva corrige e também previne esse problema já que uma revisão geral é feita em todo equipamento, verificando cabos e conectores.
Código E5
Marcas: Rheem (fabricação chilena)
Este código alerta para falhas na pressão do vento. Sendo um sinal de problema na ventoinha.
É bem comum que a ventoinha acumule muita sujeira o que acaba comprometendo sua rotação. Se for o caso, a limpeza da manutenção preventiva desobstrui a ventoinha que volta a rotacionar de maneira correta.
Código E2:
Marcas: Lorenzetti
O problema que esse código acusa é muito parecido com o Código E5 dos aquecedores Rheem. É uma falha na ventoinha, normalmente causada por sujeira.
Manutenção Preventiva em Aquecedores a gás mecânicos
Apesar de alguns modelos de aquecedores a gás mecânicos possuírem display digital, responsáveis por mostrar limitadas informações como temperatura, diferente dos aquecedores digitais, nenhum deles possui a função de autodiagnóstico.
Por esse motivo a manutenção preventiva é ainda mais importante no caso dos aquecedores mecânicos. Já que seus problemas são mais difíceis de identificar.
Sintomas
Chama alaranjada
Um dos poucos sinais prévios que os aquecedores mecânicos possuem de que não estão funcionando corretamente é a coloração da chama. Por isso praticamente todos os modelos possuem um visor frontal onde você pode verificar isso com facilidade quando o aquecedor estiver em funcionamento.
É importante que a coloração da chama seja sempre azulada. Isso demonstra que a queima está ocorrendo de maneira correta.
Se seu aquecedor tiver uma chama alaranjada é sinal de que algo está errado. Nesses caso a manutenção preventiva costuma resolver.
De qualquer maneira se a chama do seu aquecedor não estiver azulada é importante que você procure uma assistência técnica autorizada para verificar isso.
Manutenção Preventiva nas Duchas e torneiras
A manutenção preventiva também pode ajudar no funcionamento correto das duchas e torneiras da sua residência.
Sintomas
A diminuição de vazão em duchas e/ou torneiras específicas.
Esse problema costuma acontecer por conta da sujeira que se acumula nas duchas e torneiras com o uso. A manutenção preventiva, inclui a limpeza das duchas e torneiras alimentadas pelo aquecedor a gás.
A importância da Manutenção Preventiva
Vale frisar que todos os fabricantes de aquecedores a gás recomendam enfaticamente que essa manutenção seja feita a cada ano no caso de uso residencial e a cada seis meses para o uso comercial.
Isso prolonga a vida útil do aquecedor e, como visto nessa postagem, podem evitar vários aborrecimentos que sempre costumam acontecer quando mais precisamos.
E você, a quanto tempo não faz uma manutenção preventiva no seu aquecedor?
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Boa noite.
Possuo um aquecedor Lorenzetti LZ 2500 D há 4 anos e estava funcionando perfeitamente até alguns meses atrás quando começou a apresentar o código de erro E7 intermitentemente. Ás vezes funciona normalmente, ás vezes apresenta o código repetidamente até voltar ao funcionamento normal. Há ocasiões de ficar meses sem aparecer o problema. Há algumas semanas atrás começou a alarmar quase que diariamente. Tomado de minha experiência com queimadores a gás industriais comecei a investigar e cheguei á uma peça de cor branca que fica na tubulação de entrada de água na parte interna do aquecedor por trás do fluxostato conectada à placa eletrônica através de um flat cable de 6 vias. Mexendo nesta conexão, em ambos os lados, o alarme desapareceu e o aquecedor voltou a funcionar normalmente. Sabe me informar que peça é esta e qual sua função?
Desde já agradeço!
Boa tarde Paulo, tudo bem?
Esse componente trata-se da servo-válvula do aquecedor. A servo-válvula é responsável por limitar ou liberar o fluxo de água para se atingir a temperatura configurada. Por exemplo: digamos que você configure a temperatura no aquecedor a gás para 50ºC, mas seja um dia especialmente frio e o aquecedor, apenas com seus queimadores, não esteja conseguindo atingir essa temperatura de água. Sendo assim, esse componente, limita a passagem de água até que a temperatura seja atingida, assim garantindo que o equipamento entregue o que foi configurado.
Nem todos os aquecedores são equipados com esse componente.
Espero ter ajudado,
Olá. Comprei 1 Ko16D Komeco que está me deixando maluco. Fiz a instalação e o mesmo funcionou até acabar o P45. Depois só ligava depois de 2 igniçōes e de uma hora para outra sempre cortava a chama dando E2.
Troquei o aparelho, funcionou por 2 dias e começou a dar E2. Só funciona se eu aumentar a pressão do regulador do botijão no máximo e mesmo assim, sempre com 2 tentativas.
Antes eu tinha um LZ1500D que funcionava tranquilo, mas por ser de 1 estágio, gastava muito. Teria ideia do problema?
Obrigado
Bom dia Fernando, tudo bem?
Esse problema está relacionado ao sistema de exaustão do equipamento. Isso significa que alguma coisa está atrapalhando a exaustão do equipamento. Pode ser que o duto esteja obstruído por sujeira ou até mesmo ninho de passarinhos. Mas também pode ser um problema relacionado a instalação, onde o duto está longo demais, ou com curvas negativas.
O ideal seria entrar em contato com uma assistência técnica para analisar o que realmente está causando isso e fazer a correção.
Caso o senhor esteja em São Paulo pode nos contatar pelo telefone (11) 2262-9000 ou pelo e-mail assistencia@aquecenorte.com.br
Espero ter ajudado,
Olá! Bom dia!
Não sei se pode me ajudar, porém tenho um aquecedor BOSCH GWH-500 PLUS e eu não consigo baixar a temperatura dele (não sai de 37ºC) e a “chave do painel” está com a luz verde acesa.
Muito obrigada!
Bom dia Maria, tudo bem?
Isso não é um defeito do equipamento, é uma característica mesmo. Esse modelo de aquecedor a gás tem como temperatura mínima 37ºC. Os equipamentos mais novos da Bosch tem a temperatura mínima de 36º, e somente os equipamentos da Rinnai são melhores climatizados para nós Brasileiros, pois possuem temperatura mínima de 32ºC.
Para atingir uma temperatura de banho agradável em dias mais quentes a senhora precisa misturar água fria, porém deve fazer isso com cuidado, pois se abrir muito o registro de água fria pode desligar o aquecedor.
Espero ter ajudado.
Boa noite!
Tenho um aquecedor Rheem modelo Paloma 26,5L, está desligando e apresentando o Erro 13 e quando desligo e religo volta a funcionar. Não é todo dia que isso acontece.
Obrigado.
Boa tarde Antonio, tudo bem?
Esse problema está relacionado a um componente responsável por fazer a leitura da qualidade da queima do gás. Infelizmente esse é um problema causado pela própria qualidade do gás (ou falta dela, no caso) utilizado no Brasil. A Rheem projetou uma placa especificamente para os equipamentos brasileiros para corrigir esse problema.
Nesse caso o senhor deve entrar em contato com uma empresa autorizada da Rheem para fazer a aquisição e instalação desse componente especial.
Caso o senhor esteja em São Paulo pode entrar em contato conosco através do telefone (11) 2262-9000 ou pelo e-mail assistencia@aquecenorte.com.br. Também existe a possibilidade de entrar em contato por whatsapp através do número (11) 99165-2114.
Boa tarde!
Tenho um aquecedor Bosch. Há poucos dias foi retirada a máquina de lavar roupas que tinha uma ligação á agua quente e passamos a ter problemas. O mais curioso deles que na torneira do tanque de lavar roupa começou a sair agua quente, além de a temperatura da água ter diminuído nos chuveiros. O que pode ter acontecido?
Grato,
Gil
Bom dia Gil, tudo bem?
Quando essa máquina que recebia água quente foi retirada o ponto de água dela foi plugado?
Ao que tudo indica parece que o ramal de água quente e água fria da sua residência está conectado. Por isso a água quente está invadindo o ramal de água fria e vice-versa.
Nesse artigo falamos um pouco disso: https://norteaquecedores.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/