Manutenção Preventiva – Corrigindo problemas do seu aquecedor a gás

Manutenção Preventiva – Corrigindo problemas do seu aquecedor a gás
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 4 min
Powered by Cia Web Sites

A manutenção preventiva dos aquecedores a gás são a revisão geral e a limpeza do equipamento. Como o nome sugere, é um serviço realizado no equipamento para evitar problemas futuros. O que poucas pessoas sabem é que, em alguns casos, a manutenção preventiva também pode corrigir alguns problemas com o aquecedor a gás.

Nessa postagem citaremos alguns desses problemas que a manutenção preventiva pode tanto evitar, quanto corrigir.

Manutenção Preventiva em Aquecedores a gás digitais

No caso dos aquecedores a gás digitais é fácil identificar o problema e sua possível solução, pois todos os modelos exibem o autodiagnóstico em seu display na forma de códigos. Chamados de código de erro que podem variar um pouco de acordo com a marca e o modelo do aquecedor a gás.

Muitas vezes esses códigos de erro são confundidos com uma mudança repentina na temperatura. No entanto o indicador de que não se trata da temperatura é o fato desse número ficar piscando.

Código 90

Marcas: Rheem (fabricação japonesa); Rinnai; Yume; Bosch e Harman

Esse código está relacionado as seguintes situações:

  • problemas de exaustão;
  • obstrução do trocador de calor;
  • ventoinha e/ou filtro de entrada de ar.

Na prática, a grande maioria desses problemas são causados pelo acúmulo de resíduos no aquecedor. Em outras palavras: sujeira.

Por isso que a manutenção preventiva é recomendada tanto para evitar que seu aquecedor a gás apresente o código 90 quanto para corrigi-lo.

manutencao_preventiva
Aquecedor a Gás Digital parcialmente desmontado

Marcas: Rheem (fabricação japonesa); Rinnai; Bosch e Harman

Este código de erro é bastante similar ao código 90, mas ao invés de acontecer antes de ligar a chama, o código 99 indica um problema depois de ligar a chama.

Também é um problema causado por sujeira. Assim a manutenção preventiva, que consiste na verificação geral e limpeza do aquecedor, costuma resolver a grande maioria dos casos.

Código 1L

Marcas: Rheem (fabricação japonesa)

Esse código só é exibido em aquecedores Rheem de fabricação japonesa. Ele diz respeito à obstrução interna da serpentina causado por carbonatos ou outros minerais que acabam diminuindo e/ou restringindo a passagem de água.

Com a limpeza executada na manutenção preventiva esse problema é solucionado.

Código 10

Marcas: Rinnai

O código de erro 10 é referente a problemas com a ventoinha ou a obstrução do fluxo.

A manutenção preventiva costuma solucionar problemas envolvendo a ventoinha, já que em sua maioria a causa é sujeira.

Código 14

Marcas: Rinnai

O código 14 consiste normalmente em um problema com fusível de temperatura ou termostato. Ocorre especialmente em casos de uso comercial, onde a demanda é muito maior e as aletas, responsáveis pela condução da água através da câmera de combustão, ficam obstruídas e causem um superaquecimento.

Powered by Cia Web Sites

Nesse caso específico a manutenção preventiva resolve o problema.

manutencao_preventiva

Código 61

Marcas: Rinnai

Essa ocorrência envolve a ventoinha. Porém dessa vez é referente a um conector solto ou rompido.

A manutenção preventiva corrige e também previne esse problema já que uma revisão geral é feita em todo equipamento, verificando cabos e conectores.

Código E5

Marcas: Rheem (fabricação chilena)

Este código alerta para falhas na pressão do vento. Sendo um sinal de problema na ventoinha.

É bem comum que a ventoinha acumule muita sujeira o que acaba comprometendo sua rotação. Se for o caso, a limpeza da manutenção preventiva desobstrui a ventoinha que volta a rotacionar de maneira correta.

manutencao_preventiva
Ventoinha Suja X Limpa

Código E2:

Marcas: Lorenzetti

O problema que esse código acusa é muito parecido com o Código E5 dos aquecedores Rheem. É uma falha na ventoinha, normalmente causada por sujeira.

Manutenção Preventiva em Aquecedores a gás mecânicos

Apesar de alguns modelos de aquecedores a gás mecânicos possuírem display digital, responsáveis por mostrar limitadas informações como temperatura, diferente dos aquecedores digitais, nenhum deles possui a função de autodiagnóstico.

Por esse motivo a manutenção preventiva é ainda mais importante no caso dos aquecedores mecânicos. Já que seus problemas são mais difíceis de identificar.

Sintomas

Chama alaranjada

Um dos poucos sinais prévios que os aquecedores mecânicos possuem de que não estão funcionando corretamente é a coloração da chama. Por isso praticamente todos os modelos possuem um visor frontal onde você pode verificar isso com facilidade quando o aquecedor estiver em funcionamento.

É importante que a coloração da chama seja sempre azulada. Isso demonstra que a queima está ocorrendo de maneira correta.

Se seu aquecedor tiver uma chama alaranjada é sinal de que algo está errado. Nesses caso a manutenção preventiva costuma resolver.

De qualquer maneira se a chama do seu aquecedor não estiver azulada é importante que você procure uma assistência técnica autorizada para verificar isso.

Manutenção Preventiva nas Duchas e torneiras

A manutenção preventiva também pode ajudar no funcionamento correto das duchas e torneiras da sua residência.

Sintomas

A diminuição de vazão em duchas e/ou torneiras específicas.

Esse problema costuma acontecer por conta da sujeira que se acumula nas duchas e torneiras com o uso. A manutenção preventiva,  inclui a limpeza das duchas e torneiras alimentadas pelo aquecedor a gás.

A importância da Manutenção Preventiva

Vale frisar que todos os fabricantes de aquecedores a gás recomendam enfaticamente que essa manutenção seja feita a cada ano no caso de uso residencial e a cada seis meses para o uso comercial.

Isso prolonga a vida útil do aquecedor e, como visto nessa postagem, podem evitar vários aborrecimentos que sempre costumam acontecer quando mais precisamos.

E você, a quanto tempo não faz uma manutenção preventiva no seu aquecedor?

Powered by Cia Web Sites

Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.

208 comentários em "Manutenção Preventiva – Corrigindo problemas do seu aquecedor a gás"

  1. Marcio Ozeas disse:

    Boa noite.Tenho um aquecedor LZ 200 EF.
    Não aparece nenhum código. SERÁ QUE PODE SER FUZIVEL

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Marcio, tudo bem?

      Difícil saber qual o problema do aquecedor a gás do senhor. Precisamos saber mais detalhes, como o sintoma do problema, por exemplo.

      De qualquer maneira recomendo o senhor entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Lorenzetti e solicitar a análise do equipamento.

  2. VITOR PAGLIARONI DE OLIVEIRA disse:

    Boa tarde!

    Possuo um aquecedor Bosch GW 420 e está apresentando um código de erro EA. Verifiquei isso quer dizer que falta de sinal no sensor ionização. Teria alguma dica de como poderei solucionar esse caso?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Vitor, tudo bem?

      Nossa recomendação é que o senhor entre em contato com uma empresa autorizada pela Bosch pra fazer o reparo do equipamento.

  3. Patrick Boeno disse:

    Boa tarde,

    possuo um aquecedor Bosch, modelo Therm 5600F, 16L, ele está dando o código CF quando o chuveiro está funcionando daí fica gelado e para de funcionar o gás.

    Tem gás na pia do banheiro e da cozinha também, e nesses o aquecedor funciona normalmente.

    O que pode ser?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Patrick, tudo bem?

      O quando o senhor se refere a ter gás na pia do banheiro e na cozinha seria que o aquecedor a gás funciona e a água sai quente?

      1. Patrick Boeno disse:

        Exato, apenas a agua quente do chuveiro faz com que dê esse código CF no painel, dai o gás para de funcionar e a agua esfria.

        1. Ivan Barion disse:

          Olá Patrick, tudo bem?

          CF significa que algo está bloqueando a exaustão dos gases queimados. Pode ser sujeira ou um mal funcionamento.

          E isso deve estar acontecendo apenas com a ducha pois, por possuir mais vazão do que as torneiras, acaba exigindo mais do equipamento e assim agravando o problema.

          O mais recomendado seria o senhor entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Bosch em sua região e pedir a análise do equipamento.

          Espero ter ajudado.

  4. Carlos Ferreira disse:

    Tenho um aquecedor Paloma de 25 Litros, fabricação Japonesa. Percebi que ele não está controlando bem a temperatuda de agua. Coloco a temperatura no minimo (37graus), porem na saida do aquecedor esta com 46 graus (verificado com dip 1 acionado). Não acusa nenhuma mensagem de erro, o que poderia ser?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Carlos, tudo bem?

      Normalmente esse aquecimento excessivo da água acontece por falta de pressão e/ou vazão de água. A água acaba passando em pouca quantidade e/ou muito lentamente pelo equipamento e então, mesmo com a liberação de gás e os queimadores no mínimo, ela acaba aquecendo demais. E isso vai se agravar em épocas mais quentes como o verão, já que a água já entra no aquecedor com uma temperatura maior.

      Esse tipo de coisa pode acontecer por obstrução de sujeira, seja no próprio equipamento e/ou nos pontos de consumo. Nesse caso o mais recomendado é entrar em contato com uma assistência técnica e solicitar o serviço de manutenção preventiva.

  5. vagner dias disse:

    Bom dia!
    Mudei-me há pouco para um apto. Último andar em que já tinha um aquecedor reu1302feh. A pressão hidráulica é pequena, sendo que já foi adicionado uma bomba de passagem para compensar a falta de pressão,
    Apesar de deixar em 35ºC(Mínimo possível) ainda é quente e se eu abro a agua fria, não tem pressão para misturar a água.
    Na placa de controle do aquecedor tem algum trimmer/tripot que poderia baixar um pouco mais a temperatura no aparelho? Pois, desconfio que mesmo tendo pressão mais alta passando pelo aquecedor, o valor de 35ºC, não está sendo obedecido.
    Saberias me dizer se há alguma forma de enganar a placa e fazer o aquecedor aquecer somente até uns 30ºC?
    Poderia ser a sonda de temperatura com algum problema?

    At,te.

    Vagner

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Vagner, tudo bem?

      Não há uma forma de enganar a placa para que o aquecedor a gás tenha uma temperatura mínima menor. Isso porque a temperatura mínima do equipamento é limitada pela liberação de gás e os queimadores.

      Mesmo com o gás no mínimo e com a menor quantidade de queimadores possível do equipamento em questão é de 35ºC. E vale ressaltar que essa temperatura mínima é pra quando a temperatura da água que entra no aquecedor está próxima a 20ºC. Se a água entrar com uma temperatura muito elevada, como em dias mais quentes por exemplo, mesmo essa temperatura mínima não será respeitada.

      Essa é uma limitação física e estrutural dos aquecedores, e não uma questão de programação. Logo não se trata de um defeito e sim uma característica do equipamento.

      Inclusive a nova linha de aquecedores a gás da Rinnai estão vindo com uma temperatura mínima de 32ºC. Mas mesmo assim, em dias muito quentes a água acaba ficando numa temperatura elevada.

      Nesses casos somente misturando água fria mesmo. E pra isso a pressão hidráulica precisa estar equilibrada.

      A melhor solução na maioria dos casos como o do senhor, seria pressurizar a água de toda a residência e não somente a água que entra no aquecedor a gás.

      Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Manutenção Preventiva – Corrigindo problemas do seu aquecedor a gás
  • Manutenção Preventiva – Corrigindo problemas do seu aquecedor a gás
Norte Aquecedores
Online
×

Quer mais conforto e economia? Solicite já um orçamento gratuito e descubra o melhor aquecedor a gás para você!