Água sem força. Entenda porque a água da sua casa não tem pressão
Nada é mais decepcionante de chegar precisando de um banho relaxante e ter um com a água sem força, fraca e com pouco volume. E não é só no chuveiro que a água precisa ter pressão. Também precisa estar presenta nas torneiras da casa para poder lavar uma louça adequadamente, na mangueira para conseguir lavar bem o carro.
Enfim, água sem pressão muitas vezes pode ser motivo para dor de cabeça – até porque em casos mais extremos pode chegar a queimar chuveiros elétricos e aquecedores de água.
Para entender melhor o problema, precisamos compreender como o sistema hidráulico de uma casa é composto: por duas tubulações. Uma que trabalha exclusivamente com a água potável, fazendo sua distribuição pela casa. E outra que trabalha apenas com a rede de esgoto, absorvendo a água descartada e encaminhando-a para a rede pública de coleta onde receberá o tratamento adequado.
Esse sistema hidráulico deve ser projetado com muita atenção no momento em que a casa é construída, para que o seu uso seja eficiente (não ocorrendo entupimentos, vazamentos e problemas com a pressão) e, inclusive, para que haja economia. Mas, muitas vezes, por diversos motivos, seja ainda na construção ou mesmo mais tarde pelo desgaste, alguns problemas podem surgir como a diminuição na pressão da água.
Quer entender melhor o que pode estar causando a baixa pressão da água aí na sua casa? Então continue a sua leitura que nós lhe explicaremos!
1.Água sem força na Caixa d’água
Para que haja uma boa pressão da água ao passar pelos canos, o ideal é que todo o sistema hidráulico da casa já tenha sido projetado de maneira adequada. É esse sistema que impulsiona a água através de toda a rede de canos. Principalmente em direção ao chuveiro e ao vaso sanitário, que são as saídas que mais consomem a pressão desse sistema.
Mas afinal, como é que se projeta o sistema hidráulico para ter uma boa pressão na água? Isso é simples: a pressão dentro dos canos é determinada pela altura em que fica a caixa d’água. Pois quando posicionada em um ponto mais elevado do que a altura do seu chuveiro, por exemplo, a gravidade fará com que a água escoe pelos canos com mais força.
Apenas para esclarecer uma dúvida que muita gente tem quando falamos em caixa d’água e pressão:
Uma caixa grande não significa mais pressão na água, o que realmente importa é a altura dela. Quanto mais alto, melhor. E é por isso que muitos constroem um local alto para colocar a caixa d’água. Colocam-na em cima da casa, no sótão e etc. Uma caixa d’água grande apenas garantirá que você não fique sem fornecimento em casa no caso da sua região sofrer problemas com o abastecimento.
2. Tubulação
Outro ponto muito importante que pode fazer toda a diferença na pressão da água é a tubulação. Como os canos estão posicionados. E, é claro, o seu estado de conservação também é um fator importante.
Se o encanamento já foi projetado com muitas curvas, dobras e emendas the link, é natural que a água perca pressão ao circular pelos canos. Quanto menos curvas os canos fazerem para ir da caixa d’água até o destino final (como torneiras, por exemplo) melhor.
Outro ponto que atrapalha muito a pressão da água quando o assunto é tubulação são os remendos feitos em alguns consertos. Por exemplo, e o próprio desgaste dos canos que, caso sejam muito antigos, podem já apresentar algumas falhas. Dificultando um pouco a passagem d’água e, assim, diminuindo a pressão.
3. Abastecimento público
Em muitos casos, a falta de pressão da água, que resulta na água sem força, se encontra na rede pública. Isso não necessariamente fará com que a pressão da água na sua casa seja fraca. Pois desde que o abastecimento público – mesmo que com a pressão deficiente – consiga levar a água até a caixa d’água e todo o sistema hidráulico da sua residência esteja funcionando adequadamente, não haverá interferência na pressão da água na sua casa.
O problema de um abastecimento público com pressão deficiente é que a água pode não estar conseguindo chegar como deveria até a caixa d’água. Assim causando um problema maior do que aquela água que sai sem pressão do encanamento. Mas sim a ausência completa dela na sua residência.
Reservatório secundário
O melhor a se fazer para solucionar o problema é adotar um reservatório inferior de água, que é chamado de cisterna, ele deve ficar em um local baixo para que não tenha muitos problemas para encher devido à fraca pressão. Porém, a adoção da cisterna não exclui o uso da caixa d’água, que nesse caso será o reservatório superior.
Nesse sistema que utiliza dois reservatórios, a cisterna é abastecida pela rede pública e a caixa da água é abastecida pela cisterna. Com isso, é obrigatório o uso de um sistema elevatório para fazer a água do reservatório inferior subir para o reservatório superior. Sendo necessária a instalação de uma bomba de recalque.
É importante dizer que a utilização desse sistema com dois reservatórios só é indicado para aqueles locais onde realmente há um problema devido a baixa pressão da rede pública de abastecimento. O ideal mesmo é ter um único reservatório. Isso porque esse Sistema de Abastecimento Indireto com Bombeamento leva a um aumento no consumo de energia elétrica. Além de ser um investimento maior com os próprios reservatórios e as bombas utilizadas.
4. Água sem força pode ser por causa de defeitos na bomba d’água
Se você usa o sistema hidráulico com dois reservatórios e uma bomba d’água, o problema da baixa pressão pode estar justamente na bomba que apresenta algum defeito.
Dentre os defeitos mais comuns na bomba d’água, que podem resultar ou não na diminuição da pressão da água, estão:
- Instalação feita de maneira incorreta;
- A bomba pode estar travada e, nesse caso, ela não gira;
- A bomba girar no sentido contrário;
- A rotação da bomba causar algum atrito;
- A gaxeta pode ter sido muito apertada;
- Não há tensão suficiente para alimentar a bomba;
- Pode estar entrando ar no tubo;
- A válvula de pé pode estar entupida;
- O injetor da bomba pode estar obstruído;
- A bomba utilizada não ser a correta para o sistema.
Tratando-se de alguma falha ou defeito na bomba, o ideal é entrar em contato com um técnico especializado. Sendo assim você evita problemas maiores, como a queima da bomba, por exemplo. Se tratando ainda das bombas, é importante escolher um bom modelo, de uma marca de qualidade e confiança. Isso vai garantir um bom resultado no sistema hidráulico da sua residência e nenhuma dor de cabeça!
Gostou do post? Ajudamos a identificar o problema com a pressão – ou melhor, falta de pressão – da água na sua casa?
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Olá boa noite, gostaria de saber se vocês podem me explicar o que acontece quando uma caixa de água cheia nao cai em casa porque faltar água na rua e a Caixa está cheia de água e avágua não vai para o chuveiro nem torneiras da casa, Porém ao fazer duas horas a caixa de água se torna vazia ??? E essa água acredito que retorna para Rua isso é possível ? Porque tem valvula de retencao e não impede da agua desaparecer o que eu faço para que isso não aconteça por favor, porque já é a segunda noite que minha caixa dorme cheis e amnhece vazia !!! E nós não usamos a mesma me ajuda por favor faz tempo que não tenho agua a noite mesmo a caixa cheia porem pela manhã ela tá vazia??
Boa tarde Maria, tudo bem?
Realmente uma situação bastante estranha. Pode ser que a água esteja retornando para a rua mesmo, mas é difícil dizer sem analisar mais de perto. Nesse caso eu sugiro a senhora entrar em contato com um encanador para que ele possa ver por onde essa água está saindo.
Olá! Moro em condomínio onde tem duas torres cada um com nove andares, temos um única torre de água onde foi dito pela construtora que temos 3 bombas d’água. Eu moro no 9 andar e o chuveiro, torneira da cozinha, a água q enche a máquina de lavar são super fracas , não sai quase nada e principalmente ao tomar banho não podemos lavar roupa, lavar louça pq se não o chuveiro não sai água. E mesmo não fazendo esses pontos q citei o chuveiro sai pouca água e as vezes nem sai, qd sai , vem gelado e se aquece mto rápido e depois para denovo. Será q é um problema no encanamento ou na bomba?! Tá bem complicado para os moradores…qual especialista devo chamar?
Boa tarde Kassia, tudo bem?
É difícil determinar onde está o problema sem uma análise no local. O problema pode ser a hidráulica que foi mal dimensionada para as demandas das torres, assim como as bombas podem estar mal dimensionadas ou funcionando mal.
Sugiro a senhora entrar em contato com um bom encanador para analisar toda a situação da instalação e determinar onde está o problema.
Espero ter ajudado,
Ola estou com problema nos meus chuveiros. Sempre que se abre as torneiras a água diminui no chuveiro. E não dá pra usar os dois banheiro simultaneamente. O que seria o problema?
Bom dia Natacha, tudo bem?
Precisaria entender melhor o cenário da sua residência pra poder ajudá-la.
– É casa ou apartamento?
– Possui pressurizador?
– São chuveiros elétricos ou utilizam outro tipo de aquecimento de água?
– Qual é o diâmetro da tubulação que sai da caixa d’água e abastece os pontos de consumo?
– Esse problema é recente ou sempre aconteceu?
Tenho um problema aqui na minha região, tenho hidrômetro. vamos lá, tenho uma caixa d agua de 1000 litros, fica na parte de cima da casa, aprox. 3,5M de altura, a agua que vem da rua hora tem força hora não tem força, coloquei uma bomba de 1/5 cv e retirei a boia da entrada de agua, quando a caixa esvazia eu tenho que abrir o registro do hidrômetro e ligar a bomba para encher a caixa, porque como não tem boia, pode ser que na hora que a agua tenha pressão transborde a caixa, mesmo com ladrão, vai incorrer no desperdício.
Resumindo, gostaria de saber se tem algum aparelho que possa instalar junto com a boia elétrica e que ele diferencie quando a rede estiver com pressão ele deixar a agua passar sem ligar a bomba e quando o sistema estiver com baixa pressão o aparelho avise a boia elétrica para ligar a bomba, a ideia é evitar desperdício, transbordo e ligar a bomba atoa. consegue me ajudar?
Boa tarde Weslley, tudo bem?
Eu desconheço uma bomba um equipamento único que faça o que o senhor descrever: ligar apenas quando não houver pressão.
Mas acredito que seja possível construir um sistema de automação pra fazer isso. Só não sei se valeria muito a pena. Talvez seja mais prático instalar uma bomba de recalque com uma boia eletrônica mesmo. Ou seja, quando o nível da água baixar a boia eletrônica dá um comando para a bomba de recalque ligar e elevar a água até a caixa. Não teria risco da água transbordar, mas a bomba ligaria independente da pressão vinda da rua.
Bom dia, qdo não tem água da rua, a válvula transferidora irá aumentar a pressão tbm só c a água da cx?
Boa tarde Janete, tudo bem?
Não. Essas válvulas na verdade não aumentam pressão de nenhum lugar. O que e interligar a água da rua diretamente com a rede da residência, ignorando a caixa d’água. Quando o fornecimento da rua é interrompido ele utiliza a água da caixa.