Aquecedor a gás apita e desliga
Esse não é um tipo de chamado incomum para nós aqui na Norte Aquecedores. Pelo menos uma vez ao dia nossa assistência técnica recebe o relato que algum aquecedor a gás apitou e depois desligou. Mas afinal, o que isso significa? Quando o aquecedor a gás apita, isso significa que ele acabou de emitir algum código de erro.
Mas como não cansamos de falar, os aquecedores a gás são equipamentos extremamente confiáveis. Tanto é que mesmo atendendo dezenas de clientes diariamente na nossa assistência técnica apenas algo entre 20% e 30% são, de fato, defeitos dos equipamentos em si.
A grande maioria das dificuldades relatadas estão ligadas a problemas de instalação, dimensionamento ou má utilização do equipamento. Daí a importância de contratar apenas empresas especializadas para instalar seu aquecedor a gás. E também para te orientar quando as dificuldades aparecerem.
O aquecedor a gás apita e depois desliga
Esse é um problema bem comum. Você liga a ducha e a água até chega a esquentar, mas depois de pouco tempo o aquecedor a gás digital apita e desliga. Em seu display um código de erro é exibido:
Código 12: Insuficiência de Gás
Isso significa que o gás, o combustível usado pelo aquecedor para esquentar a água, está chegando ao equipamento, mas em uma quantidade inferior a necessária. E como dissemos no tópico anterior esse problema dificilmente está relacionado ao aquecedor a gás em si.
Código E1: Insuficiência de Gás ou Falta Completa de Gás
Para equipamentos que tem esse padrão de códigos de erro (padrão chinês), o código E1 pode significar tanto a falta completa de gás, ou seja, não está chegando nenhum gás ao equipamento, o que faz o aquecedor nem acionar. Quanto a insuficiência de gás, onde o aquecedor recebe gás, liga, mas logo desliga e apita, isso ocorre uma vez que o gás que ele está recebendo não é suficiente para mantê-lo acionado.
Aquecedor Rheem de Fabricação Chilena – 2018
Os aquecedores a gás da Rheem mais recentes (de 2018 em diante) de fabricação chilena mudaram seu padrão de código. Os equipamentos fabricados antes deste período possuem códigos de erro que começam com a letra E seguidos por um número. Exemplo: E1, E2, E8. Agora a letra E foi substituída pelo numeral 1.
Agora o código que anteriormente era o E1 passou a ser o código 11. Ressaltamos que isso pois pode causar confusão, já que fica parecido com o padrão de códigos japonês.
No caso desses aquecedores a gás da Rheem o código 11 equivale tanto a insuficiência de gás como falta completa de gás.
Assim como no caso do código E1 um jeito prático de saber a diferença dos problemas é observar o aquecedor. É importante observar se ele liga e depois para de funcionar exibindo o código 11 ou se ele nem chega a ligar. Caso ele ligue antes de dar o problema (chegando a esquentar a água, mesmo que parcialmente) o problema é insuficiência de gás. Já se ele não chega a ligar o problema é falta completa de gás.
Possíveis causas no aquecedor a gás apita
Como na maioria dos casos o problema não está no aquecedor a gás em si, as causas, e por consequência suas soluções, costumam ser simples.
Registro de gás parcialmente fechado
Pode parecer bobo, mas muitas vezes o problema é tão simples quanto um registro de gás não totalmente aberto. Essa não é uma causa tão incomum, principalmente se na sua casa tiver crianças pequenas e curiosas.
Então antes de mais nada verifique se o registro de gás do aquecedor e o registro geral da residência estão totalmente abertos.
Sistema de abastecimento de gás mal dimensionado
Quanto maior a capacidade e quanto maior a temperatura, mais gás o aquecedor vai precisar para funcionar. Isso significa que se seu abastecimento de gás não estiver dimensionado corretamente seu sistema não vai funcionar como deveria.
Esse é outro problema comum, especialmente no caso dos aquecedores a gás do tipo GLP, aqueles que utilizam gás de botijão.
As vezes por um problema de espaço ou simplesmente ignorância, é instalado uma quantidade e modelo de cilindros inferiores aos necessários.
Por exemplo, um aquecedor a gás de 20 litros precisa de pelo menos dois botijões P13 ou um P45. Mas não é incomum encontrarmos residências utilizando apenas um P13.
Pior durante o inverno
Como seu nome completo sugere, Gás Liquefeito de Petróleo, o GLP trata-se na verdade de um liquido. Esse liquido fica armazenado dentro dos botijões onde passa por um processo de evaporação. Ou seja, passa do estado líquido para o gasoso e depois é consumido, seja pelo fogão ou pelo aquecedor a gás.
No entanto existe uma taxa de evaporação. Essa taxa varia de acordo com o tamanho, pressão e temperatura do cilindro. Quanto maior o cilindro, maior a quantidade de liquido que ele consegue transformar em gás.
A temperatura também influencia nesse fator. Quanto maior a temperatura, mais rapidamente o processo de evaporação acontecerá. O inverso também é real. Por isso no inverno e em lugares com climas frios temos um aumento considerável de problemas se insuficiência de gás com os aquecedores a gás.
Então é muito comum que aconteça o seguinte:
Durante climas quentes, como no verão por exemplo, um único botijão P13 consegue, mesmo no seu limite, atender a demanda do aquecedor a gás. Porém quando o clima esfria a água chega mais fria até o aquecedor e as pessoas precisam de temperaturas maiores para um banho confortável. Além disso a taxa de evaporação cai de velocidade devido ao clima frio.
Assim o abastecimento de gás que já estava trabalhando em seu limite não suporta o aumento de demanda e os códigos de erro aparecem.
Medidor ou regulador de gás errado
Mas não é somente a quantidade e modelo dos cilindros de gás que devem ser levados em conta no dimensionamento de abastecimento do aquecedor a gás. Os medidores de gás (no caso dos modelos de Gás Natural) e os reguladores de gás (no caso dos modelos GLP) devem estar de acordo com a demanda.
Instalar o medidor ou regulador de gás incorreto pode comprometer a alimentação de gás do aquecedor e causar os tão inconiventes códigos de erro E1 ou 12.
A Solução para o aquecedor a gás apita
Caso você não esteja muito certo dos reais motivos do porquê seu aquecedor a gás apita e depois desliga acusando o código E1 ou código 12 o mais prudente é entrar em contato com o fabricante ou uma assistência técnica autorizada.
Como você já deve ter percebido, muita coisa pode ser resolvida apenas com a orientação apropriada. Sem a necessidade de uma visita técnica.
Se precisar, também podemos te orientar a resolver seu problema. Pra isso tenha em mãos a marca e modelo do seu aquecedor a gás. Também será necessário saber se ele é do tipo GN ou GLP. Essas informações são facilmente obtidas em etiquetas no próprio aquecedor a gás.
Além disso, fotos também podem ser bastante uteis nessa hora.
Entre em contato conosco!
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Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Boa noite!
Meu Aquecedor Rheen 22 l começa aquecer a água, apita , código 12 e desliga!
O que devo fazer?
Bom dia Nélson, tudo bem?
Se as soluções sugeridas no artigos não surtiram efeito, então recomendo ao senhor entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Rheem e solicitar a análise de um técnico in loco.
Espero ter ajudado.
DESDE A INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO (Rheem 45L), O APARELHO FUNCIONOU COM UM BOTIJÃO P45 E NÃO TEVE PROBLEMAS, PORÉM QUANDO ESTAVA NO FINAL DO GÁS, COMEÇOU A OSCILAR A TEMPERATURA. FIZEMOS A TROCA DO BOTIJÃO E ADICIONAMOS MAIS UM P45 A INSTALAÇÃO, ACREDITANDO MELHORAR A QUESTÃO DA TEMPERADURA MAS PIOROU. O TEMPO TODO DESLIGAVA A CHAMA E APRESENTAVA O ERRO 12, MUDANDO PARA 11.
HÁ 15 DIAS, NÃO ASCENTE MAIS A CHAMA E ESTAMOS SEM AQUICIMENTO NOS CHUVEIROS DA CASA.
EM CONTATO COM AS ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS CADASTRADAS NO MANUAL E CERTIFICADO DE GARANTIA, NENHUMA ATENDE NOSSA REGIÃO E COM ISSO, NÃO TIVEMOS ASSITÊNCIA.
A INSTALAÇÃO APARENTA ESTAR CORRETA (ENVIAMOS FOTOS)
PRECISAMOS DE SOLUÇÕES PARA PODERMOS USUFRUIR DO EQUIPAMENTO QUE COMPRAMOS E PRATICAMENTE NÃO USAMOS
AGRADEÇO DEMAIS SE PUDER ME AUXILIAR
MUITO OBRIGADO
Bom dia Fabio, tudo bem?
A princípio, mesmo com uma bateria com 2 botijões, o abastecimento está subdimensionado. Um Rheem RDB 45 consome por hora 5,40 kg/h de gás em sua potência máxima. Já 2 botijões P45 entregam em média 2 kg/h (1 kg/h cada).
Como eu citei, o consumo de 5,4 kg/h do equipamento é em sua potência máxima. O que para uma utilização residencial corriqueira, é algo raro. Por isso nesses casos costumamos calcular aproximadamente entre 60 e 70% do consumo máximo, o que daria algo entre 3,24 a 3,78 kg/h.
Então dá pra dizer que por baixo que seu aquecedor, pra funcionar bem, precisa de uma bateria de 3 botijões P45, mas idealmente 4.
Além desse problema, o ideal também seria fazer as medições de pressão de gás para saber se estão adequadas. Assim como o dimensionamento das tubulações de gás e sua infraestrutura, já que estamos falando de um equipamento de alto consumo de gás.
O que recomendo ao senhor, já que não possui nenhuma assistência técnica próxima ao local, é tentar procurar um profissional gasista. Talvez seja o tipo de profissional mais acessível na sua região.
Espero ter ajudado.
Melhor post sobre um problema que tenho sempre que esfria. O gás fica longe do aquecedor, e a solução sempre é tomar o banho “um pouco mais frio”, baixando a temperatura do aqueceder para 39 ou até 38. É um Rhemm
Boa tarde Leo, tudo bem?
Pode ser que o senhor esteja com problema relacionado a pressão de gás. Quais reguladores de gás o senhor utiliza na residência?