Aquecedor a gás apita e desliga

Aquecedor a gás apita e desliga
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 6 min
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Esse não é um tipo de chamado incomum para nós aqui na Norte Aquecedores. Pelo menos uma vez ao dia nossa assistência técnica recebe o relato que algum aquecedor a gás apitou e depois desligou. Mas afinal, o que isso significa? Quando o aquecedor a gás apita, isso significa que ele acabou de emitir algum código de erro.

Mas como não cansamos de falar, os aquecedores a gás são equipamentos extremamente confiáveis. Tanto é que mesmo atendendo dezenas de clientes diariamente na nossa assistência técnica apenas algo entre 20% e 30% são, de fato, defeitos dos equipamentos em si.

A grande maioria das dificuldades relatadas estão ligadas a problemas de instalação, dimensionamento ou má utilização do equipamento. Daí a importância de contratar apenas empresas especializadas para instalar seu aquecedor a gás. E também para te orientar quando as dificuldades aparecerem.

O aquecedor a gás apita e depois desliga

Esse é um problema bem comum. Você liga a ducha e a água até chega a esquentar, mas depois de pouco tempo o aquecedor a gás digital apita e desliga. Em seu display um código de erro é exibido:

Código 12: Insuficiência de Gás

Isso significa que o gás, o combustível usado pelo aquecedor para esquentar a água, está chegando ao equipamento, mas em uma quantidade inferior a necessária. E como dissemos no tópico anterior esse problema dificilmente está relacionado ao aquecedor a gás em si.

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Código E1: Insuficiência de Gás ou Falta Completa de Gás

Para equipamentos que tem esse padrão de códigos de erro (padrão chinês), o código E1 pode significar tanto a falta completa de gás, ou seja, não está chegando nenhum gás ao equipamento, o que faz o aquecedor nem acionar. Quanto a insuficiência de gás, onde o aquecedor recebe gás, liga, mas logo desliga e apita, isso ocorre uma vez que o gás que ele está recebendo não é suficiente para mantê-lo acionado.

Aquecedor  Rheem de Fabricação Chilena – 2018 

Os aquecedores a gás da Rheem mais recentes (de 2018 em diante) de fabricação chilena mudaram seu padrão de código. Os equipamentos fabricados antes deste período possuem códigos de erro que começam com a letra E seguidos por um número. Exemplo: E1, E2, E8. Agora a letra E foi substituída pelo numeral 1.

Agora o código que anteriormente era o E1 passou a ser o código 11. Ressaltamos que isso pois pode causar confusão, já que fica parecido com o padrão de códigos japonês.

No caso desses aquecedores a gás da Rheem o código 11 equivale tanto a insuficiência de gás como falta completa de gás.

Assim como no caso do código E1 um jeito prático de saber a diferença dos problemas é observar o aquecedor.  É importante observar se ele liga e depois para de funcionar exibindo o código 11 ou se ele nem chega a ligar. Caso ele ligue antes de dar o problema (chegando a esquentar a água, mesmo que parcialmente) o problema é insuficiência de gás. Já se ele não chega a ligar o problema é falta completa de gás.

Possíveis causas no aquecedor a gás apita

Como na maioria dos casos o problema não está no aquecedor a gás em si, as causas, e por consequência suas soluções, costumam ser simples.

Registro de gás parcialmente fechado

Pode parecer bobo, mas muitas vezes o problema é tão simples quanto um registro de gás não totalmente aberto. Essa não é uma causa tão incomum, principalmente se na sua casa tiver crianças pequenas e curiosas.
Então antes de mais nada verifique se o registro de gás do aquecedor e o registro geral da residência estão totalmente abertos.

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Sistema de abastecimento de gás mal dimensionado

Quanto maior a capacidade e quanto maior a temperatura, mais gás o aquecedor vai precisar para funcionar. Isso significa que se seu abastecimento de gás não estiver dimensionado corretamente seu sistema não vai funcionar como deveria.

Esse é outro problema comum, especialmente no caso dos aquecedores a gás do tipo GLP, aqueles que utilizam gás de botijão.

As vezes por um problema de espaço ou simplesmente ignorância, é instalado uma quantidade e modelo de cilindros inferiores aos necessários.

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Por exemplo, um aquecedor a gás de 20 litros precisa de pelo menos dois botijões P13 ou um P45. Mas não é incomum encontrarmos residências utilizando apenas um P13.

Pior durante o inverno

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Como seu nome completo sugere, Gás Liquefeito de Petróleo, o GLP trata-se na verdade de um liquido. Esse liquido fica armazenado dentro dos botijões onde passa por um processo de evaporação. Ou seja, passa do estado líquido para o gasoso e depois é consumido, seja pelo fogão ou pelo aquecedor a gás.

No entanto existe uma taxa de evaporação. Essa taxa varia de acordo com o tamanho, pressão e temperatura do cilindro. Quanto maior o cilindro, maior a quantidade de liquido que ele consegue transformar em gás.

A temperatura também influencia nesse fator. Quanto maior a temperatura, mais rapidamente o processo de evaporação acontecerá. O inverso também é real. Por isso no inverno e em lugares com climas frios temos um aumento considerável de problemas se insuficiência de gás com os aquecedores a gás.

Então é muito comum que aconteça o seguinte:

Durante climas quentes, como no verão por exemplo, um único botijão P13 consegue, mesmo no seu limite, atender a demanda do aquecedor a gás. Porém quando o clima esfria a água chega mais fria até o aquecedor e as pessoas precisam de temperaturas maiores para um banho confortável. Além disso a taxa de evaporação cai de velocidade devido ao clima frio.

Assim o abastecimento de gás que já estava trabalhando em seu limite não suporta o aumento de demanda e os códigos de erro aparecem.

Medidor ou regulador de gás errado

Mas não é somente a quantidade e modelo dos cilindros de gás que devem ser levados em conta no dimensionamento de abastecimento do aquecedor a gás. Os medidores de gás (no caso dos modelos de Gás Natural) e os reguladores de gás (no caso dos modelos GLP) devem estar de acordo com a demanda.

Instalar o medidor ou regulador de gás incorreto pode comprometer a alimentação de gás do aquecedor e causar os tão inconiventes códigos de erro E1 ou 12.

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A Solução para o aquecedor a gás apita

Caso você não esteja muito certo dos reais motivos do porquê seu aquecedor a gás apita e depois desliga acusando o código E1 ou código 12 o mais prudente é entrar em contato com o fabricante ou uma assistência técnica autorizada.

Como você já deve ter percebido, muita coisa pode ser resolvida apenas com a orientação apropriada. Sem a necessidade de uma visita técnica.

Se precisar, também podemos te orientar a resolver seu problema. Pra isso tenha em mãos a marca e modelo do seu aquecedor a gás. Também será necessário saber se ele é do tipo GN ou GLP. Essas informações são facilmente obtidas em etiquetas no próprio aquecedor a gás.

Além disso, fotos também podem ser bastante uteis nessa hora.

Entre em contato conosco!

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Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.

89 comentários em "Aquecedor a gás apita e desliga"

  1. Andre disse:

    Boa noite o que pode estar acontecendo com meu aquecedor ele estar ao ligar e desliga com erro E0- proteção eletrica foi o que li num poste do manual da Orbis .
    O que pode ser será que tem como me ajudar ?

    1. Thiago Beato disse:

      Bom dia Andre. Muito obrigado pelo contato.

      Eu conversei com os nossos técnicos e eles me explicaram o seguinte: Geralmente isso é um código de proteção elétrica, mas que na maioria das vezes é necessário substituir a PCE (Placa de Comando Eletrônico) porém não é possível afirmar isso de forma categórica sem uma análise técnica mais aprofundada no equipamento, feita por um técnico qualificado.

      Recomandamos que você chame uma assistência técnica autorizada da Orbis da sua região, verificando no site da Orbis. Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser realizado via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  2. LUIS PRIETTO disse:

    Aquecedor Komeco depois da limpeza efetuada para sanar o problema de combustão (código E3), agora a tela trava, ora desligando o aquecedor, ora funcionando o aquecedor, ambos com a tela travada. Recomendado trocar a Usina que alimenta o centelhador. Não tenho certeza que irá resolver.

    1. Thiago Beato disse:

      Boa noite Luis. Muito obrigado pelo contato.

      Eu vou tentar te ajudar. Quando foi a última vez que foi realizada uma manutenção preventiva no equipamento? Qual o modelo específico do seu Komeco?

      Essas são perguntas importantes que ajudam na elucidação do problema. Também é importante saber se você chegou a receber a visita de um técnico para analisar o equipamento com mais profundidade, já que você mencionou a recomendação de trocar um componente do equipamento. De qualquer forma, o ideal no seu caso seria uma visita técnica para uma análise mais aprofundada no seu aquecedor, até mesmo para atestar a necessidade de uma manutenção corretiva ou mesmo a eventual substituição de algum componente do equipamento.

      Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefoe (11) 94138-3900 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado e fico a disposição para ajudar com qualquer outra dúvida. Se possível nos confirme qual o modelo específico do seu Komeco.

  3. jefferson s breuer disse:

    Boa tarde.

    Antes de mais nada. Parabéns pelas orientações e explicações que dão para todos.

    Minha dúvida e o seguinte tenho um komeco 20Di. Novo. Coloquei 2 P13 com valvula da jackwall de 5kg. Pressurizador Texius 1/2 cv. Chaminé tudo certinho e tudo novo . Mas ele nao ativa onqueimador e dá E02. Ja tentei de tudo mas sempre da o mesmo erro. Usei 1 gas os 2 juntos. Mas sempre apita e da erro 02. Antes tinha um komeco 12l mecânico no lugar e funcionava normal. Podem me dar jma dica.

    1. Thiago Beato disse:

      Boa tarde Jefferson. Muito obrigado pelo feedback positivo sobre o nosso trabalho.

      Esse aquecedor não é bivolt automático, ele é 220/110. Quando ocorre esse código E02 que você relatou tem ligação com a ventoinha.
      Provavelmente pode ser que seu aquecedor continue 220 e está ligando em 110. Por isso recomendo você olhar a tensão da tomada e do aquecedor. Esse equipamento ou ele muda na lateral ou tem que abrir ele para trocar. Mas é necessário trocar a chavinha do aparelho, muito provavelmente é por isso que está dando o código E02.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  4. Enrique disse:

    Boa tarde.
    Eu tenho um Rheem Eletrônico de 26 lts. Utilizo GNC e a pressão d’água é boa. Moro em apartamento. Fica regulado em 43 graus.
    Funcionou perfeitamente por mais de 2 anos, até que foi feita uma manutenção preventiva (a primeira nesse período).

    O problema é que, quando abro a torneira da cozinha pela metade, o aquecedor dá erro E1. Se abro totalmente, funciona sem problema (na verdade, primeiro sobe para 48 graus, às vezes 50 ou 51 graus, e depois abaixa para os 43 programados).
    Se abro a torneira totalmente, e depois fecho um pouco para chegar à mesma abertura que antes apresentou erro, o aquecedor continúa funcionando perfeitamente.

    Quando abro pela metade, a vazão é muito superior ao mínimo informado no manual (3,5 l/minuto).

    Quando dá o erro E1, dá para ouvir o queimador funcionando por uns 10 segundos até apresentar o erro.

    Agradeço a ajuda.

    1. Thiago Beato disse:

      Bom dia Enrique. Muito obrigado pelo contato.

      No seu caso você deverá acionar a assistência técnica, pois o seu aquecedor as vezes está apresentando o código E1 e as vezes não mantém a temperatura exata quando começa. O que faz o aquecedor funcionar é a pressão da água, você tem que abrir bem a água. Porém como você disse que a 2 anos ele funcionou bem, pode ser que o arejador da sua torneira esteja sujo, aí era bom você soltar na ponta da torneira para verificar se está sujo. Essa seria a primeira recomendação, e ver se vai resolver.

      Se não resolver, aí você vai ter que acionar a assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento. Porém como você mencionou que durante 02 anos ele funcionou bem, pode ser que tenha sujeira, mesmo coincidindo com a realização da preventiva, pode ser que tenha sujeira na entrada da sua torneira. Por isso quando você abre na quantidade que sempre abriu, ocorre o código E1. Mas o código E1 pode ser que ele não consiga manter a temperatura que você está pedindo e o aquecedor desliga.

      A água não mantém a temperatura com exatidão e o aquecedor tenta regular e não consegue. Então recomendo você primeiro analisar a torneira e se estiver tudo limpo ai realmente você vai precisar acionar a assistência técnica. Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94539-7737 (O contato pode ser realizado via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

      1. Enrique disse:

        Thiago,
        boa tarde. Obrigado pelo retorno.
        A pressão d’água está ok (já tinha sido feito o teste de retirar o difusor). Inclusive, como a tubulação não mudou, a relação entre pressão e vazão se mantém a mesma de antes, quando funcionava corretamente. E com uma vazão acima dos 3,5l (mínimo requerido pelo equipamento) usando uma tubulação padrão, a pressão deve ser a adequada.
        Acabei de enviar mensagem para o WhatsApp e tentarei agendar uma visita. Só gostaria de conversar com o técnico (ou algum responsável) antes de virem, a fim de explicar tudo nos detalhes e não perderem a viagem.

        1. Thiago Beato disse:

          Bom dia Enrique. Muito obrigado pelo retorno.

          Eu estava alinhando com o nosso time interno as informações que você nos passou, para a nossa equipe de assistência técnica já pegar o seu caso ciente do histórico do seu caso e do problema no seu aquecedor. Já passei todas as informações certinho, agora basta você aguardar um contato da nossa equipe de assistência técnica, eles vão te orientar corretamente sobre os próximos passos.

          Já informei sobre o histórico do seu caso, dessa maneira nossa equipe de assistência técnica já está a par do seu caso.

          Espero ter ajudado novamente. Estamos sempre à disposição para eventuais dúvidas.

  5. Paulo Piccoli disse:

    Boa tarde !

    Tenho um aquecedor Rheem de 26 litros, modelo RB3AP26PVNTIC. Moro em apartamento, embaixo do aquecedor há uma bomba d’água pois moro no 11º andar e o prédio tem 12 andares. A pressão da água é boa, tenho esse aquecedor já faz mais de dois anos e nunca tive problema, porém nos últimos dias, quase que diariamente, o aquecedor fica apitando e a temperatura, que fica em 44º, volta pra 18º esfriando totalmente a água. Tenho que desligar o chuveiro (ou torneira) e aguardar alguns momentos pra ligar novamente, porém em algum momento ele volta a apitar, voltando a temperatura para 18º.

    O problema pode estar no aquecedor mesmo ? Com essas informações é possível algum diagnóstico ?

    Agradeço desde já pela ajuda.

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Paulo, tudo bem?

      Esse 18 que pisca e o aquecedor apita não é a temperatura. Na verdade trata-se de um código de erro. É um auto-diagnostico do equipamento.

      No caso esse é referente a um problema na exaustão dos gases queimados pelo aquecedor a gás. Pode ser a ventoinha com defeito ou com acúmulo de sujeira, como pode ser alguma obstrução no duto de exaustão.

      Nesse caso recomendamos que o senhor faça uma serviço de manutenção preventiva no equipamento, que consiste na limpeza e revisão geral.

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