Aquecedor a gás apita e desliga
Esse não é um tipo de chamado incomum para nós aqui na Norte Aquecedores. Pelo menos uma vez ao dia nossa assistência técnica recebe o relato que algum aquecedor a gás apitou e depois desligou. Mas afinal, o que isso significa? Quando o aquecedor a gás apita, isso significa que ele acabou de emitir algum código de erro.
Mas como não cansamos de falar, os aquecedores a gás são equipamentos extremamente confiáveis. Tanto é que mesmo atendendo dezenas de clientes diariamente na nossa assistência técnica apenas algo entre 20% e 30% são, de fato, defeitos dos equipamentos em si.
A grande maioria das dificuldades relatadas estão ligadas a problemas de instalação, dimensionamento ou má utilização do equipamento. Daí a importância de contratar apenas empresas especializadas para instalar seu aquecedor a gás. E também para te orientar quando as dificuldades aparecerem.
O aquecedor a gás apita e depois desliga
Esse é um problema bem comum. Você liga a ducha e a água até chega a esquentar, mas depois de pouco tempo o aquecedor a gás digital apita e desliga. Em seu display um código de erro é exibido:
Código 12: Insuficiência de Gás
Isso significa que o gás, o combustível usado pelo aquecedor para esquentar a água, está chegando ao equipamento, mas em uma quantidade inferior a necessária. E como dissemos no tópico anterior esse problema dificilmente está relacionado ao aquecedor a gás em si.
Código E1: Insuficiência de Gás ou Falta Completa de Gás
Para equipamentos que tem esse padrão de códigos de erro (padrão chinês), o código E1 pode significar tanto a falta completa de gás, ou seja, não está chegando nenhum gás ao equipamento, o que faz o aquecedor nem acionar. Quanto a insuficiência de gás, onde o aquecedor recebe gás, liga, mas logo desliga e apita, isso ocorre uma vez que o gás que ele está recebendo não é suficiente para mantê-lo acionado.
Aquecedor Rheem de Fabricação Chilena – 2018
Os aquecedores a gás da Rheem mais recentes (de 2018 em diante) de fabricação chilena mudaram seu padrão de código. Os equipamentos fabricados antes deste período possuem códigos de erro que começam com a letra E seguidos por um número. Exemplo: E1, E2, E8. Agora a letra E foi substituída pelo numeral 1.
Agora o código que anteriormente era o E1 passou a ser o código 11. Ressaltamos que isso pois pode causar confusão, já que fica parecido com o padrão de códigos japonês.
No caso desses aquecedores a gás da Rheem o código 11 equivale tanto a insuficiência de gás como falta completa de gás.
Assim como no caso do código E1 um jeito prático de saber a diferença dos problemas é observar o aquecedor. É importante observar se ele liga e depois para de funcionar exibindo o código 11 ou se ele nem chega a ligar. Caso ele ligue antes de dar o problema (chegando a esquentar a água, mesmo que parcialmente) o problema é insuficiência de gás. Já se ele não chega a ligar o problema é falta completa de gás.
Possíveis causas no aquecedor a gás apita
Como na maioria dos casos o problema não está no aquecedor a gás em si, as causas, e por consequência suas soluções, costumam ser simples.
Registro de gás parcialmente fechado
Pode parecer bobo, mas muitas vezes o problema é tão simples quanto um registro de gás não totalmente aberto. Essa não é uma causa tão incomum, principalmente se na sua casa tiver crianças pequenas e curiosas.
Então antes de mais nada verifique se o registro de gás do aquecedor e o registro geral da residência estão totalmente abertos.
Sistema de abastecimento de gás mal dimensionado
Quanto maior a capacidade e quanto maior a temperatura, mais gás o aquecedor vai precisar para funcionar. Isso significa que se seu abastecimento de gás não estiver dimensionado corretamente seu sistema não vai funcionar como deveria.
Esse é outro problema comum, especialmente no caso dos aquecedores a gás do tipo GLP, aqueles que utilizam gás de botijão.
As vezes por um problema de espaço ou simplesmente ignorância, é instalado uma quantidade e modelo de cilindros inferiores aos necessários.
Por exemplo, um aquecedor a gás de 20 litros precisa de pelo menos dois botijões P13 ou um P45. Mas não é incomum encontrarmos residências utilizando apenas um P13.
Pior durante o inverno
Como seu nome completo sugere, Gás Liquefeito de Petróleo, o GLP trata-se na verdade de um liquido. Esse liquido fica armazenado dentro dos botijões onde passa por um processo de evaporação. Ou seja, passa do estado líquido para o gasoso e depois é consumido, seja pelo fogão ou pelo aquecedor a gás.
No entanto existe uma taxa de evaporação. Essa taxa varia de acordo com o tamanho, pressão e temperatura do cilindro. Quanto maior o cilindro, maior a quantidade de liquido que ele consegue transformar em gás.
A temperatura também influencia nesse fator. Quanto maior a temperatura, mais rapidamente o processo de evaporação acontecerá. O inverso também é real. Por isso no inverno e em lugares com climas frios temos um aumento considerável de problemas se insuficiência de gás com os aquecedores a gás.
Então é muito comum que aconteça o seguinte:
Durante climas quentes, como no verão por exemplo, um único botijão P13 consegue, mesmo no seu limite, atender a demanda do aquecedor a gás. Porém quando o clima esfria a água chega mais fria até o aquecedor e as pessoas precisam de temperaturas maiores para um banho confortável. Além disso a taxa de evaporação cai de velocidade devido ao clima frio.
Assim o abastecimento de gás que já estava trabalhando em seu limite não suporta o aumento de demanda e os códigos de erro aparecem.
Medidor ou regulador de gás errado
Mas não é somente a quantidade e modelo dos cilindros de gás que devem ser levados em conta no dimensionamento de abastecimento do aquecedor a gás. Os medidores de gás (no caso dos modelos de Gás Natural) e os reguladores de gás (no caso dos modelos GLP) devem estar de acordo com a demanda.
Instalar o medidor ou regulador de gás incorreto pode comprometer a alimentação de gás do aquecedor e causar os tão inconiventes códigos de erro E1 ou 12.
A Solução para o aquecedor a gás apita
Caso você não esteja muito certo dos reais motivos do porquê seu aquecedor a gás apita e depois desliga acusando o código E1 ou código 12 o mais prudente é entrar em contato com o fabricante ou uma assistência técnica autorizada.
Como você já deve ter percebido, muita coisa pode ser resolvida apenas com a orientação apropriada. Sem a necessidade de uma visita técnica.
Se precisar, também podemos te orientar a resolver seu problema. Pra isso tenha em mãos a marca e modelo do seu aquecedor a gás. Também será necessário saber se ele é do tipo GN ou GLP. Essas informações são facilmente obtidas em etiquetas no próprio aquecedor a gás.
Além disso, fotos também podem ser bastante uteis nessa hora.
Entre em contato conosco!
[pt_view id=”cf03bf0bmr”]
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Olá, tenho doisRheem de 22litros digital instalado em imóveis diferentes em minha fazenda. Ocorre que toda vez que falta energia, eu tenho que me deslocar as casas para religar os aparelhos no botão liga/desliga. Isso é muito chato. Este é próprio dos produtos Rheem? Tem alguma configuração para que ele religue comia os demais produtos do mercado? Obrigado
Bom dia Cesar, tudo bem?
Na verdade os aquecedores da Rheem possuem sim um dispositivo de religamento no caso de falta de energia elétrica. O que provavelmente está acontecendo no caso do senhor é que esse recurso está desabilitado. Sendo assim é possível habilita-lo, mas é um processo um pouco complicado.
Sendo assim estou deixando aqui meu contato no Whatsapp. Se o senhor quiser entre em contato para que eu providencie um técnico para te orientar a habilitar quando estiver no local.
(11) 99165-2114
Meu Bosch GWH300 Plus faz a mesma coisa, será que tem a opção de religar automático também?
Boa tarde Varnier, tudo bem?
No caso desse modelo é uma característica do equipamento mesmo. Esse modelo na verdade é chamado pelos fabricantes de “semi-digital”. Na prática é um aquecedor a gás mecânico com display digital e regulagem de temperatura digital.
Então necessariamente o senhor terá que religa-lo manualmente mesmo.
Olá, parabéns pela matéria! Eu tenho um Lorenzetti lz2300de, estava ligado com 2 botijões p13 e estava funcionando. Fiz a troca dos dois botijões e agora não funciona mais. Estou com 2 p13 cheios. Fica dando erro e1 de combustão.
A válvula tem 2,8 kpa de saída, está com pressão de 100psi (medida por manômetro). Me informaram que eu teria que usar 2 botijões de p45. Já outro lugar me informou que teria que usar um p45 apenas. Você sabe me dizer se com um p45 ele funcionaria? Obrigado
Boa tarde André, tudo bem?
Na verdade dois P13 trabalhando com conjunto fornecem 1,2 kg/h de gás (0,6 cada), enquanto um P45 fornece apenas 1,0 Kg/h. Ou seja, um P45 fornece menos gás por hora do que dois P13. Então a troca não faz muito sentido (a não ser que o senhor queira fazer a substituição com menos frequência, já que o total de gás é diferente).
O que parece estar acontecendo no caso do senhor é algum problema na válvula. Seria necessário analisar seu funcionamento.
Espero ter ajudado
ola, tenho um aquecedor komeco 22d ele não estava ligando, ele foi removido e verificado ao ligar de novo foi engatado errado o cano de agua na entrada de gás, apos isso foi colocado certo os canos so que agora fica dando erro E1.
Boa tarde Jose, tudo bem?
Nesse caso muito provavelmente a válvula de gás foi danificada quando entrou água. Sendo assim é necessário fazer a substituição.
Sugiro o senhor entrar em contato com uma assistência técnica autorizada para fazer a substituição.
Espero ter ajudado,
Boa tarde!
O meu aquecedor com controle digital começou a apitar recentemente.
Isso só acontece quando eu ligo a agua quente na torneira da cozinha.
Quando eu ligo o chuveiro isso não acontece.
Mantenho a temperatura sempre a 37 graus mas percebi que se eu aumentar para 40 graus quando eu ligo a torneira da cozinha o aquecedor não apita.
Sabe o que pode ter mudado?
Agradeço antecipadamente.
Bom dia George, tudo bem?
Ele apita e mostra algum código em seu painel? Ele apita e continua funcionando ou não?
Boa tarde! Apita e mostra erro E2 e para de esquentar.
Bom dia George, tudo bem?
Algumas perguntas:
– Qual é marca e o modelo do equipamento?
– A quanto tempo o senhor possui o equipamento?
– Qual foi a ultima vez que foi feita a manutenção preventiva?
Bom dia Ivan!
A marca é Komeco, modelo 25 DI.
Tenho a quase 4 anos e eu fiz a manutenção anual nos 2 primeiros anos. Ai veio a pandemia e eu posterguei as manutenções.
Um item que foi feito um pouco antes da pandemia foi a instalação de um medidor para a individualização do gás.
Bom dia George, tudo bem?
Muito provavelmente o problema está relacionado ao pressostato do aquecedor. Ele não está conseguindo identificar a rotação mínima da ventoinha. Se fosse um equipamento recente, poderia ser algo relacionado a instalação. Mas o mais provável mesmo é o pressostato.
Nesse caso o mais recomendado é entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Komeco e efetuar a troca do componente.
Espero ter ajudado,
Boa tarde.
Tenho um aquecedor LZ3700de e um sistema de 02 cilindros P45. Ao chegar a noite e a temperatura baixar consideravelmente, o aparelho apresenta E1 e para de funcionar. É possível até ouvir um apito na tubulação de gás durante o acionamento do aquecedor.
Hoje uso o regulador de gás aliança 75611 amarelo. Qual seria o regulador mais indicado para o meu sistema? Seria o 75611 vermelho?
Obrigado.
Bom dia Genival, tudo bem?
A reguladora de fato está correta. Resta saber qual a bitola da sua tubulação de gás e se esses cilindros são utilizados em conjunto ou apenas um de cada vez?
Consegue me esclarecer?