Aquecedor a gás apita e desliga
Esse não é um tipo de chamado incomum para nós aqui na Norte Aquecedores. Pelo menos uma vez ao dia nossa assistência técnica recebe o relato que algum aquecedor a gás apitou e depois desligou. Mas afinal, o que isso significa? Quando o aquecedor a gás apita, isso significa que ele acabou de emitir algum código de erro.
Mas como não cansamos de falar, os aquecedores a gás são equipamentos extremamente confiáveis. Tanto é que mesmo atendendo dezenas de clientes diariamente na nossa assistência técnica apenas algo entre 20% e 30% são, de fato, defeitos dos equipamentos em si.
A grande maioria das dificuldades relatadas estão ligadas a problemas de instalação, dimensionamento ou má utilização do equipamento. Daí a importância de contratar apenas empresas especializadas para instalar seu aquecedor a gás. E também para te orientar quando as dificuldades aparecerem.
O aquecedor a gás apita e depois desliga
Esse é um problema bem comum. Você liga a ducha e a água até chega a esquentar, mas depois de pouco tempo o aquecedor a gás digital apita e desliga. Em seu display um código de erro é exibido:
Código 12: Insuficiência de Gás
Isso significa que o gás, o combustível usado pelo aquecedor para esquentar a água, está chegando ao equipamento, mas em uma quantidade inferior a necessária. E como dissemos no tópico anterior esse problema dificilmente está relacionado ao aquecedor a gás em si.
Código E1: Insuficiência de Gás ou Falta Completa de Gás
Para equipamentos que tem esse padrão de códigos de erro (padrão chinês), o código E1 pode significar tanto a falta completa de gás, ou seja, não está chegando nenhum gás ao equipamento, o que faz o aquecedor nem acionar. Quanto a insuficiência de gás, onde o aquecedor recebe gás, liga, mas logo desliga e apita, isso ocorre uma vez que o gás que ele está recebendo não é suficiente para mantê-lo acionado.
Aquecedor Rheem de Fabricação Chilena – 2018
Os aquecedores a gás da Rheem mais recentes (de 2018 em diante) de fabricação chilena mudaram seu padrão de código. Os equipamentos fabricados antes deste período possuem códigos de erro que começam com a letra E seguidos por um número. Exemplo: E1, E2, E8. Agora a letra E foi substituída pelo numeral 1.
Agora o código que anteriormente era o E1 passou a ser o código 11. Ressaltamos que isso pois pode causar confusão, já que fica parecido com o padrão de códigos japonês.
No caso desses aquecedores a gás da Rheem o código 11 equivale tanto a insuficiência de gás como falta completa de gás.
Assim como no caso do código E1 um jeito prático de saber a diferença dos problemas é observar o aquecedor. É importante observar se ele liga e depois para de funcionar exibindo o código 11 ou se ele nem chega a ligar. Caso ele ligue antes de dar o problema (chegando a esquentar a água, mesmo que parcialmente) o problema é insuficiência de gás. Já se ele não chega a ligar o problema é falta completa de gás.
Possíveis causas no aquecedor a gás apita
Como na maioria dos casos o problema não está no aquecedor a gás em si, as causas, e por consequência suas soluções, costumam ser simples.
Registro de gás parcialmente fechado
Pode parecer bobo, mas muitas vezes o problema é tão simples quanto um registro de gás não totalmente aberto. Essa não é uma causa tão incomum, principalmente se na sua casa tiver crianças pequenas e curiosas.
Então antes de mais nada verifique se o registro de gás do aquecedor e o registro geral da residência estão totalmente abertos.
Sistema de abastecimento de gás mal dimensionado
Quanto maior a capacidade e quanto maior a temperatura, mais gás o aquecedor vai precisar para funcionar. Isso significa que se seu abastecimento de gás não estiver dimensionado corretamente seu sistema não vai funcionar como deveria.
Esse é outro problema comum, especialmente no caso dos aquecedores a gás do tipo GLP, aqueles que utilizam gás de botijão.
As vezes por um problema de espaço ou simplesmente ignorância, é instalado uma quantidade e modelo de cilindros inferiores aos necessários.
Por exemplo, um aquecedor a gás de 20 litros precisa de pelo menos dois botijões P13 ou um P45. Mas não é incomum encontrarmos residências utilizando apenas um P13.
Pior durante o inverno
Como seu nome completo sugere, Gás Liquefeito de Petróleo, o GLP trata-se na verdade de um liquido. Esse liquido fica armazenado dentro dos botijões onde passa por um processo de evaporação. Ou seja, passa do estado líquido para o gasoso e depois é consumido, seja pelo fogão ou pelo aquecedor a gás.
No entanto existe uma taxa de evaporação. Essa taxa varia de acordo com o tamanho, pressão e temperatura do cilindro. Quanto maior o cilindro, maior a quantidade de liquido que ele consegue transformar em gás.
A temperatura também influencia nesse fator. Quanto maior a temperatura, mais rapidamente o processo de evaporação acontecerá. O inverso também é real. Por isso no inverno e em lugares com climas frios temos um aumento considerável de problemas se insuficiência de gás com os aquecedores a gás.
Então é muito comum que aconteça o seguinte:
Durante climas quentes, como no verão por exemplo, um único botijão P13 consegue, mesmo no seu limite, atender a demanda do aquecedor a gás. Porém quando o clima esfria a água chega mais fria até o aquecedor e as pessoas precisam de temperaturas maiores para um banho confortável. Além disso a taxa de evaporação cai de velocidade devido ao clima frio.
Assim o abastecimento de gás que já estava trabalhando em seu limite não suporta o aumento de demanda e os códigos de erro aparecem.
Medidor ou regulador de gás errado
Mas não é somente a quantidade e modelo dos cilindros de gás que devem ser levados em conta no dimensionamento de abastecimento do aquecedor a gás. Os medidores de gás (no caso dos modelos de Gás Natural) e os reguladores de gás (no caso dos modelos GLP) devem estar de acordo com a demanda.
Instalar o medidor ou regulador de gás incorreto pode comprometer a alimentação de gás do aquecedor e causar os tão inconiventes códigos de erro E1 ou 12.
A Solução para o aquecedor a gás apita
Caso você não esteja muito certo dos reais motivos do porquê seu aquecedor a gás apita e depois desliga acusando o código E1 ou código 12 o mais prudente é entrar em contato com o fabricante ou uma assistência técnica autorizada.
Como você já deve ter percebido, muita coisa pode ser resolvida apenas com a orientação apropriada. Sem a necessidade de uma visita técnica.
Se precisar, também podemos te orientar a resolver seu problema. Pra isso tenha em mãos a marca e modelo do seu aquecedor a gás. Também será necessário saber se ele é do tipo GN ou GLP. Essas informações são facilmente obtidas em etiquetas no próprio aquecedor a gás.
Além disso, fotos também podem ser bastante uteis nessa hora.
Entre em contato conosco!
[pt_view id=”cf03bf0bmr”]
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Primeiramente gostaria de dizer que é incrível o trabalho de vocês no esclarecimento de dúvidas de tanta gente, auxiliando para termos instalações mais eficientes e seguras.
Nesta semana meu aquecedor digital Rheem 22L começou a fazer um barulho de assobio quando inicia a chama do gás, fica assim por alguns segundos e para. Isso coincidiu com o aumento significativo da temperatura na cidade. Teria alguma relação? O que pode causar isso?
Boa tarde Gerson, tudo bem?
Em muitos casos isso significa um problema relacionado a pressão do gás. Mas no caso dos equipamentos da Rheem pode ser o caso de uma configuração do equipamento.
Seja qual for o caso, recomendo o senhor entrar em contato com uma assistência técnica da Rheem para verificar. Fazer a medição da pressão do gás e verificar os parâmetros de configuração do equipamento.
Caso o senhor esteja em São Paulo podemos ajudá-lo. Basta ligar para (11) 2262-9000, Whatsapp (11) 99165-2114, ou se preferir escreva para o e-mail assistencia@aquecenorte.com.br
Olá, tenho um GHW500 da Bosch, foi feito manutenção e está limpo, uso dois P13 ligados junto com uma válvula de 7kg, porém ele está ligando normal mas ao aumentar a pressão da água ele desliga apresentando o código 61, notei que no início o ventilador liga normalmente no início.
Boa tarde Fagner, tudo bem?
O senhor relatou que aumenta a pressão da água. Como exatamente esse aumento foi feito? Foi instalado uma bomba pressurizadora na rede hidráulica doa residência?
Boa noite, tudo bem, primeiramente obrigado pelo retorno, desde quando comprei o aquecedor uso um pressurizador, porém notei que as falhas ocorrem com mais frequência quando aumentamos a pressão do registro do chuveiro, o pressurizador e de 32 litros e está instalado na rede da casa, porém está próximo ao chuveiro, ultimamente começou a apresentar com mais frequência o código 61, desligando primeiro a ventoinha e logo depois a chama, ao reiniciar o aparelho volta ao normal. Ao consultar um técnico foi falado que tenho que trocar a válvula para uma de 10kg para aumentar a vazão do gás e com os botijões de hoje em dia são ruins com baixa pressão, porém achei estranho o erro ser 61.
Boa tarde Fagner, tudo bem?
Agora entendi melhor. Quando o senhor diz pressão, na verdade está se referindo a vazão, quando abre mais o registro de água do chuveiro.
O código 61 diz respeito a ventoinha, então uma possibilidade é que quando o volume de água aumenta, por conta do registro ter sido mais aberto, a ventoinha precisa trabalhar mais e por estar com defeito e/ou com sujeira, acaba dando o código 61.
Sugiro o senhor entrar em contato com uma assistência técnica para verificar essa possibilidade. Caso seja isso, uma manutenção preventiva deve corrigir o problema.
Se o senhor estiver em São Paulo ou proximidades, podemos ajudá-lo. Basta entrar em contato através do número (11) 2262-9000 seja pelo telefone ou por whatsapp, ou se preferir entrar em contato através do nosso e-mail assistencia@aquecenorte.com.br.
Espero ter ajudado.
Boa tarde. O meu gás é um Komeco 20 DI. Ele está funcionando perfeito, aquece normalmente, arma e desarma perfeitamente. Mas ele apita de tempos em tempos. Só isso, é o único sintoma. Não aparece nada no display, nenhum código de erro, nada. Mas o apito não para. Só se eu desligo ou tiro da tomada. Quando ligo de novo, começa a apitar. O que pode ser? Obg.
Christian
Bom dia Christian, tudo bem?
O apito mais comum é quando o aquecedor emite um código de erro. Ele emite esse aviso sonoro e seu display, na maioria dos modelos, fica piscando com um número. Mas como o senhor relatou que não está aparecendo nada no display então a outra possibilidade que enxergamos é quando a pressão do gás está baixa o equipamento pode reverberar e ter um som similar a um apito.
Mas é difícil dizer o que é sem uma análise in loco. Nesse caso recomendo o senhor entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Komeco para analisar o equipamento.
Espero ter ajudado.
Tenho um Rheem de 26 l , casa com bomba para pressurizar a entrada de água de vazão máxima de 35 litros. E 2 botijões de gás 13 kg. Não faz 1 ano. Ele nunca foi excelente, mas com o frio piorou. Agora tenho q ligar o registro de água quente com pouquíssimo fluxo, não posso passar a temperatura acima de 38 graus, senão ele dá código 11. Tive a curiosidade de ver o que estava acontecendo e abri a tampa da frente, só vi a chama no lado direito do queimador. Acho q ele nunca funcionou direito por causa disso.
Boa tarde Soraya, tudo bem?
Inicialmente parece ser um problema ligado ao fornecimento de gás e não ao equipamento em si. O código 11 significa falta de gás. E como a senhora relatou que o problema se agrava no frio tudo indica para esse caminho.
Sugiro a senhora entrar em contato com uma assistência técnica para verificar a pressão do gás, regulador e diâmetro da tubulação de gás.
Caso a senhora esteja em São Paulo podemos ajudá-la. Basta entrar em contato pelo número (11) 2262-9000 (que é tanto telefone quanto número de whatsapp) ou escrever para assistencia@aquecenorte.com.br
Espero ter ajudado.
Oi prezados!
meu aquecedor komeco 22di sempre foi perfeito(sete anos) agora está dando defeito E1. e a ventoinha está com um barulho de rotação mais alto. Me disseram, que, se tiver trocar a válvula e a ventoinha, fica tão caro que o melhor é sucatear e comprar outro. custa caro e não posso agora. É isso mesmo? Mão de obra+ ventoinha +válvula, custaria mais da metade de um novo? Peço a ajuda de vcs.
Boa tarde Paulo, tudo bem?
O código E1 está relacionado ao fornecimento de gás do equipamento. Precisaria de uma assistência técnica autorizada analisar o equipamento pra poder dizer o que exatamente está ocasionando nesse defeito. Pode sim ser um problema na válvula de gás. E sim, se for esse problema ele pode chegar a cerca de metade do valor de um equipamento novo ou até um pouco mais.
Sobre a ventoinha, inicialmente não parece ser um problema nela e sim alguma decorrência do fornecimento de gás. Sendo assim, dificilmente seria necessário troca-la. Mas isso são apenas palpites sem uma análise mais profunda do equipamento.
Espero ter ajudado.