Meu aquecedor a gás demora para esquentar. O que fazer?
Você já se perguntou o do por que o aquecedor a gás demora para esquentar? Poucas coisas são mais frustrantes do que estar ansioso por um bom banho e ter que esperar um tempão pra água esquentar. Se for no frio então isso se torna um pesadelo. Você fica ali parado tremendo com a mão estendida esperando a bendita água quente dar as caras. É horrível. Tem quem inclusive já esteja acostumado com esse obstáculo e já abra os registros antes mesmo de tirar a roupa.
Se não bastasse esse desconforto ainda existe a questão do desperdício de água. Em alguns casos mais extremos essa espera pode durar vários minutos antes da água quente finalmente começar a sair.
Mas será que isso é um defeito do seu aquecedor a gás?
Nesse artigo vamos focar em problemas normalmente encontrados por usuários de aquecedores a gás. São problemas que acabam gerando desconforto no momento do banho além de causar desperdício de água que pode e deve ser evitado.
Porque o aquecedor a gás demora para esquentar
Podemos adiantar de bate-pronto que dificilmente a demora para água esquentar é de fato um defeito do aquecedor a gás. Isso porque aquecedores a gás são equipamentos extremamente confiáveis, especialmente se estivermos falando dos modelos digitais, e aquecem a água quase que instantaneamente. O aquecedor a gás é capaz de aquecer a água em 2 ou 3 segundos.
Mas se o aquecedor a gás aquece a água tão rápido por que na minha casa devo esperar 2 minutos inteiros antes da água quente sair do meu chuveiro?
Essa é uma pergunta bastante comum e a resposta é bem simples. Isso acontece porque na tubulação entre o aquecedor a gás e o ponto de consumo, como sua ducha por exemplo, a água utilizada no banho anterior esfria e fica acumulada. Antes da água quente, que vem do aquecedor a gás, chegar até a ducha ou torneira toda essa água fria precisa sair.
Então como você pode observar no desenho acima quando você abre o registro para tomar um banho o aquecedor a gás esquenta a água muito rapidamente, e essa água quente tem que empurrar toda a água fria antes chegar de fato até a sua ducha.
Quanto maior a distância entre o aquecedor a gás e o ponto de consumo maior será o tempo de espera
Isso acontece porque quanto maior for a distância mais água fica acumulada na tubulação e mais tempo vai demorar para ela sair toda.
Quanto maior o diâmetro da tubulação maior será o tempo de espera
Pelo mesmo motivo citado acima, quanto maior o diâmetro da tubulação mais água ficará acumulada na tubulação.
Quanto menor a vazão da ducha maior será o tempo de espera
Isso porque uma ducha de menor vazão de água vai demorar mais tempo para eliminar toda a água fria acumulada. Isso piora para as torneiras que possuem uma vazão bem menor.
Quanto menor a pressão da água maior será o tempo de espera
Existe uma relação direta entre a pressão e a velocidade da água. Isso significa que quanto menor for a pressão, mais lentamente a água vai percorrer a tubulação e mais tempo vai demorar para ser eliminada.
Desconforto total
Principalmente se você vem do banho no chuveiro elétrico ter que esperar 1, 2, até 5 minutos pra água esquentar é um incômodo muito grande. Pelo fato do chuveiro esquentar a água logo acima da sua cabeça ele não sofre dessa dificuldade.
Essa situação desconfortável piora se você estiver com pressa. E como citamos no inicio desse artigo essa situação no frio é um verdadeiro martírio.
Desperdício de água
Além de ter que ficar esperando a água quente chegar até o ponto de consumo, outro problema aparece nessas situações: o desperdício de água. Existem casos mais extremos onde a água pode demorar até 5 ou 6 minutos pra chegar quente até a ducha. Julgando que uma ducha padrão possui em média uma vazão de 10 litros de água por minuto estamos falando de um desperdício de 50, 60 litros de água.
Estamos falando de 50 litros de água por banho, então se você toma dois banhos por dia são 100 litros/dia. O que resulta em aproximadamente 3.000 litros/mês por pessoa. Numa casa com três pessoas são 9.000 litros. Esse desperdício todo VAI impactar diretamente na conta de água ao final do mês, além de impactar o meio ambiente. É muita água simplesmente descendo pelo ralo.
Mas isso pode ser um defeito do aquecedor a gás?
É bastante improvável que seja um defeito do equipamento. No entanto alguns problemas no aquecedor a gás podem sim agravar essa dificuldade. Obstrução por sujeira, seja no aquecedor a gás em si ou na ducha, pode aumentar ainda mais esse tempo de espera para a água quente chegar.
Nesses casos uma revisão geral do equipamento pode amenizar essa longa espera.
Caso você tenha dúvida se seu aquecedor a gás demora para esquentar é um problema do equipamento em si ou das características de instalação hidráulica uma maneira bem simples de testar é fazer o seguinte:
Abra o registro de algum ponto de consumo de água quente. Então vá até o aquecedor a gás e segure o flexível de água quente, normalmente é o da esquerda. Verifique se o flexível está quente e o quanto tempo ele demorou para esquentar. Um aquecedor a gás funcionando corretamente vai esquentar em poucos segundos, como já citamos anteriormente. Só fique atento, pois dependendo da temperatura configurada no aquecedor a gás, depois de pouco tempo vai ficar bastante incomodo segurar o flexível quente, podendo até causar um pequeno acidente caso permaneça segurando por muito tempo.
O mais prático é efetuar esse teste em duas pessoas. Uma ficará responsável por verificar o flexível de água quente enquanto a outra verificará a temperatura da água saindo no ponto de consumo.
Otimize o uso do seu aquecedor a gás
Como mencionamos nos tópicos anteriores, espera-se com a instalação de um aquecedor a gás o máximo conforto e economia. Independente se for para a hora do banho ou mesmo para tarefas rotineiras. Ter água quente de forma rápida e eficiente é o que acaba fazendo as pessoas buscarem esse tipo de equipamento. Quando o aquecedor a gás demora para esquentar a frustração e o desconforto são muito grandes.
Diante de tudo o que foi exposto nesse artigo, com certeza você deve estar se perguntando: “Qual a solução para resolver todos os problemas?”. A solução mais óbvia é instalar o aquecedor a gás o mais próximo possível dos pontos de consumo. No entanto isso nem sempre é possível. Casas grandes por exemplo possuem seus pontos de consumo espalhados. Uns estarão mais próximos, outros bem distante.
Nesses casos podemos recorrer aos sistemas de recirculação de água quente. E você pode saber mais sobre eles nesse artigo aqui!
Boa Tarde! Em meu apartamento. Tenho 03 pontos de água quente: na cozinha, torneira e chuveiro do banheiro. Há poucos dias a torneira do cozinha parou de esquentar a água. Porém os 02 pontos do banheiro. Estão aquecendo normalmente. Obs: O aquecedor está instalado na lavanderia + ou – 3.5 m da cozinha. O que pode ser? Antecipo meus agradecimentos…
Bom dia Marcelo, tudo bem?
Provavelmente esse ponto que não esquenta não está tendo vazão e/ou pressão suficiente para ativar o aquecedor. Isso pode ter acontecido por conta de acúmulo de sujeira em seu arejador. Sugiro remove-lo e limpa-lo.
Provavelmente se abrir algum ponto que está funcionado e logo em seguida abrir esse a água quente vai chegar até ele.
Isso acontece porque o aquecedor a gás é ativado pelo fluxo de água. Se o mesmo for baixo ou não tiver pressão suficiente o aquecedor não ativa.
Ola, instalei um aparelho Lorenzetti LZ 750 BP GLP, em um petshop para atender 2 lavatórios. Foi instalado hoje porém não aquece o que eu imaginava, usando apenas 1 lavatórios ele mal quebra o gelo da água, só esquenta bastante quando diminui o fluxo de água. Ainda não instalamos a chaminé, isso pode influenciar ?Ou está mal do mencionado? Obs. A temperatura para banho dos pets é morna, em torno de 30 C
Boa tarde Leonardo, tudo bem?
Temos algumas possibilidades aqui, entre elas o dimensionamento. Esse aquecedor só fornece 7,5 l/min. Não é muito. Podendo atender no máximo uma ducha de baixa vazão ou uma torneira. Imaginando que cada lavatório possui vazão média de 4 l/min cada, utilizar os dois simultaneamente já ultrapassaria um pouco a capacidade do equipamento. Mas mesmo assim daria pra esquenta-los. Então imagino que o problema esteja ligado a instalação mal feita.
Recomendo o senhor entrar em contato com a empresa responsável pela instalação para verificar. Inclusive para instalar a chaminé que é necessária para a segurança dos usuários do equipamento. O gás emitido pelo aquecedor a gás é o dióxido de carbono, um gás tóxico, inclusive para animais. Em altas concentrações ele pode levar a óbito.
Olá, boa tarde!
Muito legal o trabalho que vcs fazem, ajudam mta gente, parabéns!
O aquecedor da minha casa às vezes desarma assim que ligo o quente do chuveiro de uma suíte +- uns 15m de distância do aparelho. Depois de alguns minutos esperando esquentar, vejo lá que desarmou e ligo o aquecedor de volta, mas fica instável, esfriando e esquentando sozinho. Todo banho é uma caixinha de surpresa pra mim hahaha vcs têm ideia do problema?
Obrigado!
Bom dia Leandro, tudo bem?
Pelo seu relato inicial acredito que seja um problema de desequilíbrio hidráulico. Nesse artigo explicamos esse problema em detalhes:
https://norteaquecedores.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/
Espero que o artigo te ajude!
Tenho um aquecedor da marca rinnai 21 litros digital, ele demora muito pra esquentar as torneiras da cozinha e banheiro fica a 3 metros de distância do aparelho o que pode ser feito para aquecer mais rápido, pois acaba desperdiçando muita água? Minhas torneiras são manocomando
Bom dia Liliane, tudo bem?
Essa demora só acontece com as torneiras? A senhora nota se ao abrir a torneira o aquecedor a gás liga instantaneamente ou ele demora a ligar?
As torneiras tem uma característica que dificulta sua utilização com aquecedores a gás. Sua passagem de água é muito estreita. Isso gera uma diminuição na pressão de água e restringe o volume de água. O que muito provavelmente está ocorrendo no caso da senhora é que a vazão e a pressão da água nessas torneiras é baixa, então a água fria que fica armazenada no encanamento demora a sair toda.
A principio uma bomba pressurizadora para aumentar a pressão da água ajudaria nesse caso, mas não eliminaria totalmente a lentidão no aquecimento. Já o sistema de recirculação de água tem potencial pra acabar com o problema. Você pode ler mais sobre ele nesse artigo:
https://norteaquecedores.com.br/blog/sistema-de-recirculacao-de-agua-quente/
Espero ter ajudado.
A água da minha torneira da pia demora esquentar. Moro num sobrado e instalamos na casa o aquecedor a gás. Nos banheiros e na cozinha. Porém as torneiras qdo ligamos , demora esquentar um desperdício total de água. O q pode ser?
Bom dia Simone, tudo bem?
Essa torneira está a qual distância do seu aquecedor a gás? Ela é de monocomando ou possui ambos os registros de água quente e água fria?
Olá! Meu chuveiro é a gás e a temperatura mínima dele é 36°C. Eu estou achando essa mínima muito quente. Em dias de muito calor eu preciso abrir a fria, em dias frios eu não aumento a temperatura pq já está sendo suficiente. Antes, em dias frios eu usava em média 40°C, as vezes um pouco mais até, agora eu não vejo a possibilidade de aumentar até essa temperatura já q os 36°C já está sendo suficiente.
O registro da água fria entende também a descarga, então não posso deixá-lo fechado. O que vocês acham? É um problema?
Muito obrigada desde já.
Boa tarde Mirtes, tudo bem?
O ponto de consumo alimentado pelo aquecedor a gás precisa possuir um misturador com registros para água quente e para a água fria. Assim em dias muito quentes você pode temperar a água abrindo um pouco o registro de água fria.