Aquecedor instalado. Descubra os erros dos instaladores.
Você comprou um aquecedor a gás e agora é a hora de ter seu aquecedor instalado. O que fazer?
No que você deve ficar atento na hora que o instalador for realizar o serviço?
O aquecedor a gás é um aparelho de grande complexidade, com tecnologia de ponta, e deve ser instalado por pessoal altamente treinado.
Como consumidor que deseja ter o produto que você adquiriu operando perfeitamente, saber como funciona a instalação pode te livrar de muita dor de cabeça e chateação. E não se esqueça uma boa instalação evita a troca de peças e gastos desnecessário na futura manutenção preventiva daqui um ano.
Aquecedor instalado – Chaminé e Duto de exaustão
O uso da chaminé é obrigatório, é um equipamento de segurança, por isso você precisa ficar a atento a sua instalação. A chaminé serve para expulsar a combustão dos gases queimados, como monóxido de carbono. Está operação se realiza no interior do aquecedor a gás, assim que ele é acionado pela passagem da água.
A chama de gás é então acessa e a queima acontece. Os gases nocivos são liberados pela chaminé. É por meio dela que o ar é renovado no duto de exaustão. Este duto tem a cor cinza com diâmetro de uns 5cm, e é por onde o gás passa até ser liberado pela chaminé.
Critérios para instalação da chaminé e do duto de exaustão
Chaminé:
Comprimento máximo da chaminé: 2 metros, com no máximo 2 ou 3 curvas de 90 graus. As curvas dificultam a saída do ar, por isso evite que façam muitas curvas.
- Deve ser Instalado em área incombustível, local de segurança contra incêndios.
- O duto de chaminé individual pode chegar 15cm de diâmetro e resistente a corrosão, obrigatório o uso de abraçadeira. No manual de instruções está relacionado o tamanho ideal para cada aquecedor a gás.
- A vedação da chaminé e uniões é de extrema importância isso evita o retorno dos gases ao aparelho.
- A altura entre o aquecedor e a saída da chaminé deve ser no máximo 100cm.
- A distância do chapéu chinês (fica no final do duto da chaminé por onde saem os gases) à superfície da parede, precisa de pelo menos 30cm.
- Confirme com o instalador se não está ocorrendo o retorno de vento pela chaminé, ventos laterais ao aparelho, exaustão insuficiente,podem formar a condensação de água no trocador, ocasionando inclusive gotejamentos.
- A chaminé deve ser voltada para o ambiente externo com a instalação de materiais específicos para esse fim.
Duto de exaustão:
- Utilização de abraçadeiras adequadas para fixar o duto de exaustão ao aquecedor.
- Após a instalação certifique-se com o instalador da perfeita vedação com as peças que compõem o duto de exaustão. A vedação da chaminé e uniões deve ser garantida para que não tenha retorno dos gases de exaustão ao aparelho.
- O material do duto deve ser resistente ao fogo.
- A Instalação deve ser feita em locais onde as paredes apresentam requisitos de segurança contra incêndio ou locais onde possa manter distância adequada para se prevenir do fogo.
- O duto de exaustão não é suporte para objetos, nem pode ficar apoiado em materiais que podem pegar fogo, pois ele esquenta. Este é um risco real. Fique atento.
- Certifique-se que toda instalação seja feita por técnicos especializados.
Veja algumas fotos para que você possa comparar com a instalação feita na sua casa ou apartamento.
Aquecedor instalado de forma inadequada, com peças erradas ou não originas, material inflamável e em local sem ventilação acarretam erros no funcionamento do seu aquecedor a gás. Estar atento a instalação do aparelho é evitar futuros transtornos.
Aquecedor instalado com Materiais de fábrica:
- Esta é uma informação muito importante. Os materiais usados na instalação do aquecedor a gás, assim como todos os seus componentes, como fluxo de ar, de água, gás, duto de exaustão, chaminé devem ser de alta qualidade.
- Os dutos devem ser fabricados com materiais corretos e resistentes a corrosão dos gases e intempéries da natureza. O duto dos gases de combustão não devem ter o seu diâmetro reduzido a valores menores do que os determinados nos manuais de cada fabricante.
- Os dutos deve ser fabricados com materiais incombustíveis:
- Suportar temperatura superior a 200°C;
- Ser resistente a corrosão
- Os terminais das chaminés individuais devem ser confeccionados com materiais incombustíveis, resistentes ao calor e a corrosão e devem estar convenientemente fixados de forma a evitar deslocamentos em função de esforços externos (ventos, etc.).
- Contratar assistência técnica indicada pela fabricante do aquecedor a gás que você comprou é garantia de ter peças originais com qualidade e durabilidade.
Contudo questione o instalador sobre os materiais e sua qualidade, um consumidor que demostrar estar atento a sua compra normalmente é levado a sério.
Aquecedor Instalado segue normas rígidas:
Existem normas que regem a instalação do aquecedor a gás, os procedimentos devem ser seguidos e efetuados por toda assistência técnica especializada, e que seja indicada pela empresa que fabrica o aquecedor a gás. A lista de assistência técnica você encontra no site da empresa.
Abagás – Associação Brasileira de Aquecedores a gás, exigi que todo aquecedor instalado siga a Norma 13.103 da da ABTN Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Para que serve a norma técnica?
Promover a qualidade e a segurança de produtos, processos e serviços por meio de técnicas. As Normas Técnicas fazem as coisas funcionarem de forma segura e sem problemas em todos os níveis das cidades.
Veja algumas normas e o quão elas estão atreladas a qualidade e segurança:
Artigo 4.1.9.. A chaminé individual deve ter o menor percurso possível, evitando-se extensões horizontais e curvas de 90.
Artigo. 3.1.2 – A execução das instalações dos aparelhos de utilização a gás, bem como o remanejamento delas, devem ser realizados com técnicos com treinamentos específicos.
3.1.3.
Isso mostra a importância de uma assistência técnica autorizada pela fabricante do seu aquecedor a gás, isso é garantia que as normas serão seguidas devidamente para sua segurança e de sua família.
Isso são apenas algumas informações que você precisa saber, se quiser entender mais sobre a instalação do seu aquecedor a gás click no link e descubra tudo para questionar seu instalador.
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Boa tarde!
Eu moro num prédio baixo, que tem apartamento no térreo, e dois acima, ou seja, eu moro no segundo andar, e o morador que mora no térreo tem um aquecedor a gás, só não sei lhe dizer qual o modelo do aquecedor dele, mas mesmo com a janela da minha cozinha viver constantemente fechada, eu sinto o cheiro de monóxido de carbono. A minha pergunta é: Esse cheiro que eu sinto aqui do meu apartamento faz mal?
E também vc poderia me indicar uma marca confiável para um chuveiro e duas torneiras l?
Desde já agradeço.
Boa tarde Isabel, tudo bem?
Sim, infelizmente o monóxido de carbono é tóxico. Em uma exposição maior ele pode inclusive levar a óbito.
Escrevemos inclusive um artigo sobre. A senhora pode conferir aqui:
https://norteaquecedores.com.br/blog/monoxido-de-carbono/
Recomendo a senhora entrar em contato com seu vizinho e agendar com uma empresa especializada para analisar a instalação e descobrir porque, mesmo com a janela fechada, o monóxido de carbono está retornando pra sua residência. Pode ser um problema de instalação.
Sobre a recomendação de uma marca confiável aqui a gente recomenda Rinnai ou Rheem. Ambas são marcas de origem japonesa e de extrema confiança.
Espero ter ajudado.
Boa tarde:
Tenho uma dúvida Um rapaz instalou o meu varal de teto e c corda está encostando no duto do aquecedor. Há algum problema?
Boa tarde Everli, tudo bem?
Tem problema sim, especialmente se o material dessa corda for sintético. O duto de exaustão do aquecedor a gás esquenta muito quando o aquecedor está em funcionamento e tem o risco de derreter ou romper a corda.
Olá,
Na lavanderia onde vamos instalar o aquecedor não é possível cortar a parede para colocar o duto de exaustão, pois é uma viga. Posso colocar ele na janela? Qual a melhor forma de fazer isso para que fique seguro?
Dá para fazer algo assim?
https://sindicolegal.com/wp-content/uploads/2021/07/aquecedor-a-gas-sindicolegal-696×461.jpg
Boa tarde Fabiana, tudo bem?
É possível sim. Inclusive é bem comum esse tipo de instalação.
A maneira mais segura é você entrar em contato com uma empresa especializada em instalação de aquecedores a gás. A maioria não faz esse tipo de produto, mas vai ter fornecedores próprios e saberá fazer a instalação ou indicar profissionais que façam.
Boa noite. Contratei a instalação de um aparelho AQUECEDOR LZ750 7,5 L GN. Foi instalado na área de serviço com a chaminé para fora da janela, conforme exigido. Ocorre que nesta área de serviço venta bastante e a chama esta apagando na função inverno. Os técnicos já colocaram a posição do t para baixo, mas mesmo assim se estiver vetando, impossível tomar banho quente. Qual a solução para este caso? Obrigada.
Boa tarde Daniela, tudo bem?
Infelizmente a única solução para seu caso seria a troca do aquecedor por um modelo de exaustão forçada. Explico!
O aquecedor da senhora possui sistema de exaustão natural. Ou seja, os gases queimados saem do equipamento naturalmente. Sendo assim, em locais com incidencia grande de vendo esses gases são incapazes de sair do equipamento e ainda dependendo do caso, como o seu por exemplo, o vento entra no equipamento e apaga a chama.
Já os aquecedores de exaustão forçada possuem uma ventoinha responsável por expelir esses gases. Essa ventoinha também acaba servindo como uma espécie de barreira para não deixar o vento entrar no equipamento. É claro que, se o vento for muito, muito forte, isso ainda pode acontecer, mas é uma situação bem mais rara com aquecedores de exaustão forçada.
Esse é um dos motivos que os aquecedores mecânicos não são mais recomendados para apartamentos a partir do quarto andar ou superior. Nesse cenário é sempre mais recomendado partir para os aquecedores a gás digitais (que são todos de exaustão forçada).
Espero ter ajudado,
Comprei um imóvel na planta, já projetado para um aquecedor de 36 litros e diâmetro de saída de 100 mm. Ocorre que somos apenas duas pessoas e não vejo necessidade de um aquecedor desse porte, que, imagino, tenha um consumo maior do que um de 27 litros. Porém, o duto do aquecedor de 27 litros é de 80 mm. Será que posso instalar o de 27 litros com essa diferença no tamanho do duto de saída?
Bom dia Luciana, tudo bem?
Sim, você pode instalar um aquecedor a gás com o duto menor, mas terá que adaptar o furo na parede. Consulte a empresa que você for contratar para a instalação do aquecedor que eles te darão a melhor solução.
Um aquecedor a gás de 36 l/min tem um custo de aquisição consideravelmente maior que um de 27 l/min. Mas a questão do consumo vai depender mais da vazão da sua ducha e dos hábitos de banho (quantidade e duração dos banhos). Por exemplo: digamos que na sua residência vocês instalem uma ducha de 10 l/min, e cada uma das duas pessoas tome dois banhos por dia de em média 10 minutos cada. O consumo vai ser praticamente o mesmo tanto no equipamento de 36 quanto no de 27. O que impactaria no consumo desse exemplo é apenas o rendimento de cada equipamento, que costuma variar de 84 a 86%. Mas a diferença é bem pequena.
Mas novamente, se um equipamento de 27 l/min, ou até mesmo menor, atende bem a necessidade da sua residência, opte por ele, pois vai economizar bastante na aquisição do equipamento.