Aquecedor instalado. Descubra os erros dos instaladores.
Você comprou um aquecedor a gás e agora é a hora de ter seu aquecedor instalado. O que fazer?
No que você deve ficar atento na hora que o instalador for realizar o serviço?
O aquecedor a gás é um aparelho de grande complexidade, com tecnologia de ponta, e deve ser instalado por pessoal altamente treinado.
Como consumidor que deseja ter o produto que você adquiriu operando perfeitamente, saber como funciona a instalação pode te livrar de muita dor de cabeça e chateação. E não se esqueça uma boa instalação evita a troca de peças e gastos desnecessário na futura manutenção preventiva daqui um ano.
Aquecedor instalado – Chaminé e Duto de exaustão
O uso da chaminé é obrigatório, é um equipamento de segurança, por isso você precisa ficar a atento a sua instalação. A chaminé serve para expulsar a combustão dos gases queimados, como monóxido de carbono. Está operação se realiza no interior do aquecedor a gás, assim que ele é acionado pela passagem da água.
A chama de gás é então acessa e a queima acontece. Os gases nocivos são liberados pela chaminé. É por meio dela que o ar é renovado no duto de exaustão. Este duto tem a cor cinza com diâmetro de uns 5cm, e é por onde o gás passa até ser liberado pela chaminé.
Critérios para instalação da chaminé e do duto de exaustão
Chaminé:
Comprimento máximo da chaminé: 2 metros, com no máximo 2 ou 3 curvas de 90 graus. As curvas dificultam a saída do ar, por isso evite que façam muitas curvas.
- Deve ser Instalado em área incombustível, local de segurança contra incêndios.
- O duto de chaminé individual pode chegar 15cm de diâmetro e resistente a corrosão, obrigatório o uso de abraçadeira. No manual de instruções está relacionado o tamanho ideal para cada aquecedor a gás.
- A vedação da chaminé e uniões é de extrema importância isso evita o retorno dos gases ao aparelho.
- A altura entre o aquecedor e a saída da chaminé deve ser no máximo 100cm.
- A distância do chapéu chinês (fica no final do duto da chaminé por onde saem os gases) à superfície da parede, precisa de pelo menos 30cm.
- Confirme com o instalador se não está ocorrendo o retorno de vento pela chaminé, ventos laterais ao aparelho, exaustão insuficiente,podem formar a condensação de água no trocador, ocasionando inclusive gotejamentos.
- A chaminé deve ser voltada para o ambiente externo com a instalação de materiais específicos para esse fim.
Duto de exaustão:
- Utilização de abraçadeiras adequadas para fixar o duto de exaustão ao aquecedor.
- Após a instalação certifique-se com o instalador da perfeita vedação com as peças que compõem o duto de exaustão. A vedação da chaminé e uniões deve ser garantida para que não tenha retorno dos gases de exaustão ao aparelho.
- O material do duto deve ser resistente ao fogo.
- A Instalação deve ser feita em locais onde as paredes apresentam requisitos de segurança contra incêndio ou locais onde possa manter distância adequada para se prevenir do fogo.
- O duto de exaustão não é suporte para objetos, nem pode ficar apoiado em materiais que podem pegar fogo, pois ele esquenta. Este é um risco real. Fique atento.
- Certifique-se que toda instalação seja feita por técnicos especializados.
Veja algumas fotos para que você possa comparar com a instalação feita na sua casa ou apartamento.
Aquecedor instalado de forma inadequada, com peças erradas ou não originas, material inflamável e em local sem ventilação acarretam erros no funcionamento do seu aquecedor a gás. Estar atento a instalação do aparelho é evitar futuros transtornos.
Aquecedor instalado com Materiais de fábrica:
- Esta é uma informação muito importante. Os materiais usados na instalação do aquecedor a gás, assim como todos os seus componentes, como fluxo de ar, de água, gás, duto de exaustão, chaminé devem ser de alta qualidade.
- Os dutos devem ser fabricados com materiais corretos e resistentes a corrosão dos gases e intempéries da natureza. O duto dos gases de combustão não devem ter o seu diâmetro reduzido a valores menores do que os determinados nos manuais de cada fabricante.
- Os dutos deve ser fabricados com materiais incombustíveis:
- Suportar temperatura superior a 200°C;
- Ser resistente a corrosão
- Os terminais das chaminés individuais devem ser confeccionados com materiais incombustíveis, resistentes ao calor e a corrosão e devem estar convenientemente fixados de forma a evitar deslocamentos em função de esforços externos (ventos, etc.).
- Contratar assistência técnica indicada pela fabricante do aquecedor a gás que você comprou é garantia de ter peças originais com qualidade e durabilidade.
Contudo questione o instalador sobre os materiais e sua qualidade, um consumidor que demostrar estar atento a sua compra normalmente é levado a sério.
Aquecedor Instalado segue normas rígidas:
Existem normas que regem a instalação do aquecedor a gás, os procedimentos devem ser seguidos e efetuados por toda assistência técnica especializada, e que seja indicada pela empresa que fabrica o aquecedor a gás. A lista de assistência técnica você encontra no site da empresa.
Abagás – Associação Brasileira de Aquecedores a gás, exigi que todo aquecedor instalado siga a Norma 13.103 da da ABTN Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Para que serve a norma técnica?
Promover a qualidade e a segurança de produtos, processos e serviços por meio de técnicas. As Normas Técnicas fazem as coisas funcionarem de forma segura e sem problemas em todos os níveis das cidades.
Veja algumas normas e o quão elas estão atreladas a qualidade e segurança:
Artigo 4.1.9.. A chaminé individual deve ter o menor percurso possível, evitando-se extensões horizontais e curvas de 90.
Artigo. 3.1.2 – A execução das instalações dos aparelhos de utilização a gás, bem como o remanejamento delas, devem ser realizados com técnicos com treinamentos específicos.
3.1.3.
Isso mostra a importância de uma assistência técnica autorizada pela fabricante do seu aquecedor a gás, isso é garantia que as normas serão seguidas devidamente para sua segurança e de sua família.
Isso são apenas algumas informações que você precisa saber, se quiser entender mais sobre a instalação do seu aquecedor a gás click no link e descubra tudo para questionar seu instalador.
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Boa noite. Moro num sobrado onde a chamine do vizinho fica ao lado do muro, e o vento constantemente traz os gases oriundos da combustão para dentro da minha cozinha, pois é muito próximo. Pode ser prolongado o chaminé para que esses gases sejam expelidos numa altura maior, acima do telhado por ex? Como deve ser feito esse prolongamento?
Boa tarde Ana, tudo bem?
É difícil dizer sem analisar essa instalação. Depende do tipo do aquecedor e de como ele foi instalado. Prolongar demais o duto pode causar uma condensação dos gases expelidos e danificar o equipamento.
Recomendo a senhora conversar com seu vizinho e chamar uma empresa especializada para analisar essa instalação e buscar uma nova posição para a exaustão do aquecedor, que fique dentro das normas ao mesmo tempo que não leve os gases expelidos para a residência da senhora.
Caso estejam na região de São Paulo ou proximidades, podemos ajudar. Basta ligar para (11) 2262-9000, Whatsapp (11) 99165-2114 ou escrever para assistencia@aquecenorte.com.br.
Espero ter ajudado.
Boa tarde, tenho um aquecedor a Gás natural de 7,5 Litros LZ750BP Lorenzetti, o mesmo tem saída da chaminé de 90mm.
sendo que no meu apartamento o padrão da saída da chaminé T, tem diâmetro de 60 mm e é padrão do condomínio e não posso alterar, será que posso utilizar uma redução de 90mm para 60mm e seguir com o tubo de 60mm até a chaminé?
pois comprei o aparelho e a empresa de gás Naturgy, que faz a distribuição aqui no Rio de Janeiro não religou o meu gás alegando que eu teria que trocar a saída da chaminé para uma de 90mm, ou remover o aparelho, infelizmente não tenho como modificar a saída para uma de 90 por determinação do condomínio. acredito que se eu colocar um redutor de 90 para 60mm e a mangueira, iria sanar meus problemas mais tenho medo de mexer nesta parte e comprometer minha segurança.
Boa tarde Rogério, tudo bem?
Não é permitido reduzir o diâmetro. Instalar com uma redução deixaria a instalação fora de norma, reduziria a vida útil do aquecedor e colocaria a vida dos residentes em perigo.
Como o seu prédio não permite a mudança a única saída que enxergamos para seu caso é trocar de aquecedor. Procurar um modelo de exaustão forçada que possuem diâmetro de 60mm. Até porque, dependendo de que andar o senhor está localizado, aquecedores a gás mecânicos, como o LZ750BP não são recomendados.
Espero ter esclarecido.
Olá, boa noite! Estou colocando pela primeira vez um Aquecedor no meu apto. Acontece que o apartamento foi entregue pela construtora com o duto e a chaminé já instalados. O duto possui diâmetro de 13cm (130mm). O aquecedor que comprei possui uma saída de exaustão do gás em tamanho menor ( aproximadamente 6,5 cm). (É um Lorenzezetti Lz 2000.)
O técnico me disse que o uso de um adaptador pode não ser aceito pela Naturgy (empresa fornecedora de gás).
Mas segundo li aqui nos seus comentários que com relação a Norma Técnica (ANBT), é possível usar um adaptador para acoplar a saída menor de exaustão do aquecedor a saída maior da chaminé sem problemas.
1 – Pode me confirmar essa informação? A empresa poderia proibir esse adaptador?
2 – Apesar de nunca ter havido aquecedor nesse apto, a construção do imóvel data de julho de 2007. Meu receio é que esse duto que vem embutido no teto pela construtura já esteja “velho” mesmo sem ter sido usado.
(O instalador nada disse sobre a necessidade de trocar). É seguro mesmo não trocá-lo? O que vcs me recomendam?
Muitooo obrigada pela ajuda!
Bom dia Cyanne, tudo bem?
Nesse caso não teria problema nenhum em utilizar um adaptador para encaixar o duto do aquecedor nesse outro duto já existente. O problema seria se fosse o contrário, se do aquecedor fosse maior e fosse encaixar em um duto menor.
E não, se está dentro da norma a empresa não pode proibir.
Já a respeito da idade do duto, nesse caso o ideal seria mesmo trocar o que já está aí. Mesmo que nunca tenha sido utilizado, nesses 15 anos o duto pode ter ressecado e ter sido comprometido. Então mesmo dentro do gesso, recomendamos pela troca.
Espero ter ajudado
Olá, posso colocar o aquecedor a gas digital com exaustão forçada próximo ao botijao P45? qual distancia devo respeitar? seria em uma “casinha” na área externa com cobertura e porta ventilada
Bom dia Marcelo, tudo bem?
A distância não precisa ser muita, mas precisa ter uma seperação física em alvenaria entre o aquecedor a gás e os botijões. Como o senhor disse em seu comentário, seria uma espécie de casinha na área esterna para os botijões e outra para o aquecedor a gás.
Espero ter esclarecido.
Boa noite.
Comprei um aquecedor com a saida de 60mm, acontece que a chaminé do apartamento tem a saída de 100mm. Sendo assim o técnico disse que não tem problema, pois ele colocaria um aro de arremate de 60 mm na parede com o cano da chaminé, fazendo assim o acabamento.
Está correto dessa forma?
Bom dia Robson, tudo bem?
A orientação do técnico está correta sim.
Já se a situação fosse inversa teríamos um problema, já que deixaria a instalação fora de norma.