Boiler ou Aquecedor a Gás? Saiba qual a melhor escolha para sua residência
O aquecimento da água em uma casa é de grande importância – todos querem garantir um banho quente, principalmente nos dias mais frios, não é mesmo? Além disso, muitos usam a água aquecida do boiler ou do aquecedor a gás na pia do banheiro ou para lavar a louça. Deste modo, é preciso pensar bem em qual tipo de aquecedor instalar a fim de não ter problemas no futuro.
Ele deve ser adequado ao local de instalação e tamanho que comporte o uso feito da água aquecida em sua casa.
Neste conteúdo, você vai saber as diferenças de dois tipos de aquecedores: o boiler e o aquecedor a gás. Confira e escolha o melhor para você.
Aquecedor a gás
Estes modelos existem há muito tempo, mas se tornaram mais comuns a partir dos anos 2000, após a crise de energia que o país passou.
Como funcionam
O aquecedor a gás, ou aquecedor de passagem a gás, funciona da seguinte forma: a água do aquecedor é aquecida através de uma chama alimentada por gás, conforme passa pelo aparelho. Portanto, na hora que você liga a ducha, o gás é liberado e acende uma chama de maneira automática. Com isso, a serpentina existente no equipamento é aquecida até você desligar o registro e o fluxo de água seja interrompido.
O aquecimento da água é praticamente instantâneo, demorando poucos segundos para água atingir a temperatura configurada. No entanto é bem comum que água que sai na ducha estar fria no início. Isso acontece pois a água que está acumulada na tubulação está fria. Então essa água tem que sair antes da água quente chegar.
A chama do aquecedor de passagem se mantém por meio de gás natural (GN) ou do gás liquefeito de petróleo (GLP), que é usado no botijão de cozinha.
Mecânico X Digital
Existem equipamentos que funcionam à pilha e que não precisam de energia elétrica. E tem também os digitais que são ligados na tomada e possuem uma tecnologia mais moderna.
A instalação normalmente é em local com bastante ventilação – logo, normalmente não pode ser instalado no banheiro.
Capacidade
Os equipamentos têm diversos tamanhos e capacidades – o que definirá a escolha é a vazão das duchas e torneiras. Assim como a quantidade de pontos normalmente são usados ao mesmo tempo na residência.
A capacidade pode variar bastante com equipamentos menores de 8 ou 10 litros de água por minuto capazes de atender apenas uma única ducha por vez. Já os aquecedores com capacidade de 12 a 26 litros por minuto são considerados intermediários. Por fim, os maiores aquecedores, que vão de 30 a 48 litros sendo capazes de atender de 3 a 5 duchas simultaneamente.
Estes equipamentos são bem compactos e ideais para apartamentos, mas podem ser usados em casas sem problema nenhum. São extremamente seguros e não há chances da água acabar no meio do banho. Além disso, acendem de forma automática e logo depois que a água é liberada. Pode ser usado em diversos pontos da casa, apesar de a eficiência ser repartida entre eles (por isso a importância de comprar o equipamento certo para as suas necessidades).
Boilers – Aquecedores de Acumulação
O boiler nada mais é do que um reservatório térmico (vertical ou horizontal), capaz de guardar e aquecer a água.
Existem três tipos de boilers usados comumente: os boilers elétricos, os boilers a gás e os boilers solares. O mais favorável é o boiler solar, pois usa energia limpa e gratuita, fazendo parte de um sistema solar. Já o a gás, fica em segundo, afinal é mais barato que energia elétrica. O boiler elétrico, portanto consome a energia mais cara.
Os boilers também são chamados de aquecedores de acumulação. Isso significa que a água quente fica acumulada no equipamento que tem a missão de preservar e compensar a temperatura. Para isto, é usado um termostato, bem como o revestimento térmico do equipamento.
Boiler a Gás
No caso do boiler a gás a chama (também conhecida como chama-piloto) fica acesa constantemente e o termostato regula sua intensidade. Quando a temperatura da água dentro do boiler cai para abaixo do configurado a chama aumenta, assim esquentando a água novamente até chegar a temperatura ideal.
Esse processo se repete por todo o tempo.
E assim como o aquecedor a gás o boiler pode funcionar tanto com gás natural (GN) quanto gás liquefeito de petróleo (GLP).
Boiler Elétrico e Solar
O funcionamento do Boiler elétrico é bem similar ao do boiler a gás, só que ao invés de uma chama-piloto o boiler elétrico possui uma resistência elétrica que vai ficar ligada até que a água chegue a temperatura configurada.
Já o boiler solar também possui uma resistência elétrica (mas localizada numa posição diferente dos boilers elétricos). A diferença aqui é que a água quente virá dos coletores solares que serão os responsáveis pelo trabalho pesado do aquecimento. Aqui a resistência só atuará para compensar a perda de temperatura que ocorre durante a noite e nos dias sem sol.
A Capacidade do Boiler
A capacidade pode variar de 50 a mil litros de água para as casas. Por isso, são indicados para residências maiores, com mais consumo de água e grandes pontos de demanda como é o caso de uma banheira, por exemplo.
O equipamento é tão seguro quanto os aquecedores a gás e também oferecem fornecimento constante da água. Também são duráveis e possibilitam controle eficaz da temperatura. Normalmente, os boilers ficam em cima da casa e abaixo do nível da caixa d´água.
Este equipamento consome mais energia, pois fica sempre ligado para manter a água quente. Há meios de reduzir este consumo como instalar um timer que aciona o sistema por um tempo determinado pelo usuário, por exemplo, perto do horário em que os chuveiros serão mais usados.
Como escolher o aquecedor correto?
Os aquecedores de passagem são menores, mais práticos e mais baratos. Por isso para a demanda residencial são mais indicados que os boilers.
Por outro lado se na sua residência existe uma demanda muito grande por água quente, os boilers são uma escolha melhor, apesar do seu valor mais elevado. Por isso são bastante usados no comércio.
Também existe a possibilidade de combinar os dois tipos de aquecimento em sistemas mistos. Esse tipo de aquecimento que utiliza tanto o aquecedor de passagem, quanto o boiler é conhecido como sistema conjugado ou central térmica.
O aquecedor de passagem é conectado a um boiler. Sendo o aquecedor de passagem responsável pelo aquecimento inicial da água e o boiler por preserva-la quente. Logo, sempre terá água disponível como ocorre com o boiler.
O boiler consome mais energia, mas como já vimos, um timer pode ajudar na redução. Já o consumo de água não depende tanto dos equipamentos, mas sim dos seus hábitos e o da sua família. As características da instalação também podem influenciar.
Escolha com calma e segurança
Você não precisa fazer esta escolha sozinho: existem profissionais capacitados para analisar a sua casa ou apartamento e assim te ajudar na escolha. Normalmente, residências com menos demanda utilizam o aquecimento de passagem e os com mais, podem usar os boilers.
Além disso, se você ainda está construindo a sua casa, pense em caixas d’água bem altas, bem como em ter mais de um aquecedor: se um der problemas, você tem outro. O mesmo vale para diferentes tipos de aquecedores.
Outra dica: não se apresse em tentar entender todas as especificidades de cada equipamento. São itens complexos, com variáveis, custo-benefício diferentes e que exigem muita pesquisa para fazer a escolha mais assertiva.
Portanto, na hora de fechar negócio tire todas as suas dúvidas: tempo de instalação, valor necessário para isso, manutenção, tempo de manutenção, durabilidade, usabilidade, garantias, segurança, consumo de água, etc.
De qualquer forma, todos os equipamentos serão mais vantajosos que o aquecimento elétrico comum.
Gostou do conteúdo? Assine a newsletter da Norte Aquecedores e fique por dentro de todas as novidades relacionadas a aquecimento, seja com boilers ou de passagem
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Boa tarde,
gostei muito da matéria muito esclarecedora, pelo menos pra mim, que sou leigo e estou construindo uma casa e pensando em uma forma alternativa de aquecimento.
Pena que a sua empresa fica em São Paulo, moro em Vitória no ES e seria um cliente caso pudesse atender aqui.
Boa tarde Rodrigo. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo, estamos trabalhando cada vez mais para poder entregar a vocês clientes conteúdos que realmente agreguem e que façam a diferença.
Continue acompanhando o nosso blog, já estamos trabalhando em uma nova leva de conteúdos.
Abraços
Olá.
Considerando que terei geração de energia fotovoltaica me sugeriram colocar boiler elétrico e ainda aquecedor a gás de passagem como back up. Ideia seria usar o gas em necessidades específicas de falta de temperatura no boiler. Ou eventualmente programar para o boiler ficar numa temperatura amena e complementar com o gás. O que lhes parece, faz sentido? Se não, o que sugerem?
Boa tarde Leonardo. Muito obrigado pelo conato.
Nesse caso o sistema pode ser configurado para que o aquecimento proveniente da energia elétrica seja o principal e caso ocorrer necessidade o aquecedor a gás completaria. Posso citar um exemplo em que o aquecedor a gás ligaria: Quando mais de duas pessoas tomarem banhos simultaneamente, ou seja quando houver uma alta demanda de consumo).
Importante ressaltar que esse exemplo é superficial e isso irá depender de alguns fatores como vazão das duchas, tempo médio de banho e o volume do reservatório (boiler).
Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.
Boa tarde, tenho um boiler elétrico em casa e gostaria de reduzir o consumo de energia.
Ele não possui termostato, fica ligado direto.
É possível a instalação de termostato ou tem que trocar o boiler?
Bom dia Luís. Muito obrigado pelo contato.
Antes de mais nada, eu acho importante explicar o que é um termostato, uma resistência e até mesmo o timer. O boiler é composto por termostato e resistência, esses são os dois componentes que fazem a água esquentar.
O que realmente faz a água esquentar é a resistência, componente resistência elétrica. O que controla esse liga e desliga da resistência é justamente o termostato. Só que ele controla por temperatura, ou seja se o termostato está setado a 75 graus e a temperatura da água estiver em 30 graus, a água está mais gelada do que está programada nele e ele energiza a resistência (libera energia para a resistência). Como se fosse um interruptor, e quando chega na temperatura programada, ou seja, a água a 55 e o termostato a 50 graus (um exemplo) o termostato ele desliga (corta) a energia que ele estava mandando para a resistência. Como se tivesse desligado um interruptor. Essa é parte do comando, quando chega na temperatura ele desliga e quando a água está abaixo da temperatura da leitura dele, ele liga.
Se você não tiver um termostato, a água vai chegar em ponto de ebulição, ela vai chegar aos 100 graus e quando abrir o ponto de consumo a água vai sair muito quente. Se o seu sistema for fechado, (com bomba pressurizadora) vai entrar ar no sistema inteiro. Eu acredito que não seja o caso. Por isso a importância de esclarecer o que é o termostato.
Caso você queira ter uma economia de energia, ai sim você pode colocar um interruptor de horário(timer), ele geralmente é instalado ao lado do quadro do disjuntor, e ele recebe a energia que sai do disjuntor e depois ele manda energia para o boiler. Você programa o horário de liga e desliga dele e ele liga nos horários de evento que você costuma tomar banho. A programação é feita, por exemplo se a pessoa toma banho às 06:00 o técnico programa para ligar uma hora antes, já que a resistência demora um pouco para esquentar essa água, não é de imediato.
Eu acredito que você se confundiu nesse ponto. Com o interruptor de horário, você programa intervalos de horários, porém isso não significa que a resistência vai ficar ligada direto, o termostato vai fazer a leitura da temperatura da água. A resistência só vai ficar ligada quando a água estiver abaixo da temperatura programada no termostato. Nesse momento que o prório termostato desliga a resistência você não tem consumo de energia.
Espero ter ajudado e esclarecido as suas dúvidas. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.
Boa tarde. Parabéns pela matéria, minha dúvida é, no caso do boiler, a água sempre esta quente no chuveiro ou torneira?! Por exemplo no caso do aquecedor de passagem, há desperdício da água fria que esta no cano, como dito na matéria, no caso do boiler acontece a mesma situação ou existe alguma maneira de recirculação para a água sempre estar quente em todo sistema? Agradeço desde já.
Boa tarde Carlos, tudo bem?
Sim, é a mesma situação do aquecedor de passagem. Na verdade isso acontece com qualquer sistema de aquecimento de água central, já que a água vai ficar acumulada na tubulação de qualquer maneira.
E sim, é possível instalar um sistema de recirculação com o boiler. No caso aquela água armazenada na tubulação será conduzida de volta ao boiler onde será reaquecida.
Escrevemos dois artigos sobre recirculação de água:
https://norteaquecedores.com.br/blog/sistema-de-recirculacao-de-agua-quente/
e
https://norteaquecedores.com.br/blog/rinnai-smartstart/
Moro em casa e tenho espaço! Estou na dúvida o que seria melhor! O aquecedor a gás ou o boiler com painel solar? Tenho dois chuveiros, duas torneiras de banheiro e uma da cozinha! Meu medo é: gastar muito gás no aquecedor e no boiler solar não aquecer em dias de chuva, ou sem sol! Qual melhor opção custo benefício?
Boa tarde Alexandre, tudo bem?
Bom, depende um pouco. O Sistema de Aquecimento Solar (SAS) compensa mais em casos onde há uma demanda mais alta por água quente. Pois seu valor de aquisição costuma ser bem alto, já que os coletores solares e o reservatório térmico são itens caros, além da instalação que é mais complexa. Já o aquecedor a gás tem um valor de aquisição mais baixo, mas obviamente no dia-a-dia acaba saindo mais caro que o sistema solar.
Sobre sua economia com o sistema solar gira em torno de 60 a 70% durante o ano. O sistema solar nunca vai fornecer 100% de água quente o ano inteiro, por isso ele obrigatoriamente precisa estar equipado com um sistema de apoio, elétrico ou a gás.
Pra você ter uma ideia se vale ou não a pena no seu caso, tente calcular qual seu gasto anual com água quente. Então com o sistema solar você vai economizar de 60 a 70%. Digamos que no ano todo você gaste R$ 2.000,00. Com o Sistema solar você vai gastar cerca de R$ 600,00 a 800,00.
Essa economia de 60 a 70% considera o boiler ligado direto ou temporizado? Obrigado!
Bom dia Jairo. Muito obrigado pelo contato.
Na realidade tudo deve ser colocado no papel, pois a resposta a sua pergunta vai variar muito com o consumo diário. Justamente por isso a importância de se dimensionar corretamente todo o sistema. Isso inclui a quantidade de pontos de consumo que esse boiler vai alimentar, número de pessoas que moram na residência, quantidade de banhos, tempo de banho, se o local é pressurizado ou não, são várias questões que acabam influenciando no dimensionamento. De acordo com o consumo de água é que se dimensiona o boiler e de acordo com o boiler é que dimensionamos as placas solares.
Na maioria dos lugares o pessoal não coloca timer, apenas o termostato com a resistência. Mas isso depende muito do uso, se vai ter gente o dia inteiro na casa, de repente você pode até mesmo colocar um sistema, manter o timer e o modo manual. Normalmente no dia se mantém desligado, e se entra com a resistência em períodos sem sol. De qualquer forma, tudo isso tem uma sequência e deve ser analisado com critério no momento de dimensionar todo o sistema.
A resposta a sua pergunta é muito particular e vai depender muito da utilização do sistema, por isso o ideal é desde o dimensionamento pensar em toda quantidsade de água que vai ser utilizada, bem como se atentar aos hábitos de consumo das pessoas da residência. De qualquer forma, a resistência elétrica não deve estar ligada consecutivamente 24 horas. Afinal, durante o dia, o calor do sol mantém a água aquecida. A resistência vai entrar só a noite e no começo da manhã, quando o sol ainda não saiu.
Para que você não corra o risco de comprar os equipamentos incorretos, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça, você pode entrar em contato com a nossa equipe, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para a sua residência, sempre levando em conta todas as características do local para que seu projeto fique personalizado. Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://norteaquecedores.com.br/contato/
Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog https://norteaquecedores.com.br/blog/tipos-de-boiler/
Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.
Boa tarde! Excelente artigo. Gostaria de aproveitar e esclarecer uma dúvida. Minha casa tem um Boiler elétrico antigo. Penso em trocar pelo sistema de passagem a gás. Gostaria de saber se é possível aproveitar s instalação existente ou se ela precisa ser toda refeita. Temos 2 duchas, 1 banheira, e 3 torneiras.
Boa tarde Viviane, tudo bem?
É possível sim aproveitar a instalação antiga com algumas adaptações. Claro que agora como um aquecedor alimentado por gás você precisará de uma tubulação de alimentação de gás.
Espero ter ajudado,