Como ter um aquecedor a gás em casa?
Que os aquecedores elétricos consomem uma grande quantidade de energia a maior parte dos consumidores já sabe. O problema é que os gastos, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), podem atingir um valor superior ao do aparelho. E isto considerando apenas a conta mensal. É por conta disso que possuir um aquecedor a gás em casa é desejo de muitas pessoas.
Afinal, quem não deseja água quente aliada a uma conta de luz mais barata? No sul do país, em cidades como Curitiba, a instalação deste equipamento tem se popularizado. Ele ocupa pouco espaço e pode ser empregado em casas ou apartamentos. Trata-se ainda por cima de um produto com alta durabilidade: em torno de 10 a 15 anos de vida útil. Atualmente, estes aquecedores também apresentam preços mais competitivos.
Embora eles sejam relativamente simples de se introduzir em um ambiente doméstico, é necessário atender a alguns critérios. Para quem se pergunta como ter aquecedor em casa, a rigor não existe norma que exija instalação feita apenas por técnicos.
No entanto, por trabalhar com gás, há riscos de explosão, intoxicação e outros acidentes. Motivo pelo qual os fabricantes recomendam que profissionais especializados lidem com o processo. Fora isso, esteja atento aos detalhes seguintes antes de adquirir o produto.
Aquecedor a gás em casa: o que é preciso para fazer a instalação?
Para instalar um destes aquecedores em casa você precisará, antes de qualquer coisa, ter um ponto de gás. A capacidade em litros determinará o número de pontos que poderão ser abastecidos. Com 22 litros, por exemplo, a sua residência terá disponibilidade de dois pontos de duchas de até 11 litros cada. O lugar mais comum para a instalação é área de serviço.
A razão está descrita na NBR 13.103 – a norma para Instalação de aparelhos a gás para uso residencial. Esta norma determina que os ambientes para estes aparelhos devem ser bem ventilados e com baixa circulação de pessoas. Quartos, salas e banheiros são proibitivos. Se o local escolhido for externo, também é necessária a proteção do equipamento contra os efeitos do clima.
A tubulação da central é aparente e ajuda a dispersar o gás, além de facilitar eventuais reparos em caso de vazamento. Com relação aos tubos, é preciso que sejam do tipo adequado, com revestimento térmico, para não comprometer a segurança.
Você também precisará da tubulação necessária para receber o aquecedor a gás. A tubulação de gás e as tubulações de água fria e água quente. Já os pontos que o aquecedor a gás alimenta com água quente, sejam duchas ou torneiras, precisam ser equipados com misturador e dois registros de água, fria e quente.
No entanto temos a exceção das torneiras conhecidas como monocomando, que como o nome sugere, possuem apenas um registro onde você pode controlar tanto a água fria quanto a água quente.
Vale frisar que torneiras monocomando e torneiras gourmet precisam de uma atenção especial, pois esse tipo de equipamento costuma precisar de um bom nível de pressão para acionar o aquecedor a gás.
Conheça os tipos de aquecedor a gás
Antes de ter um aquecedor a gás em casa, saiba que há dois modelos que servem para este ambiente. São eles o aquecedor por passagem (também conhecidos como aquecedores instantâneos) e por acumulação (boilers).
Não menos importante é conhecer o tipo de gás para o qual é voltado o seu equipamento. Cada modelo de produto apresentará um tipo específico de gás com que poderá trabalhar. Há equipamentos para botijão (GLP) ou encanado (GN). Quaisquer mudanças no tipo de gás demandam conversão do aparelho. O processo envolve substituição de peças e nova regulagem.
Ignorar estes detalhes oferece riscos e diminui o rendimento do aquecedor. Lembrando que a resolução posterior destes problemas costuma ser de alto custo. Portanto, não use este equipamento fora da combinação indicada pelo fabricante. Além disso, o bom funcionamento do sistema também depende de um correto dimensionamento.
Dimensionando aquecedores: quantos pontos serão alimentados
Se você quer saber como ter aquecedor em casa, também precisa saber dimensionar o seu uso. Para começar, determine quantos pontos serão alimentandos ao mesmo tempo e a que distância estes se encontrarão do aparelho. Depois conheça a vazão dos pontos. Uma ducha, por exemplo, costuma ter de 8 a 12 litros por minuto em um fluxo ideal. Supondo uma medida de 10l/min em um único ponto, o aquecedor necessário deve possuir pelo menos 10 litros de capacidade.
Se dobrarmos o número de duchas e mantivermos cada uma com a mesma vazão, precisamos aumentar a capacidade do aquecedor. Neste caso, ele deve ter pelo menos 20 litros por minuto de capacidade. E assim continua a lógica para outras configurações possíveis.
Aqui, como no resto, recomenda-se fortemente a atuação de um técnico capacitado para fazer uma análise da sua real necessidade.
Por fim, tenha em vista que apesar de gastar menos energia, as duchas do aquecedor a gás costumam ter um maior consumo de água que os chuveiros elétricos mais simples que achamos no mercado. Enquanto uma ducha padrão costuma ter uma vazão de 8 a 12 litros de água por minuto, um chuveiro elétrico costuma ter de 4 a 6 l/min.
Mas além das duchas econômicas que possuem uma vazão mais baixa que a média também temos a opção de instalar restritores de vazão nas duchas. Esses restritores consistem em uma peça que é instalada dentro da ducha e diminuem drasticamente a vazão de água, assim reduzindo o consumo da ducha.
Quer ter um destes aquecedores em casa? Então aproveite para entrar em contato!
Certifique-se de atender a todos os requisitos descritos acima para instalar este tipo de aparelho na sua residência. Quando bem instalado, este é um sistema bastante seguro. Ele pode ser comparado ao aquecimento elétrico e também sai na frente por não depender de luz. Não esqueçamos ainda que o gás é muito mais barato do que a energia elétrica, ainda mais depois dos ajustes constantes que nossa conta elétrica tem recebido.
Além de tudo que dissemos, vale procurar um fornecedor de confiança para adquirir este produto. Você deseja um aquecedor a gás em casa? Então preencha um formulário de orçamento para descobrir quanto custa o aparelho ideal para a sua residência. Aproveite para tomar banhos confortáveis e ter água quente à vontade gastando menos eletricidade.
[pt_view id=”52ce646f9a”]
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Tenho uma dúvida, posso instalar o aquecedor a gás de passagem no sótão da casa, próximo à caixa d’água?
Bom dia Ricardo. Muito obrigado pelo contato. É importante ressaltar que o ambiente deve atender os requisitos mínimos para instalação de aquecedor a gás.
Deve ser um ambiente permanente e com saída de exaustão para o monóxido de carbono.
Se o seu sótão atender a esses requisitos básicos de segurança, você pode instalar o equipamento normalmente.
Aproveito sua dúvida para compartilhar um artigo em que focamos nos perigos da má instalação de aquecedores a gás:
https://norteaquecedores.com.br/blog/ma-instalacao-de-aquecedores-a-gas/
Estou à disposição para eventuais esclarecimentos.
Abraços
Quero fazer um orçamento quando sai pra estala um é casa de campo.
Boa tarde Maraisa. Ficamos felizes com o seu contato.
O mais relevante no dimensionamento do aquecedor a gás é o volume de água por minuto utilizado no seu dia-a-dia. Pra fecharmos nesse volume total devemos somar a vazão de todos os pontos de saída de água quente como duchas, torneiras de pia e cozinha. Além disso, é necessário saber se terá uso simultâneo do chuveiro com a torneira.
Por isso é importante fazer algumas perguntas:
– Qual a vazão das duchas que você vai utilizar no seu banheiro?
– Qual a quantidade total dos pontos de consumo que serão utilizados?
– Qual a vazão das torneiras que serão utilizadas na sua casa de campo? (cozinha e banheiro)
– Ocorrerá uso simultâneo do chuveiro com as torneiras?
Com base nessas respostas, fica mais tranquilo de fazer o dimensionamento do equipamento ideal para o seu caso. Para que você não corra o risco de comprar o equipamento incorretamente, ou mesmo instalar o equipamento de forma incorreta, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça, eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe comercial, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para a sua casa de campo, sempre levando em conta todas as características do local para que seu projeto fique personalizado. Eles vão te passar todas as informações de preços dos aquecedores, possibilidades e instalação do equipamento, além de passar todas as possibilidades para o seu cenário, esclarecendo qualquer tipo de dúvida.
Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://norteaquecedores.com.br/contato/
Você vai receber um orçamento personalizado.
Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.
Olá! O prédio em que moro não é preparado para receber aquecedor a gás. Já li sobre aquecedores de fluxo balanceado, que podem ser instalados dentro do banheiro, mas nada com informações mais a fundo. Vocês também trabalham com este tipo de aquecedor?
Boa tarde Rafael, tudo bem?
O senhor chegou a ler nosso artigo que fala especificamente sobre aquecedores de fluxo balanceado?
https://norteaquecedores.com.br/blog/aquecedor-a-gas-de-fluxo-balanceado/
Tenho uma dúvida, onde vou instalar não existe um ponto de mistura da água que vem do aquecedor com uma água fria. Gostaria de saber se realmente é obrigatório ter esse ponto de mistura.
Um vez que a temperatura que entra no aquecedor é baixa e o clima do local onde vou instalar tbm é baixo.
Bom dia Luan, tudo bem?
Até seria possível instalar sem o misturador, mas haveria muitas implicações negativas em fazer isso. Por exemplo, numa infraestrutura comum para aquecedores a gás e outros sistemas de aquecimento de água existem ramais de água exclusivos para água quente e outros para água fria. Se você tiver um único ramal ao abrir qualquer ponto de consumo iria ativar o aquecedor a gás.
Tenho um, que eu comprei no e.u a, e não vou usar, novo, sem uso, consigo vender, e qual preço, 200 LT.
Bom dia Winston, tudo bem?
Não trabalhamos com equipamentos de segunda mão, então não saberia te dizer.