Ducha Econômica: Como economizar apenas escolhendo a ducha certa
Existe sensação melhor do que chegar do trabalho e poder tomar um banho confortável e relaxante para se livrar de toda tensão e cansaço do dia? Sim, se considerarmos que você pode fazer isso de maneira econômica. Para desfrutar desse momento, é essencial escolher a ducha econômica certa.
Veja alguns pontos que você precisa observar na hora de comprar a sua e fazer a escolha ideal.
Na ponta do lápis
Para entender como um banho pode interferir na conta, uma ducha comum costuma ter uma vazão de até 27 litros por minuto, segundo estimativa feita pela SABESP. Ou seja, em um banho de apenas 5 minutos, uma pessoa gasta 135 litros. O que é muito acima do que a ONU recomenda para um dia inteiro, que é 110 litros.
Considerando ainda apenas um banho por dia, nessa situação o gasto seria de 4050 litros por mês. Mas essa conta pode ser ainda maior se somarmos a esse número o uso de água para cozinhar e em outras tarefas do dia a dia. E os números crescem mais em uma residência familiar, ou seja, com várias pessoas consumindo água todo dia.
Conheça sua ducha
Antes de escolher qual o modelo ideal para você, é necessário entender o que é uma ducha e por que ela é diferente de um chuveiro. Duchas costumam apresentar uma grande vazão. Sendo que a água não é aquecida no próprio aparelho, como acontece nos chuveiros elétricos. Logo essa água é aquecida em um aquecedor a gás, elétrico ou solar.
Ou seja, antes de colocar uma ducha, talvez você precise providenciar um sistema de aquecimento de água em sua residência. O aquecedor a gás costuma atender muito bem a demanda residencial e vem ganhando popularidade na casa dos brasileiros. Já os aquecedores elétricos, apesar de eficientes, gastam bastante energia elétrica. O que acaba encarecendo sua conta de luz no final do mês.
E o sistema solar é sem sombra de dúvidas o mais econômico. Gerando custo apenas nos meses mais frios do ano, no entanto seu investimento inicial para aquisição e instalação do sistema pode ser um pouco salgado.
Caso more em um apartamento, verifique se o condomínio já possui algum aparelho do tipo e se existe alguma recomendação prévia para a instalação da sua ducha.
Os tipos de ducha
Em relação às características, existem no mercado quatro tipos de duchas. As tradicionais apresentam apenas a saída de água principal. E pode variar de tamanho de acordo com o modelo e a marca. Elas podem ser fixadas no teto ou na parede, dependendo do tipo de construção e do projeto arquitetônico. Geralmente seu preço é considerado atraente pelos consumidores.
As duchas com desvio se assemelham aos chuveiros comuns, pois possuem uma mangueira flexível. Ela se conecta à ducha por meio do “chuveirinho”, como é conhecida a ducha manual. É um modelo bastante recomendado para quem possui crianças pequenas, já que a ducha manual oferece praticidade na hora do banho.
Já as duchas com barra são fixadas a uma estrutura fixa na parede. Logo isso permite que a altura do equipamento seja ajustada manualmente pelo usuário, funcionando como uma ducha manual. São modelos um pouco mais caros, porém a praticidade costuma valer a pena.
E as duchas externas são aquelas instaladas em áreas abertas, como decks e piscinas. Geralmente, esses lugares costumam ser utilizados em dias quentes, não sendo necessário ficar ligados ao sistema de aquecimento. No entanto, isso varia de acordo com a sua necessidade e o seu gosto.
Fique de olho na Ducha econômica
O que levar em conta na hora de escolher uma ducha econômica? De fato o mercado atual oferece uma grande variedade de modelos. Desde os tipos mais simples até aqueles desenvolvidos com sistemas de última geração.
Como o foco é economia, a primeira e mais importante característica a ser observada é a vazão de água. Muitos modelos de ducha econômica disponíveis no mercado, apresentam sistemas de controle de vazão, que podem poupar até 70% de água no banho. Alguns modelos oferecem também diferentes tipos de jato – mais concentrados ou mais abertos.
Alguns modelos ainda apresentam um sistema de entrada de ar, em que a água da ducha se mistura com o ar por meio de um dispositivo próximo à saída do fluxo. Essa combinação proporciona uma sensação de maior volume e redução no consumo, que pode chegar a até 50%.
Outro ponto a ser considerado é o material da ducha. Modelos de plástico costumam ser mais simples e baratos. Mas sua vida útil também é mais curta devido à deterioração sofrida pela ação do tempo e pela pressão da água. Os tipos mais modernos são mais resistentes e duráveis. Por conta disso, essas duchas também são mais bonitas e dão um ar de modernidade e sofisticação ao ambiente.
A pressão da água também é um fator importante. Muitas pessoas preferem a ducha justamente pelo grande fluxo. No entanto, alguns fatores, como a altura da caixa d’água, podem interferir diretamente nisso e causar o efeito contrário. Nesse caso, pode ser necessária a instalação de um pressurizador, que garante o volume desejado.
E vale também seguir algumas recomendações básicas. Como tomar banhos curtos, fechar o registro no momento em que estiver se ensaboando e verificar se não há vazamento ou gotejamento quando a ducha não estiver sendo utilizada.
Qual a vazão ideal na?
A vazão ideal da sua ducha vai depender muito das suas preferências pessoais. E também de quanto está disposto a gastar com contas de água e gás (caso seu aquecedor seja a gás) ou eletricidade (caso seu aquecedor seja elétrico).
Tem quem prefira um banho com mais volume de água, como uma cachoeira por exemplo. Mas também existem quem não ligue tanto para o volume de água e prefira um jato mais forte e concentrado.
Estilos de Ducha econômica
Duchas de vazão média: As duchas com vazão de 10 a 15 litros de água por minuto são consideradas intermediaria. São também as mais comuns de achar no mercado.
Duchas de alta vazão: A partir de 20 litros de água por minuto já classifica a ducha como de alta vazão. Algumas podem chegar a incríveis 60 litros de água por minuto. São duchas com um grande volume de água que por sua vez podem proporcionar um grande prazer no banho, mas também encarecer sua conta no fim do mês. Vale frisar que em alguns países duchas desse tipo são proibidas.
Duchas econômicas: As duchas mais econômicas têm sua vazão média girando em torno de 6 a 8 litros de água por minuto. Muita gente acha que por conta de sua pouca vazão o banho não vai ser tão legal. Mas esse tipo de ducha costuma possuir um jato de água bem concentrado, proporcionando um banho massageador.
Restritores de vazão na ducha econômica
Uma opção para baratear seu banho é a instalação de restritores de vazão. São peças que podem ser instaladas dentro da ducha e que restringem a quantidade de água que a ducha é capaz de soltar.
Em alguns casos esse tipo de peça pode comprometer um pouco a qualidade do jato da ducha, mas sua economia costuma valer bastante a pena.
São componentes fáceis de achar, mas que costumam ser exclusivos para cada modelo de ducha. Então a melhor pedida para encontra-los é procurar no fabricante da sua ducha.
Quer receber mais conteúdo sobre duchas econômicas, além de novidades sobre aquecedor a gás, chuveiros e outras dicas sobre o assunto? Assine nossa newsletter e tenha a comodidade de receber tudo isso diretamente em seu e-mail ou entre em contato conosco aqui.
[pt_view id=”cf03bf0bmr”]
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Quero uma ducha para colocar na area externa da piscina . Mais ecomica