Instalação do aquecedor a gás – 5 dicas para você não ser enganado.
Instalação do aquecedor a gás de forma correta é condição fundamental para o funcionamento adequado do aparelho e garantia de segurança para sua família.
Como consumidor seu desejo é poder curtir o produto ou serviço que você adquiriu. Alguns equipamentos precisam de instalação especializada e manutenção técnica preventiva, devido sua complexidade.
O aquecedor a gás faz parte desse tipo de produto. Por ser um produto de alta tecnologia, e utilizar o gás no seu funcionamento é imprescindível cuidados técnicos na sua instalação.
Se o seu aquecedor a gás já foi instalado, ou se já contratou uma empresa para instalar e tem dúvidas do que você deve saber sobre a instalação, este artigo vai te ajudar.
Instalação do aquecedor a gás. O que você precisa saber.
1. Assistência Técnica (pessoal treinado para a instalação do aquecedor a gás)
- A instalação do aquecedor a gás deve ser feita por pessoal treinado. No site da marca do seu aquecedor deve conter uma lista da assistência técnica e instaladores. Essa lista é de pessoal treinado e com experiência.
- Verifique se há reclamações da assistência técnica no site Reclame aqui.
- Acesse o Facebook da assistência técnica e veja se tem muitas reclamações, se a empresa tem respondido às solicitações dos clientes.
- Adquira seu aquecedor de empresas que ofereçam tanta a instalação quanto a manutenção, essa é uma forma de eliminar dores de cabeça. Manter contato com a equipe que instalou seu aparelho é ideal para solucionar qualquer problema que ocorrer no aquecedor.
- Contratar a rede credenciada, é a garantia que seu aparelho será instalado segundo as especificações e recomendações da empresa. Que as normas de instalação do aquecedor a gás serão seguidas e de acordo com o manual do produto.
2. A perda da garantia de fábrica na instalação do aquecedor a gás
Para manter a garantia de fábrica do seu aquecedor que pode chegar até 3 anos, dependendo da empresa, a instalação do aquecedor a gás deve ser feita por rede credenciada. Se isso não acontecer você terá apenas a garantia legal de 90 dias.
Não coloque sua família em risco, assistência técnica é proteção. O aquecedor a gás é um grande investimento, a garantia te protege de gastos com o aparelho caso ocorram situações adversas.
3. O gás GLP OU GN
Verifique se o aquecedor que será instalado corresponde ao gás fornecido na seu apartamento ou residência. Há dois tipos de aquecedores a gás – GLP (gás de cozinha) e GN (gás natural).
Essa confusão pode acontecer, fique atento. Se você comprou numa loja, ou o produto vai chegar pelo correio, ou se você fez ainda melhor contratou uma empresa que irá trazer seu aquecedor e já instalar, tenha certeza que corresponde ao gás que você utiliza na sua casa.
É possível realizar a troca, a conversão de uma aquecedor a gás GLP para GN e vice-versa. Esse processo é bem custoso, por isso é ideal que você saiba o tipo de gás que abastece seu apartamento ou residência antes de comprar o aparelho
4. Local da instalação do aquecedor a gás:
1. Ventilação
- Ventilação permanente – é muito importante que você saiba que o aquecedor a gás deve ser instalado em local com constante ventilação. Normalmente é instalado na lavanderia tanto da casa ou do apartamento.
- O local de instalação precisa ter no mínimo uma abertura (inferior ou superior) para ventilação permanente. A distância da janela é de no mínimo 40 cm, para evitar o retorno dos ventos. Isso é para sua segurança. Uma equipe preparada segue esse requisito na hora da instalação.
- Se o instalador quiser colocar em banheiro, ou lugar sem janelas, não hesite em questioná-lo. Na verdade esse é um princípio básico de segurança. Manter o aquecedor a gás em local ventilado evita a permanência do monóxido de carbono liberado pela queima do gás do aquecedor. Numa área fechada esse gás invade as outras dependências da casa, e se tiver contato com pessoas, pode levar a morte.
- Exceções: Existe um aquecedor a gás que pode ser colocado no banheiro, chamado de aquecedor de fluxo balanceado. O equipamento é lacrado e não possui qualquer contato (gás e oxigênio) com o ambiente instalado. Este tipo de aquecedor a gás pode ser instalado com total segurança.
- Aquecedor de fluxo balanceado possui câmara de combustão selada, os gases não tem contato com o ambiente interno. Sem restrição quanto ao local que será instalado. É ideal para ambientes com pouca ventilação ou nenhuma como quartos, dormitórios e banheiros.
Seu custo é maior, mas o importante é manter a máxima segurança. Se não for possível a instalação de aquecedor a gás comum, devido à falta climatização, a solução é o aquecedor de fluxo balanceado. Tenha certeza de qual aquecedor o instalador levou até sua casa.
2. Disposição do aquecedor a gás na hora da instalação
- · Não permita que o aquecedor seja instalado em locais de difícil acesso, que necessitem de escada e que sejam extremamente apertados para manutenção.
- A altura ideal para instalação do equipamento é aquela que você tenha uma boa visualização do painel de indicações. Isso é muito importante, pois facilita a operação do aparelho, como mudar a temperatura, visualizar códigos de erro, ligar e desligar.
- Se o seu aquecedor a gás for mecânico por exaustão natural, ele não poderá ser instalado nos apartamentos mais altos ou de frente para o mar. Isso acontece porque os fortes ventos que entram pelo duto apagam a chama do aquecedor, e consequentemente interrompe seu funcionamento.
- O aquecedor a gás não pode ser instalado em locais onde haja exposição ao sol e chuva. Também não pode ser instalado próximo a aberturas de aquecimento ou refrigeração. Para isso é preciso a distância mínima de 1,20 m. Proibida também a instalação em locais de alta temperatura. Ambientes com concentração de poluentes e sem proteção adequada contra tempestades.
- Fique atento. O lugar que será instalado o aquecedor não pode ficar em frente de outros objetos e móveis. Deve ficar distante de varais, para não correr risco da lã e fiapos de roupas entrarem no aquecedor.
- Outra objeto que você deve manter afastado é a secadora de roupa, que solta muito fiapo e películas dos tecidos. Uma boa dica é instalar um filtro na secadora que pode ser feita de uma simples meia-calça fixada com uma braçadeira.
- O aquecedor a gás deve ter espaço nas laterais e a parte frontal desobstruída. O Local precisa permitir o fácil acesso e a operação. A lavanderia e área de serviço é mais indicado, por ser área de alta ventilação e baixa frequência de pessoas. A limpeza do local deve ser rigorosa para prolongar a vida útil do aparelho.
5. Inflamáveis
- A parede onde será instalado o aquecedor a gás deve ser de material incombustível, assim como o piso do local. Exemplo de material combustível: papel, borracha, tecido, madeira etc.
- É importante ressaltar que a área ao redor do aquecedor a gás deve ser livre de produtos químicos, de limpeza e combustíveis.
Veja alguns exemplos de produtos inflamáveis que devem ficar longe do aquecedor a gás:
DESODORANTE AEROSSOL
ISQUEIRO
PURIFICADOR DE AR AEROSSOL
INSETICIDA AEROSSOL
REPELENTE AEROSSOL
HAIR SPRAY AEROSSOL
HAIR SPRAY AEROSSOL
TÊNIS PÉ AEROSSOL
ESPUMA BARBEAR AEROSSOL
MEDICAMENTO HUMANO AEROSSOL
ANTI-FERRUGEM AEROSSOL
MEDICAMENTO ANIMAL
DESODORANTE SRAY
REMOVEDOR ESMALTE
LAVANDA
LOÇÃO PÓS BARBA
REPELENTE SPRAY
REPELENTE GEL
TINTA PARA CABELO LÍQUIDA
DEO COLÔNIA
GRAXA PARA CALÇADO PASTA
Espero que essas informações possam te ajudar quando for realizada a instalação do seu aquecedor a gás. A segurança é vital, por isso esses cuidados são necessários.
Essas são apenas algumas dicas, se você quiser saber mais, sobre a instalação de aquecedor a gás clique no link:
[pt_view id=”cf03bf0bmr”]
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Bom dia!! a bitola do tubo tem influencia? por exemplo, vou fazer a tubulação com tubo 3/8. e sobre a distancia do botijão até o aquecedor é de 20 metros. algum probema? desde de já o meu muito obrigado!!
Bom dia Geraldo, tudo bem?
Tem influência sim. Quanto menor o diâmetro da tubulação de gás menor o volume de gás que ela é capaz de conduzir. Se for um diâmetro muito pequeno o senhor pode ter problema com a alimentação de gás do equipamento. A distância também influência. Quanto maior a distância maior a perda de carga (diminuição da pressão de gás). O que também pode causar problemas na alimentação do aquecedor a gás e outros equipamentos que funcionam a gás.
Mas é difícil dizer qual o diâmetro mais apropriado sem saber qual o modelo do aquecedor que o senhor pretende instalar e se essa mesma tubulação vai alimentar outros equipamentos, como o fogão por exemplo.
Boa tarde!
Compramos uma aquecedor lorenzetti 7,5l para colocação em nosso motorhome… Como dentro de uma van/Kombi (carro)é tudo muito pequeno, teria regras especificas para maior proteção??? Digo isso pq querendo ou não ele fica próximo a fogão e ao botijão de gás, já que não há muito espaço…
Além disso se costuma colocar uma grelha de ventilação logo em frente ao duto de saída da queima do gás, isso está correto?
Bom dia Dayane, tudo bem?
Sendo bem sincero contigo não temos nenhuma expertise em instalações em motorhome e similares. Além disso, a norma brasileira de instalação não cobre esse tipo de cenário. Então fico te devendo sobre tais regras, pois aqui no Brasil elas não existem.
Acho que no seu caso o melhor caminho seria entrar em contato com o fabricante do equipamento e pedir orientações.
Desculpe-nos por não poder te ajudar mais 🙁
Boa tarde,
A empresa que instalou meu aquecedor disse que eu tenho que pedir à Naturgy que troque o meu medidor por um com maior vazão de gás, porque o meu aquecedor é digital (AQUECEDOR KOMECO 20DI GN 19,5L/MIN).
Procede essa orientação? Obrigada se puder me orientar!
Bom dia Silvana, tudo bem?
O fato dele ser digital ou mecânico não é um fator determinante para o medidor de gás. O que determina o medidor é a capacidade do aquecedor a gás. Quanto maior a capacidade do equipamento, mais gás ele vai consumir, e por sua vez o medidor precisará ter mais capacidade.
Se anteriormente na residência vocês não tinham aquecedor a gás, ou tinham um com menor capacidade, é natural que seja necessário trocar o medidor por um de maior capacidade.
Espero ter ajudado.
Boa tarde, primeiramente parabéns pelo artigo e por responder todas as perguntas aqui deixadas. Tenho uma dúvida, tenho uma cozinha corredor, o aquecedor está instalado próximo a janela, que está fechada apenas com tela de proteção, posso ter uma secadora de roupas elétrica nesse mesmo ambiente? Qual seria a distância mínima entre os aparelhos? A secadora seria a Midea healthguard, e o aquecedor é um Rinnai digital, não consegui identificar o modelo. Agradeço muitíssimo se puderem responder.
Boa tarde Sterlane, tudo bem?
Você pode instalar a secadora no mesmo ambiente que o aquecedor a gás. Só não pode ficar colado com o equipamento. Deixar uma distância de uns 15, 20 cm já é o suficiente. No entanto é necessário tomar um cuidado com a secadora, pois quando ela faz um ciclo, acaba soltando no ar os resíduos da roupa. Esses resíduos acabam entrando no aquecedor a gás, já que ele precisa de exigência pra funcionar e puxa isso do ambiente. Com o tempo o aquecedor acaba apresentando um código de erro que precisa de manutenção para solucionar.
Mas pra prevenir isso é bastante simples. Basta instalar um filtro na saída de ar da secadora. Você pode improvisar com uma meia calça e uma braçadeira. Só que é preciso limpar ou trocar esse filtro a cada 3 ou 4 meses, pois com o tempo ela vai ficando entupido. Assim você evita que o aquecedor absorva esses resíduos e apresente falha.
Espero ter esclarecido todas as questões.
Bom dia! Construi uma casa de madeira no sítio e descobri que a energia elétrica não tem potência suficiente, por causa da distância do transformador. O banheiro é pequeno, de madeira e não comporta o aquecedor. Como posso fazer para instalar um aquecedor externo? Obrigado
Bom dia Telmo, tudo bem?
Via de regra o aquecedor não é instalado dentro do banheiro, tendo espaço ou não. A não ser que se trate de um aquecedor de fluxo balanceado (que é um produto consideravelmente mais caro) é contra a norma instalar dentro do banheiro.
Instalações em locais externos são bem comuns na verdade. Caso o aquecedor fique exposto ao tempo o recomendado é instalar um abrigo para ele.
Sendo assim, qualquer empresa especializada em aquecedores a gás está apta a fazer esse tipo de instalação.