Pressão da Água – Seu banho com qualidade e conforto

Pressão da Água – Seu banho com qualidade e conforto
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 6 min

Se você está procurando um banho confortável já deve ter se deparado com alguém falando sobre pressão de água, certo? Mas o que é pressão de água e como ela funciona?

Nesse artigo vamos falar um pouco dos conceitos básicos de pressão de água, especialmente quando aplicada para sistemas centrais de aquecimento de água como aquecedores a gás, aquecedores solares e boilers.

A pressão da água pode garantir um banho de qualidade e confortável

O que é pressão da água?

Pressão nada mais é do que uma força aplicada sobre uma determinada área.

Talvez um exemplo ajude a clarear melhor. Imagine uma caixa d’agua. Ela possui 10 metros de altura e está completamente cheia. Agora, qual será a pressão existente obtida sobre o fundo dessa caixa d’agua?

Simples. É de 10 metros de força em cada cm², não importando qual seja seu diâmetro. Observe o desenho abaixo.

pressao_da_agua

Talvez isso, ainda esteja muito complicado. Por enquanto vamos deixar a explicação mais técnica um pouco de lado. Podemos resumir dizendo que ela é a força com que a água chega nos pontos de água. Pode ser na ducha, torneira ou qualquer outro. Mas também a força com que ela chega no seu aquecedor a gás. E isso é muito importante.

Unidades de medidas

Antes de prosseguirmos é necessário falarmos um pouco das unidades de medidas mais usadas quando o assunto é pressão de água.

Medidas essas que você encontrará muitas vezes nos manuais dos aquecedores de água a gás e pressurizadores. E também quando falar com um profissional da área.

m.c.a.

Metros de Coluna D’Água

Metros de Coluna D’Água ou simplesmente m.c.a. Provavelmente é a medida mais usada no segmento de aquecedores de água a gás, sendo a medida encontrada nas especificações e manuais de instrução dos aquecedores a gás. Também é uma das mais simples.

Se você medir a distância vertical em metros entre o nível superior da água (provavelmente de uma caixa d’água ou reservatório) até a saída de água terá a pressão em m.c.a.

Ou seja, se o nível da água estiver a 10 metros acima do ponto de saída de água (uma torneira por exemplo) você terá uma pressão estática de 10 m.c.a. (ou 10 metros de coluna d’água) como mostra a ilustração lá em cima.

Simples não?

kgf/cm²

Quilograma força por centímetro quadrado

Outra unidade de medida também bastante usada, principalmente por arquitetos e engenheiros é o kgf/cm² (Quilograma força por centímetro quadrado). Ou simplesmente “quilo”.

pressao_da_agua


Significa que temos uma força equivalente a um peso de 1 Kg por 1 cm².  E como você pode notar pela imagem acima, a mesma distância de 10 metros gera 1 kgf/cm² de pressão. Então 1 kgf/cm² equivale a 10 m.c.a.

É uma conversão bastante simples.

10 m.c.a. = 1 kgf/cm²

Bar = vem de Barômetro

Bar é frequentemente usado para medir a pressão atmosférica, mas também é usado em sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Dentro do segmento de aquecedores a gás ele é importante por ser a medida mais comum quando o assunto são bombas pressurizadoras (que veremos em breve).

Sua conversão também é bastante simples.

Powered by Cia Web Sites

1 bar equivale a 1 kgf/cm².

1 bar = 1kgf/cm² = 10 m.c.a.

Esse monte de unidades de medidas pode acabar complicando as coisas, não? Por isso preparamos essa simples planilha para facilitar a conversão. Você pode baixa-la clicando aqui!

Pressão estática

É a pressão da água quando ela está parada dentro da tubulação. Daí o nome: estático.

A norma NBR5626 diz que em uma instalação predial, em qualquer ponto, a pressão estática não deve ultrapassar 40 m.c.a. Ou seja, a diferença de altura entre o reservatório superior e o ponto mais baixo da instalação não deve ser superior a 40 metros.

Mas como funcionam as instalações em prédios maiores que 40 metros de altura?

Válvulas redutoras

Se a pressão na rede de tubulação do prédio for superior a 40 m.c.a. (ou 4 kgf/cm²) a rede e os acessórios (torneiras, duchas, etc) podem estar em risco. Por isso, como dito anteriormente, a norma NBR5626 proíbe. Nesses casos temos algumas soluções.

Provavelmente a mais comum é a utilização de válvulas redutoras de pressão, devido a seu tamanho e uso prático.

Normalmente são instaladas no meio ou no subsolo do prédio. Observe esquema abaixo:

pressao_da_agua

Pressão dinâmica

É a pressão da água quando ela está em movimento. Com todos os pontos fechados se você medir terá a pressão estática, já com algum ponto aberto terá a pressão dinâmica.

Essa pressão além da altura, também depende do trajeto da tubulação e diâmetros usados nos tubos. Seu valor é a pressão estática menos as perdas de carga distribuída e localizada.

Ela só poderá ser medida com a abertura de algum ponto de água, seja uma torneira ou ducha. Também varia de acordo com a vazão total desses pontos abertos. Então se você abrir apenas uma torneira com vazão de 4 litros por minuto sua pressão dinâmica será diferente de quando abrir duas duchas com vazão de 10 litros por minuto cada.  

Perda de Carga

Perda de carga é o nome técnico dado a perda de pressão da água (ou outro fluído qualquer) ao percorrer seu trajeto através da tubulação.

Essa perda ocorre por vários motivos:

  • Pelo atrito da água com as paredes da tubulação;
  • Mudanças de direção como curvas e conexões;
  • Obstrução na rede como sujeira por exemplo.

Isso significa que quanto maior e mais tortuoso o trajeto da água maior também será a perda de carga que teremos.

Pressão da água mínima

Mas por que esse negócio todo é importante?

pressao_da_agua
Uma pressão de água adequada garante a qualidade do seu banho

Já dissemos acima que os aquecedores de água a gás precisam de uma pressão mínima para o acionamento do equipamento. Ela varia de acordo com o modelo, mas em média é de 3 a 6 m.c.a. para aquecedores digitais e 6 a 8 para aquecedores mecânicos.

Devemos permanecer atentos paro o fato que a pressão mínima para o acionamento não necessariamente proporcionará um banho confortável.

Então seu aquecedor pode até estar funcionando no limite do aceitável, mas isso não garantirá uma boa pressão para um banho. Recomendamos que, independente de marca ou modelo, na pior das hipóteses trabalhe-se com pelo menos 10 m.c.a. Essa seria a pressão mínima para um banho confortável.

Indicamos trabalhar na faixa de 15 a 25 m.c.a. Acima disso já é exagero, pois eleva-se significativamente o consumo de água e gás, sem elevar proporcionalmente a qualidade do banho.

Na verdade, o excesso pode até tornar o banho desconfortável. Então equilíbrio é fundamental para que seu banho seja mais confortável.

Baixa pressão da água

Ok, você leu todo esse documento e com seu mais novo conhecimento adquirido descobriu que sua residência ou comércio não possui pressão suficiente para instalação de aquecedores de água a gás. E agora?

A solução mais comum é a instalação de bombas pressurizadoras de água.

Quer saber mais sobre elas? Clique aqui!

pressao_da_agua

[pt_view id=”cf03bf0bmr”]

Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.

96 comentários em "Pressão da Água – Seu banho com qualidade e conforto"

  1. Maurício Altrão Rodrigues disse:

    Bom dia!
    Primeiramente parabéns pelo excelente material. Tudo muito didático.
    Estou morando em um apto no 4 andar de um prédio de 5 andares. Percebo que a pressão da água é até boa.
    Tenho instalado um aquecedor da Lorenzetti de 20 litros modelo LZ 2000 e na entrada de água dele está instalado um mini-pressurizador.
    Ocorre que ao ligar o chuveiro a água sai muito quente mesmo o aquecedor estando regulado para a temperatura mínima e quando abrimos a torneira de água fria nada acontece (continua a mesma temperatura), porém se abro só a torneira de água fria a água sai com boa pressão, porém fria, ou seja, só consigo ter água muito quente ou água muito fria. Pensei que de repente por ter um pressurizador para a água quente e não para a água fria. Essa diferença de pressão poderia ser o motivo para não haver a mistura adequada? O técnico do aquecedor disse que o problema é a minha ducha que não teria uma vazão adequada. Segundo ele deveria ter uma vazão de no mínimo 20 litros/minuto. Isso procede?
    Desde já agradeço pela resposta.

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Maurício, tudo bem?

      Obrigado pelos elogios. Vamos ver se consigo te ajudar aqui.

      1. Verifiquei aqui que o aquecedor a gás do senhor é um modelo mecânico, correto? Ou seja, por mais que ele tenha um display que monitora a temperatura o senhor precisa regular manualmente. O senhor colocou a água no máximo e o gás no mínimo?

      2. E o senhor está correto no raciocínio. A diferença de pressão da água quente da pressão da água fria pode impossibilitar a mistura de água. O nome disso é desequilíbrio hidráulico. Escrevemos um artigo falando sobre ele: https://norteaquecedores.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/

      Nesse artigo o senhor vai notar que utilizamos um exemplo contrário ao que provavelmente está ocorrendo em sua residência. No entanto a lógica é a mesma.

      3. Essa informação da vazão está incorreta. Como o senhor bem notou o problema está no desequilíbrio hidráulico e não na vazão da ducha. Não é necessário uma ducha de alta vazão para o aquecedor a gás funcionar corretamente. Com uma ducha de 8 a 10 l/min o aquecedor funciona muito bem.

      O senhor não especificou o modelo do mini-pressurizador, mas é comum nesse tipo de equipamento ter um seletor de velocidade, normalmente com 3 posições. O senhor pode tentar deixar na menor potência e observar se dessa maneira é possível misturar água.

      1. Maurício Altrão Rodrigues disse:

        Bom dia Ivan,

        Muito obrigado pelas informações. Ficou realmente bastante claro.
        O mini-pressurizador é da marca Komeko modelo TP 40 G3.
        Como eu faria para colocar um pressurizador similar para a água fria? Teria que fazer algo interno (quebrar a parede para instalar) e colocar entre os canos de entrada e saída antes do chuveiro?

        Muito grato pelos seus esclarecimentos.

        Att.
        Maurício

  2. Roberto Freitas disse:

    Tenho aquecimento central de 1.500L que funciona muito bem, porém fica distante dos pontos de consumo, o que faz com tenha que ficar esperando vários minutos com a torneira aberta até água quente chegar. Para resolver isso, penso em seccionar a tubulação de água quente e instalar um boiler intermediário de baixa pressão perto dos pontos de consumo. Minha dúvida é se a instalação do boiler no meio da tubulação causará perda significativa de pressão nos pontos de consumo, já que tenho apenas 10 mca de desnível. Grato pela atenção.

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Roberto, tudo bem?

      O boiler não gera perda de carga (diminuição da pressão). Mas pra esse tipo de solução o mais indicado não seria a instalação de um segundo boiler, e sim a instalação de um sistema de recirculação de água quente. Para eu não me delongar no meu comentário, sugiro a leitura do artigo abaixo que escrevemos em detalhe sobre esse sistema:

      https://norteaquecedores.com.br/blog/sistema-de-recirculacao-de-agua-quente/

  3. LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA disse:

    Prezados,
    Problema: Perda da pressão de água quente no ponto da ducha.
    Moro no 7º andar num prédio de 21 andares.
    Possuo um aquecedor a gás marca RINNAI, mod. REU-304U BR
    Faço as manutenções regularmente a cada 12 meses com técnicos indicados pela CONGÁS.
    (*) Até agora nenhum técnico conseguiu resolver o problema, fizemos todos os testes possíveis e o diagnóstico foi: O Problema não é no aquecedor e sim na parte hidráulica, outros técnicos da CONGÁS disseram NÃO saber as causas.
    A pressão da água fria está 100% mas demora o LED de “em uso” acender, e quando acende é só um “conta-gotas” na ducha.
    (**) A minha impressão de leigo é o volume de água fria que entra no aquecedor NÃO é a mesma que sai quente.
    NÃO SEI MAIS A QUEM RECORRER já que os serviços terceirizados pela CONGÁS é sempre caro a cada visita e NADA resolvem.
    Se continuar assim vou ter que vender meu apartamento sob risco da minha esposa pedir divórcio (…rsss)
    Grato pela atenção que essa possa merecer.

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Luiz, tudo bem?

      Não entendi muito bem o relato do senhor. Perda de pressão na água quente é algo natural, porque a água ao passar pelo aquecedor sofre uma perda de carga, isso acontece em todos os equipamentos. Mas pelo que entendi quando o senhor utiliza a ducha sai pouquíssima água, correto?

      O senhor relatou que foram vários técnicos até a residência. Eles mediram a pressão de entrada e saída do equipamento? Quais são essas pressões?

  4. Paulo Sergio disse:

    Olá tudo bem!

    tenho um aquecedor lorenzetti LZ 800EF mecanico se não estou enganado é de 8 litros, comprei um chuveiro lorenzetti mas fica com pouco pressão na saida da agua, quando a agua esta muito quente e ligo a fria, o aquecedor desliga por segurança, pois esta super aquecido, eu acho que é isso.

    Uma ajuda tecnica de vcs, estou com outra ducha de pressão minima de 5 m.c.a, esta ducha é compativel, se não for poderia me ajudar, pra comprar uma ducha correta.

    obg

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Paulo, tudo bem?

      Os aquecedores até tem dispositivos para desligarem por conta de um super aquecimento, mas provavelmente não é o caso que está fazendo o seu equipamento desligar.

      Muito provavelmente o aquecedor está desligando por conta de um desequilíbrio hidráulico.

      Nesse artigo explicamos esse problema em detalhes, assim como algumas possíveis soluções:

      https://norteaquecedores.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/

      Espero ter ajudado.

  5. Carlos disse:

    Boa tarde.
    Em termos de pressão na saída de água qual seria recomendável/melhor adquirir, um reservatório de 2000 litros formato vertical ou formato horizontal?
    Os meus agradecimentos antecipados.
    Carlos

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Carlos, tudo bem?

      Na verdade não faz muita diferença. O boiler é só um reservatório de água. Ele em si não vai influenciar na pressão da água. O boiler vertical tende a ter um pouco mais de pressão em relação a um boiler horizontal instalado no mesmo local da residência já que sua lâmina de água fica um pouco acima. Mas a diferença é pouca, coisa de 1 metro, então não vai impactar quase nada.

      Como o artigo exemplifica, o que vai determinar a pressão é a diferença de altura entre a origem da água e o ponto de consumo. Ou se for utilizado um pressurizador de água.

      Caso o senhor opte por utilizar pressurizadores de água, o ideal é trabalhar com pressurização pré-boiler e reservatórios de alta pressão.

      Espero ter esclarecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Pressão da Água – Seu banho com qualidade e conforto
  • Pressão da Água – Seu banho com qualidade e conforto
Norte Aquecedores
Online
×

Quer mais conforto e economia? Solicite já um orçamento gratuito e descubra o melhor aquecedor a gás para você!