Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?
Bomba pressurizadora de pressostato ou de fluxostato? Se você está procurando por pressurizadores, provavelmente já se deparou com esses termos, não é? Mas o que diabos é isso?
Pensando nisso, esse artigo vai falar especificamente do que se trata fluxostato e pressostato e quais são suas principais diferenças, vantagens e desvantagens.
O que é Fluxostato e Pressostato?
De forma resumida, o funcionamento da bomba pressurizadora é muito simples. Trata-se de um motor “burro” que só gira e dá força para a água. O que difere uma bomba pressurizadora é o seu sistema de acionamento. A bomba pode ser acionada manualmente ou a partir de uma automação. A automação pode ser feita de diversas formas, como um controlador por exemplo. No entanto dentre as bombas pressurizadoras os sistemas de acionamento automático mais comuns são o fluxostato e o pressostato.
Então resumindo, tanto o fluxostato quanto o pressostato são sistemas de acionamento automáticos de uma bomba pressurizadora. Falando de maneira bem simples é o que vai dizer pra bomba quando ela deve ligar.
Mas qual a diferença entre eles?
Como funciona Fluxostato?
Como o seu próprio nome sugere, ele funciona pelo fluxo de água na rede hidráulica. Quando algum ponto de consumo é aberto e a água passa por dentro da bomba pressurizadora, o fluxostato detecta seu fluxo e dá um comando para a bomba pressurizadora começar a trabalhar. Quando essa movimentação da água é interrompida, quando você fecha o ponto de consumo, então o fluxostato deixa de detectar o fluxo e dá um comando para a bomba desligar.
Vale ressaltar que o fluxostato não é um equipamento muito sensível, então ele precisa de um fluxo e uma pressão mínima para ser acionado. Isso significa que abrir muito pouco um ponto de consumo ou mesmo um pequeno vazamento passará desapercebido para o fluxostato e a bomba pressurizadora não será acionada.
Um consequência disso é que bombas pressurizadoras equipadas com fluxostato só conseguem atender pontos de consumo que estejam abaixo da instalação. Ou seja, esse tipo de bomba pressurizadora precisa ser instalada no teto.
Características do Fluxostato
- Equipamento mais simples;
- Não mantém a rede pressurizada;
- Precisa de um fluxo e pressão mínima de água para ser acionado;
- Não pode ser instalado abaixo dos pontos de consumo.
Vantagens do Fluxostato
- Preço mais atrativo;
- Maior durabilidade;
- Menor incidência de manutenção;
- Pode ser instalado em redes hidráulicas mais antigas;
- Em caso de pequenos vazamentos não fica acionando.
Desvantagens do Fluxostato
- Só atende os pontos de consumo que estão abaixo dele;
- Pode demorar um pouco para acionar;
- É mais restritivos em relação ao local de instalação;
- Não pode ser utilizado com boiler;
Como funciona Pressostato?
Já o pressostato é responsável por detectar a pressão da água na rede hidráulica. Sendo assim, toda vez que ele detecta que a pressão da água diminuiu ele aciona a bomba, então quando a pressão estabiliza ele desliga a bomba pressurizadora.
Isso significa que toda vez que você abre um ponto de consumo a pressão da água na rede hidráulica cai, fazendo com que a bomba seja acionada. Diferente do fluxostato, que não detecta pequenos fluxos de água, o pressostato é muito mais sensível e detecta inclusive poucas variações de pressão. Na prática, mesmo um pequeno vazamento depois de algum tempo vai reduzir a pressão da rede a ponto de fazer o pressostato ligar a bomba.
Outra característica marcante de bombas pressurizadoras equipadas com pressostato é que elas mantêm a rede hidráulica pressurizada o tempo todo.
Características do Pressostato
- Equipamento mais complexo;
- Mantém a rede hidráulica sempre pressurizada;
- Pode ser utilizado para elevar a água.
Vantagens do Pressostato
- Assim que você abre qualquer ponto de consumo já recebe água pressurizada;
- Mais flexibilidade na instalação, podendo estar abaixo ou acima dos pontos de consumo;
- Pode ser utilizada com boilers de alta pressão.
Desvantagens do Pressostato
- Preço mais elevado;
- Menor durabilidade;
- Maior incidência de manutenção;
- Aciona em caso de vazamento;
- Não é recomendada a sua instalação em redes hidráulicas mais antigas.
Como escolher o pressurizador de água ideal
Cada tipo de equipamento possui uma característica única. Justamente por isso é muito importante ressaltar que cada um se adapta melhor a diferentes tipos de situações. O fluxostato, por exemplo, é mais recomendado para casas onde a rede hidráulica é mais antiga, mas por outro lado não pode pressurizar pontos de consumo acima de seu local de instalação. Já o pressostato mantém a rede hidráulica sempre pressurizada, sendo o equipamento ideal para trabalhar com boilers de alta pressão.
Em caso de dúvida sempre o mais indicado é contar com o auxílio técnico de profissionais capacitados tanto para o dimensionamento quanto para a instalação do equipamento. Não é incomum encontrarmos bombas pressurizadoras instaladas incorretamente ou que não atendem bem a demanda do local. Por isso fique sempre bem atento.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber em primeira mão as novidades do nosso blog!
Bom dia! Tenho uma instalação de aquecimento solar para alimentação da casa e tenho um problema que a bomba fica entrando a cada 15 min, mesmo sem abertura de qualquer torneira ou outro consumidor de água. Já busquei eventuais fontes de vazamento, porém não localizei nenhuma. Entendo que o problema do liga / desliga constante da bomba deve ser decorrente de algum vazamento no sistema, porém já chequei vaso sanitários, paredes e nenhum sinal. Tanto a água fria como a agua quente são pressurizados pela mesma bomba, com exceção da pia da cozinha, onde a água fria vem diretamente da rua. Até pensei na possibilidade de estar perdendo agua por alguma falta de estanqueidade no monocomando, mas não parece ser o caso. Voces teriam algum tipo de suporte para investigar o que pode estar ocorrendo ou indicariam algum técnico especializado para isso? Obrigado.
Boa tarde Ricardo, tudo bem?
O senhor não cita o o modelo exato da bomba, mas dá pra dizer temos duas possibilidades de problema aí:
O primeiro é esse que o senhor citou, sobre um vazamento da rede hidráulica que faz com que a bomba pressurizadora, presumindo que seja um modelo de pressostato, detecta a diminuição de pressão e aciona.
Testar esse sistema costuma ser simples. Caso a instalação dessa bomba tenha uma válvula logo a frente (o que é comum quando instalamos um by pass, por exemplo), basta fecha-la e observar se ela continua acionando. Caso ela pare de acionar, significa que temos algum vazamento mesmo. Então é recomendado entrar em contato com aqueles serviços de caça-vazamento.
Mas se a bomba continuar acionando, então isso indica que o problema está no pressostato. Ele pode estar mal regulado e/ou com defeito. Então o recomendado é entrar em contato com uma assistência técnica especializada em bombas pressurizadoras para analisar o equipamento.
Espero ter ajudado.
Eu comprei um pressurizador fluxostatao e olhando agora descobri o motivo de não funciona no automático. Eu consigo colocar o aparelho de prestotato nela?
Boa tarde Willian, tudo bem?
Via de regra fazer esse tipo de adaptação é possível. Mas vale entrar em contato com o fabricante e verificar essa possibilidade.
Oi boa noite
Me chamo Alessandro
Estou precisando de um sistema de pressão de água que qd ultrapassar uma determinada pressão o motor desligue
Fazendo com que meu sistema de água não estoure e tbm que não estraga muita água devido ao entupimento do cano
Bom dia Alessandro, tudo bem?
Pra gente poder te fazer uma indicação mais assertiva, qual o cenário que o senhor possui aí?
Pergunto porque via de regra essa não é uma preocupação, tendo em vista que a maioria das bombas pressurizadoras trabalham numa faixa de pressão muito abaixo do que a tubulação, por norma, suporta.
Pode nos falar um pouco mais do seu cenário?
Olá. Obrigado por suas informações. Também tenho o problema do pressostato e de ligação intermitente. Li sobre a possibilidade de vazamentos (liga mesmo fechando os registros da casa). A minha dúvida é que minha caixa d’água tem duas saídas. ( uma de calibre maior) e elas estão interligadas.
Mesmo com válvula de retenção nas saídas é possível que esteja havendo retorno?
Boa tarde Luiz, tudo bem?
O mais comum é alguma vazamento mesmo. Mas também existe a possibilidade de um problema no próprio pressostato.
Recomendo o senhor entrar em contato com uma assistência técnica especializada para analisar a situação.
Há cerca de 20 anos utilizo uma pressurizadora Syllent com fluxostato abaixo dos pontos de consumo antes do aquecedor a gás. Acabo de trocar a bomba por uma nova por deficiência do fluxoststo da antiga.
Ocorre que a bomba fica ligando e desligando intermitentemente. O que pode estar ocorrendo?
Bom dia José, tudo bem?
Aqui eu fiquei na dúvida sobre o posicionamento de instalação desse pressurizador. A bomba em questão está instalada somente na entrada de água do aquecedor a gás ou ela alimenta toda a rede hidráulica da residência? Poderia me esclarecer?