Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?

Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?
Thiago Beato Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 4 min

Bomba pressurizadora de pressostato ou de fluxostato? Se você está procurando por pressurizadores, provavelmente já se deparou com esses termos, não é? Mas o que diabos é isso?

Pensando nisso, esse artigo vai falar especificamente do que se trata fluxostato e pressostato e quais são suas principais diferenças, vantagens e desvantagens.

O que é Fluxostato e Pressostato?

De forma resumida, o funcionamento da bomba pressurizadora é muito simples. Trata-se de um motor “burro” que só gira e dá força para a água. O que difere uma bomba pressurizadora é o seu sistema de acionamento. A bomba pode ser acionada manualmente ou a partir de uma automação. A automação pode ser feita de diversas formas, como um controlador por exemplo. No entanto dentre as bombas pressurizadoras os sistemas de acionamento automático mais comuns são o fluxostato e o pressostato.

Então resumindo, tanto o fluxostato quanto o pressostato são sistemas de acionamento automáticos de uma bomba pressurizadora. Falando de maneira bem simples é o que vai dizer pra bomba quando ela deve ligar.

Mas qual a diferença entre eles?

Pressostato_ou_fluxostato
O corpo de ambas as bombas é idêntico, o que muda é seu sistema de acionamento: pressostato ou fluxostato

Como funciona Fluxostato? 

Como o seu próprio nome sugere, ele funciona pelo fluxo de água na rede hidráulica. Quando algum ponto de consumo é aberto e a água passa por dentro da bomba pressurizadora, o fluxostato detecta seu fluxo e dá um comando para a bomba pressurizadora começar a trabalhar. Quando essa movimentação da água é interrompida, quando você fecha o ponto de consumo, então o fluxostato deixa de detectar o fluxo e dá um comando para a bomba desligar.

Vale ressaltar que o fluxostato não é um equipamento muito sensível, então ele precisa de um fluxo e uma pressão mínima para ser acionado. Isso significa que abrir muito pouco um ponto de consumo ou mesmo um pequeno vazamento passará desapercebido para o fluxostato e a bomba pressurizadora não será acionada.

Um consequência disso é que bombas pressurizadoras equipadas com fluxostato só conseguem atender pontos de consumo que estejam abaixo da instalação. Ou seja, esse tipo de bomba pressurizadora precisa ser instalada no teto.

Pressostato_ou_fluxostato

Características do Fluxostato 

  • Equipamento mais simples;
  • Não mantém a rede pressurizada;
  • Precisa de um fluxo e pressão mínima de água para ser acionado;
  • Não pode ser instalado abaixo dos pontos de consumo.

Vantagens do Fluxostato

  • Preço mais atrativo;
  • Maior durabilidade;
  • Menor incidência de manutenção;
  • Pode ser instalado em redes hidráulicas mais antigas;
  • Em caso de pequenos vazamentos não fica acionando.

Desvantagens do Fluxostato

  • Só atende os pontos de consumo que estão abaixo dele;
  • Pode demorar um pouco para acionar;
  • É mais restritivos em relação ao local de instalação;
  • Não pode ser utilizado com boiler;

Como funciona Pressostato? 

Já o pressostato é responsável por detectar a pressão da água na rede hidráulica. Sendo assim, toda vez que ele detecta que a pressão da água diminuiu ele aciona a bomba, então quando a pressão estabiliza ele desliga a bomba pressurizadora.

Isso significa que toda vez que você abre um ponto de consumo a pressão da água na rede hidráulica cai, fazendo com que a bomba seja acionada. Diferente do fluxostato, que não detecta pequenos fluxos de água, o pressostato é muito mais sensível e detecta inclusive poucas variações de pressão. Na prática, mesmo um pequeno vazamento depois de algum tempo vai reduzir a pressão da rede a ponto de fazer o pressostato ligar a bomba.

Outra característica marcante de bombas pressurizadoras equipadas com pressostato é que elas mantêm a rede hidráulica pressurizada o tempo todo.

Pressostato_ou_fluxostato

Características do Pressostato

  • Equipamento mais complexo;
  • Mantém a rede hidráulica sempre pressurizada;
  • Pode ser utilizado para elevar a água.

Vantagens do Pressostato

  • Assim que você abre qualquer ponto de consumo já recebe água pressurizada;
  • Mais flexibilidade na instalação, podendo estar abaixo ou acima dos pontos de consumo;
  • Pode ser utilizada com boilers de alta pressão.

Desvantagens do Pressostato

  • Preço mais elevado;
  • Menor durabilidade;
  • Maior incidência de manutenção;
  • Aciona em caso de vazamento;
  • Não é recomendada a sua instalação em redes hidráulicas mais antigas.
Pressostato_ou_fluxostato

Como escolher o pressurizador de água ideal

Cada tipo de equipamento possui uma característica única. Justamente por isso é muito importante ressaltar que cada um se adapta melhor a diferentes tipos de situações. O fluxostato, por exemplo, é mais recomendado para casas onde a rede hidráulica é mais antiga, mas por outro lado não pode pressurizar pontos de consumo acima de seu local de instalação. Já o pressostato mantém a rede hidráulica sempre pressurizada, sendo o equipamento ideal para trabalhar com boilers de alta pressão.

Em caso de dúvida sempre o mais indicado é contar com o auxílio técnico de profissionais capacitados tanto para o dimensionamento quanto para a instalação do equipamento. Não é incomum encontrarmos bombas pressurizadoras instaladas incorretamente ou que não atendem bem a demanda do local. Por isso fique sempre bem atento.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber em primeira mão as novidades do nosso blog!

129 comentários em "Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?"

  1. Ana Paula disse:

    Vejo que pressão da água nas torneiras é um problema de ordem geral rs
    A caixa d’água do meu sobrado está baixa, apenas 80 cm de distância do primeiro ponto de saída de água (chuveiro), no entanto o problema de falta de pressão de agua é na casa inteira, mesmo nos cômodos inferiores. Instalamos um pressurizador lorenzetti pl20 há algum tempo e ele simplesmente não funciona, achamos até que seria problema de ar na saída da caixa que estava impedindo o fluxo de água passar pela bomba, por isso instalamos um “respiro”, ainda assim o pressurizador não funciona. O que é mais estranho é que todas as vezes que alguém vem mexer na caixa d’água, o pressurizador magicamente volta a funcionar no acionamento automático, mas no dia seguinte ele sempre volta ao não funcionamento. Instalação hidráulica e elétrica estão corretas. Será que a baixa vazão nas torneiras está impedindo o funcionamento? Se é a questão da baixa vazão, por que o aparelho funciona quando mexemos na caixa? Podem me dar uma luz, uma ideia…algo que possa me ajudar?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Ana Paula, tudo bem?

      Realmente o problema da senhora é curioso, mas pra poder te ajudar nós precisaríamos entender um pouco melhor o cenário.

      Pelo que entendia da sua explicação esse pressurizador está instalado em toda a rede, correto? Qual a posição de sua instalação em relação a caixa d’água?

      De qualquer maneira o que posso te adiantar é que essa bomba não costuma ser muito apropriada para instalar em toda a rede hidráulica de uma residência. Especialmente se a senhora tiver diversos pontos de consumo.

      Pra toda a rede hidráulica de um residência costumamos ir para modelos mais robustos.

  2. Karina disse:

    Estou com um problema na pressão da água da minha casa toda, é uma casa de dois pisos, não tenho pressão nas descargas do vaso sanitário, nem torneiras, o chuveiro até funciona mas se abre o chuveiro não sai mais água nas torneiras. Você Puxa a descarga não sai água no chuveiro. O encanamento da minha casa não é feito para água quente, são canos normais, não de cobre. Qual o tipo de pressurizador eu devo usar para que a pressão da água seja boa, sem ter problema de estourar os canos?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Karina, tudo bem?

      Precisaria de mais informações para saber qual a melhor opção de pressurizador pra sua residência.

      Se a senhora desejar, entra em contato com nossos consultores que eles podem ajudá-la com isso. Basta entrar em contato através do número (11) 2262-9000, seja por whatsapp ou ligação telefônica. Ou se preferir, também pode escrever para vendas@aquecenorte.com.br.

      Eles vão levantar todas as informações necessárias e te informar a melhor opção de pressurizador.

      Espero ter ajudado.

  3. Cintia Tadeu disse:

    Bom dia !
    Tenho um reservatório de água de reuso e quero utilizar essa água para alimentar uma máquina de lavar somente para panos de chão e tapetes, porém o reservatório está instalado 50 cm acima do piso da lavanderia, e o ponto de entrada da máquina de lavar está 80 cm acima do piso, além disso a falta de pressão na saída da água do tanque de reuso vai fazer com que demore demais para encher a máquina e prejudicar o seu funcionamento, o que eu poderia usar nesse caso ? seria uma bomba com pressostato ou teria alguma solução mais barata ? Obrigada !

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Cintia, tudo bem?

      Se você quiser um sistema automática a saída seria apenas a bomba de pressostato mesmo. No entanto tem algumas bombas de fluxostato, que são mais baratas, que possuem acionamento manual. Se não me engano as bombinhas da lorenzetti possuem acionamento manual. Funcionaria, mas toda vez que fosse encher a máquina precisaria acionar a bomba manualmente.

  4. Paulo Rocha disse:

    A saída de minha caixa d’água tem um pressurizador por pressostato. O contato do pressostato “colou” e a bomba ficou acionada com as torneiras fechadas. Não aguentou a pressão e rompeu um cano.
    Como posso prevenir para que isso não aconteça mais? Existe algum sensor que possa desarmar a bomba caso a pressão fique muito alta?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Paulo, tudo bem?

      Não existe nenhum sensor ou algo do gênero. Mas há algumas providências para prevenir esse tipo de situação.

      Acho que o primeiro ponto e mais importante é trabalhar com marcas confiáveis de pressurizador. Rowa, Grundfos, Megapress. São algumas marcas onde esse tipo de problema é bem mais raro, dada a confiabilidade dos pressostatos.

      Outra boa prática é instalar o pressurizador numa área externa e visível, assim se algum vazamento ou até se a bomba estiver ligada interruptamente, é mais fácil identificar e desliga-la, se necessário.

  5. Daniel disse:

    Olá, gostaria de saber o por que da não recomendação do uso do fluxostado em um sistema de aquecimento solar com boiler de alta pressão.
    No meu sistema uso uma bomba syllent de 05hp e um pressostato. Porém já é o segundo que apresenta defeito (texius 18c) com o tempo.
    O sistema de fluxostado é mais simples e, creio, que não gere tantos defeitos, uma vez que quem determina a “pressão” da agua é a bomba, correto? Gostaria de maiores informações sobre o tema. Obrigado.

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Daniel, tudo bem?

      Essa é uma recomendação da grande maioria dos fabricantes de boiler. Eles alegam que o boiler se acomoda melhor com a pressão constante que o pressurizador de pressostato exerce sobre ele, ao invés do aumento de pressão somente durante seu uso como seria o caso do pressurizador de fluxostato.

      Além disso, com o pressostato a instalação do boiler tem mais liberdade para ser instalada em diferentes alturas em relação a caixa d’água, enquanto que com o fluxostato necessariamente o boiler precisaria estar instalado em um nível inferior a caixa d’água para o pressurizador ter uma distância mínima e poder acionar.

      A respeito da bomba o senhor já tentou trocar por marcas mais confiáveis como Rowa, Grundfos e Megapress?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?
  • Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?
Norte Aquecedores
Online
×

Quer mais conforto e economia? Solicite já um orçamento gratuito e descubra o melhor aquecedor a gás para você!