Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?
Bomba pressurizadora de pressostato ou de fluxostato? Se você está procurando por pressurizadores, provavelmente já se deparou com esses termos, não é? Mas o que diabos é isso?
Pensando nisso, esse artigo vai falar especificamente do que se trata fluxostato e pressostato e quais são suas principais diferenças, vantagens e desvantagens.
O que é Fluxostato e Pressostato?
De forma resumida, o funcionamento da bomba pressurizadora é muito simples. Trata-se de um motor “burro” que só gira e dá força para a água. O que difere uma bomba pressurizadora é o seu sistema de acionamento. A bomba pode ser acionada manualmente ou a partir de uma automação. A automação pode ser feita de diversas formas, como um controlador por exemplo. No entanto dentre as bombas pressurizadoras os sistemas de acionamento automático mais comuns são o fluxostato e o pressostato.
Então resumindo, tanto o fluxostato quanto o pressostato são sistemas de acionamento automáticos de uma bomba pressurizadora. Falando de maneira bem simples é o que vai dizer pra bomba quando ela deve ligar.
Mas qual a diferença entre eles?
Como funciona Fluxostato?
Como o seu próprio nome sugere, ele funciona pelo fluxo de água na rede hidráulica. Quando algum ponto de consumo é aberto e a água passa por dentro da bomba pressurizadora, o fluxostato detecta seu fluxo e dá um comando para a bomba pressurizadora começar a trabalhar. Quando essa movimentação da água é interrompida, quando você fecha o ponto de consumo, então o fluxostato deixa de detectar o fluxo e dá um comando para a bomba desligar.
Vale ressaltar que o fluxostato não é um equipamento muito sensível, então ele precisa de um fluxo e uma pressão mínima para ser acionado. Isso significa que abrir muito pouco um ponto de consumo ou mesmo um pequeno vazamento passará desapercebido para o fluxostato e a bomba pressurizadora não será acionada.
Um consequência disso é que bombas pressurizadoras equipadas com fluxostato só conseguem atender pontos de consumo que estejam abaixo da instalação. Ou seja, esse tipo de bomba pressurizadora precisa ser instalada no teto.
Características do Fluxostato
- Equipamento mais simples;
- Não mantém a rede pressurizada;
- Precisa de um fluxo e pressão mínima de água para ser acionado;
- Não pode ser instalado abaixo dos pontos de consumo.
Vantagens do Fluxostato
- Preço mais atrativo;
- Maior durabilidade;
- Menor incidência de manutenção;
- Pode ser instalado em redes hidráulicas mais antigas;
- Em caso de pequenos vazamentos não fica acionando.
Desvantagens do Fluxostato
- Só atende os pontos de consumo que estão abaixo dele;
- Pode demorar um pouco para acionar;
- É mais restritivos em relação ao local de instalação;
- Não pode ser utilizado com boiler;
Como funciona Pressostato?
Já o pressostato é responsável por detectar a pressão da água na rede hidráulica. Sendo assim, toda vez que ele detecta que a pressão da água diminuiu ele aciona a bomba, então quando a pressão estabiliza ele desliga a bomba pressurizadora.
Isso significa que toda vez que você abre um ponto de consumo a pressão da água na rede hidráulica cai, fazendo com que a bomba seja acionada. Diferente do fluxostato, que não detecta pequenos fluxos de água, o pressostato é muito mais sensível e detecta inclusive poucas variações de pressão. Na prática, mesmo um pequeno vazamento depois de algum tempo vai reduzir a pressão da rede a ponto de fazer o pressostato ligar a bomba.
Outra característica marcante de bombas pressurizadoras equipadas com pressostato é que elas mantêm a rede hidráulica pressurizada o tempo todo.
Características do Pressostato
- Equipamento mais complexo;
- Mantém a rede hidráulica sempre pressurizada;
- Pode ser utilizado para elevar a água.
Vantagens do Pressostato
- Assim que você abre qualquer ponto de consumo já recebe água pressurizada;
- Mais flexibilidade na instalação, podendo estar abaixo ou acima dos pontos de consumo;
- Pode ser utilizada com boilers de alta pressão.
Desvantagens do Pressostato
- Preço mais elevado;
- Menor durabilidade;
- Maior incidência de manutenção;
- Aciona em caso de vazamento;
- Não é recomendada a sua instalação em redes hidráulicas mais antigas.
Como escolher o pressurizador de água ideal
Cada tipo de equipamento possui uma característica única. Justamente por isso é muito importante ressaltar que cada um se adapta melhor a diferentes tipos de situações. O fluxostato, por exemplo, é mais recomendado para casas onde a rede hidráulica é mais antiga, mas por outro lado não pode pressurizar pontos de consumo acima de seu local de instalação. Já o pressostato mantém a rede hidráulica sempre pressurizada, sendo o equipamento ideal para trabalhar com boilers de alta pressão.
Em caso de dúvida sempre o mais indicado é contar com o auxílio técnico de profissionais capacitados tanto para o dimensionamento quanto para a instalação do equipamento. Não é incomum encontrarmos bombas pressurizadoras instaladas incorretamente ou que não atendem bem a demanda do local. Por isso fique sempre bem atento.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber em primeira mão as novidades do nosso blog!
Gostaria, se possível, de indicação sobre os pressurizadores mais adequados para geladeira Side by Side Samsung RS50N3413S8/AZ (precisa de 138 Kpa a 862 Kpa e minha casa só tem + ou – uns 39 Kpa), que fosse silencioso e com pressostato. Vai alimentar somente a linha d’água da geladeira e o consumo é baixo e eventual (água potável e gelo). Obrigado.
Bom dia Antonio, tudo bem?
Acredito que nesse caso as melhores opções sejam:
Megapress 28/05
ou
Rowa Max Press 26 E
Dependendo da necessidade por água da sua residência elas podem inclusive atender toda a rede hidráulica.
Se o senhor precisar de uma consultoria mais completa pode entrar em contato conosco através do e-mail vendas@aquecenorte.com.br ou através do telefone (11) 2262-9000
Espero ter ajudado,
Boa tarde…. moro em um sobrado de 3 pisos, sendo que as caixas d’agua estão no 3º piso, os chuveiros no 2º piso e o aquecedor a gás no térreo. Quando acaba a água da rua, meus chuveiros ficam sem pressão. Qual pressurizador seria o mais indicado para instalar nesse caso e qual o local? Junto ao aquecedor, ou junto à caixa d’agua?
Boa tarde Wilson, tudo bem?
O pressurizador ideal varia de acordo com a demanda do local. Quantos pontos de consumo são, qual a vazão de cada um, a tubulação do local é mais nova ou mais antiga? Precisaria analisar essas questões.
Mas o que posso te recomendar é que seja uma bomba pressurizadora instalada na saída da caixa d’água para pressurizar toda a rede hidráulica. Mas também temos a opção de um mini pressurizador na entrada de água do aquecedor a gás. Em ambos os casos é necessário uma análise mais minuciosa.
Caso o senhor queira, pode entrar em contato com nossos consultores comerciais. Eles colherão todas essas informações que citei acima e poderão dimensionar o melhor equipamento para o senhor.
Basta entrar em contato através do número (11) 2262-9000 ou e-mail vendas@aquecenorte.com.br
Espero ter ajudado,
Boa noite. Tenho pouca pressão nos meus chuveiros pois moro 2 andares abaixo da caixa de agua, mas meu prédio é antigo. Gostaria de saber se eu colocar um pressurizador no meu apt pode acontecer de diminuir a pressão de água dos apartamentos abaixo do meu ou isso não acontece?
Obrigado!
Boa tarde Alexey, tudo bem?
A não ser que seja uma bomba pressurizadora do tipo autoaspirante não temos risco de diminuir a pressão dos outros apartamentos. E normalmente o tipo de bomba instalada nos apartamentos não causa nenhum tipo de transtorno no restante do prédio.
Espero ter ajudado,
Oi quero instalar um sistema de aquecimento de tubo a vácuo com o boiler acoplado, mas de baixa pressão. Ocorre qur minhas torneiras são todas monocomandos, e o pedreiro ainda fez o favor de ligar a tubulação conecatada na hidra, como faço para pressurizar a água quente e fria sem ter problemas com a hidra? Por favor me ajudem.
Boa tarde Herica, tudo bem?
Realmente pelo sistema ser de baixa pressão não é possível pressurizar. Então o melhor caminho seria uma reforma na hidráulica pra deixar a hidra independente.
Espero ter ajudado,
Olá..gostaria de tirar uma dúvida..tenho uma residência com sistema de aquecimento solar utilizando um boiler…..gostaria de pressurizar ao menos a rede de água fria….se eu apenas pressurizar a rede fria eu poderia estar optando pelo fluxostato? e caso eu decida pressurizar as duas poderia utilizar um fluxostato na fria e um pressostato na quente ? Ou realmente precisaria de um pressostato nas duas ?
Bom dia Gabriel, tudo bem?
Não é recomendado que você pressurize a mesma rede hidraulica com bombas com acionamento diferente. O ideal no seu caso seria utilizar ambas as bombas do mesmo tipo de acionador. Dependendo da situação da sua residência, seria possível inclusive utilizar uma mesma bomba para pressurizar toda a rede hidraulica.
Mas fique atento com a questão do boiler. Ele precisa ser de alta pressão, tendo em vista que pressurização pós boiler não é indicada, pois pode danificar o reservatório.
Mas porque não é recomendado utilizar uma bomba de pressostato e outra de fluxostato? Isso acontece pois a bomba de pressostato mantém a rede hidraulica alimentada por ela sempre pressurizada, mesmo enquanto ela está desligada. Já a bomba de fluxostato só pressuriza a rede quando acionada, ao detectar fluxo de água. O que muito provavelmente aconteceria é que quando a você tentasse utilizar o misturador para misturar água fria, por estar abastecida com a bomba de fluxostato, nem acionaria. Pois a água quente, que utiliza a bomba de pressostato, teria a pressão mais alta o tempo todo, bloqueando a passagem da água fria.
Eu sei que pode parecer um pouco complicado, mas resumindo, nesse cenário descrito pelo senhor com água quente com pressostato e água fria com fluxostato, o senhor muito provavelmente nunca conseguiria misturar água fria na água quente, pois uma bomba impediria a outra de ligar.
Espero ter ajudado,