Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?
Bomba pressurizadora de pressostato ou de fluxostato? Se você está procurando por pressurizadores, provavelmente já se deparou com esses termos, não é? Mas o que diabos é isso?
Pensando nisso, esse artigo vai falar especificamente do que se trata fluxostato e pressostato e quais são suas principais diferenças, vantagens e desvantagens.
O que é Fluxostato e Pressostato?
De forma resumida, o funcionamento da bomba pressurizadora é muito simples. Trata-se de um motor “burro” que só gira e dá força para a água. O que difere uma bomba pressurizadora é o seu sistema de acionamento. A bomba pode ser acionada manualmente ou a partir de uma automação. A automação pode ser feita de diversas formas, como um controlador por exemplo. No entanto dentre as bombas pressurizadoras os sistemas de acionamento automático mais comuns são o fluxostato e o pressostato.
Então resumindo, tanto o fluxostato quanto o pressostato são sistemas de acionamento automáticos de uma bomba pressurizadora. Falando de maneira bem simples é o que vai dizer pra bomba quando ela deve ligar.
Mas qual a diferença entre eles?
Como funciona Fluxostato?
Como o seu próprio nome sugere, ele funciona pelo fluxo de água na rede hidráulica. Quando algum ponto de consumo é aberto e a água passa por dentro da bomba pressurizadora, o fluxostato detecta seu fluxo e dá um comando para a bomba pressurizadora começar a trabalhar. Quando essa movimentação da água é interrompida, quando você fecha o ponto de consumo, então o fluxostato deixa de detectar o fluxo e dá um comando para a bomba desligar.
Vale ressaltar que o fluxostato não é um equipamento muito sensível, então ele precisa de um fluxo e uma pressão mínima para ser acionado. Isso significa que abrir muito pouco um ponto de consumo ou mesmo um pequeno vazamento passará desapercebido para o fluxostato e a bomba pressurizadora não será acionada.
Um consequência disso é que bombas pressurizadoras equipadas com fluxostato só conseguem atender pontos de consumo que estejam abaixo da instalação. Ou seja, esse tipo de bomba pressurizadora precisa ser instalada no teto.
Características do Fluxostato
- Equipamento mais simples;
- Não mantém a rede pressurizada;
- Precisa de um fluxo e pressão mínima de água para ser acionado;
- Não pode ser instalado abaixo dos pontos de consumo.
Vantagens do Fluxostato
- Preço mais atrativo;
- Maior durabilidade;
- Menor incidência de manutenção;
- Pode ser instalado em redes hidráulicas mais antigas;
- Em caso de pequenos vazamentos não fica acionando.
Desvantagens do Fluxostato
- Só atende os pontos de consumo que estão abaixo dele;
- Pode demorar um pouco para acionar;
- É mais restritivos em relação ao local de instalação;
- Não pode ser utilizado com boiler;
Como funciona Pressostato?
Já o pressostato é responsável por detectar a pressão da água na rede hidráulica. Sendo assim, toda vez que ele detecta que a pressão da água diminuiu ele aciona a bomba, então quando a pressão estabiliza ele desliga a bomba pressurizadora.
Isso significa que toda vez que você abre um ponto de consumo a pressão da água na rede hidráulica cai, fazendo com que a bomba seja acionada. Diferente do fluxostato, que não detecta pequenos fluxos de água, o pressostato é muito mais sensível e detecta inclusive poucas variações de pressão. Na prática, mesmo um pequeno vazamento depois de algum tempo vai reduzir a pressão da rede a ponto de fazer o pressostato ligar a bomba.
Outra característica marcante de bombas pressurizadoras equipadas com pressostato é que elas mantêm a rede hidráulica pressurizada o tempo todo.
Características do Pressostato
- Equipamento mais complexo;
- Mantém a rede hidráulica sempre pressurizada;
- Pode ser utilizado para elevar a água.
Vantagens do Pressostato
- Assim que você abre qualquer ponto de consumo já recebe água pressurizada;
- Mais flexibilidade na instalação, podendo estar abaixo ou acima dos pontos de consumo;
- Pode ser utilizada com boilers de alta pressão.
Desvantagens do Pressostato
- Preço mais elevado;
- Menor durabilidade;
- Maior incidência de manutenção;
- Aciona em caso de vazamento;
- Não é recomendada a sua instalação em redes hidráulicas mais antigas.
Como escolher o pressurizador de água ideal
Cada tipo de equipamento possui uma característica única. Justamente por isso é muito importante ressaltar que cada um se adapta melhor a diferentes tipos de situações. O fluxostato, por exemplo, é mais recomendado para casas onde a rede hidráulica é mais antiga, mas por outro lado não pode pressurizar pontos de consumo acima de seu local de instalação. Já o pressostato mantém a rede hidráulica sempre pressurizada, sendo o equipamento ideal para trabalhar com boilers de alta pressão.
Em caso de dúvida sempre o mais indicado é contar com o auxílio técnico de profissionais capacitados tanto para o dimensionamento quanto para a instalação do equipamento. Não é incomum encontrarmos bombas pressurizadoras instaladas incorretamente ou que não atendem bem a demanda do local. Por isso fique sempre bem atento.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber em primeira mão as novidades do nosso blog!
Olá, comprei um misturador de cozinha importado cuja pressão mínima para funcionar é de 12mca. Meu apto possui 7mca de pressão.
Existe algum equipamento que eu possa instalar nos pontos de água quente e frio da cozinha para pressurizar o misturador na água quente e fria simultaneamente?
Boa tarde André, tudo bem?
Acredito que a melhor solução para o caso do senhor seja pressurizar toda a rede hidráulica da residência. Instalando na saída da caixa d’água esse equipamento pressurizaria tanto a água quente, quanto a água fria.
Porém, existem sim, mini pressurizadores que são instalados apenas em torneiras e pontos de consumo especificos.
A Rowa press 25 queima se ficar sem fornecimento de água da rua?
Boa tarde Dirceu, tudo bem?
Esse equipamento não chega a queimar, mas alguns componentes podem ser danificados quando o equipamento rodar a seco (sem água).
Espero ter ajudado,
Olá.
Tenho um pressurizador da Eletropas epr-50.
Uma coisa que está me incomodando muito é que ao ligar qualquer ponto de água só um pouco ele fica ligando e desligando o tempo todo. Exemplo no chuveiro, agora no inverno, abrimos pouco o registro e ele fica assim, ligando e desligando e a água fica variando a pressão e consequentemente variando a temperatura.
Isso também acontece com a torneira da cozinha mesmo abrindo toda, pois o cano sobe a um nível acima do pressurizador mais de um metro para subir acima do telhado da cozinha e depois então descer. Alguma dica para resolver esses problemas? Estou pensando em trocar por um fluxostato, mas no caso da cozinha precisaria elevar mais a caixa e o pressurizador para ficar acima do cano, certo? Fluxostato resolveria essa intermitência?
Muito obrigado
Bom dia Diomar, tudo bem?
Infelizmente não achei muitas informações dessa bomba em questão, então não sei se conseguirei te orientar.
Mas o que posso te falar é que nem a bomba de pressostato, nem de fluxostato é pra oscilar em seu funcionamento. Se isso está acontecendo tem algo errado, com a bomba pressurizadora ou com a instalação.
Sugiro o senhor entrar em contato com uma assistência técnica para analisar a situação no local.
Caso esteja em São Paulo podemos te ajudar. Basta o senhor entrar em contato através do telefone (11) 2262-9000 ou pelo e-mail assistencia@aquecenorte.com.br.
Bom dia, estou com a torneira de uma pia de cozinha só escorrendo agua, na mesma rede eu tenho do lado direito a torneira do tanque que é otima a pressão, e do outro lado o registro de agua de minha geladeira que é otima tambem a pressão, só que nesta torneira da pia a agua escorre, não tem pressão por ser um misturador e os canos muito fininhos dela…… Você acha que se eu colocar uma bopmba pressurizadora debaixo da pia ser bom? Pensei em uma Rowa RW9, Komeco TP40 ou uma Lorenzetti PL 09……
O que acha?
Bom dia Douglas, tudo bem?
Pelo relato do senhor, tendo boa pressão em pontos próximos mas não esse, não acredito que seja o caso de instalar uma bomba pressurizadora. Recomendo chamar um encanador para analisar a instalação dessa torneira e em ultimo caso substituí-la.
Bom dia,
Tenho uma cisterna que está abaixo do nível do chão e preciso puxar água dela para injetar nas minhas máquinas de lavar (tenho uma lavanderia com 3 lavadouras 30kg). A cisterna está 2 metros abaixo da bomba e a bomba está a 16 metros em linha reta das máquinas. Gostaria de ter uma vazão de 2000 a 3000 litros/hora. Comprei uma bomba da marca Foxlux de 1cv (que me fornece uma vazão de até 4000 l/h segundo as especificações do manual) e estou em dúvida em qual pressostato comprar. Vocês poderiam me indicar algum? O local mais indicado para eu instalar o pressostato seria próximo a bomba na saída de água da bomba, certo?
Muito obrigado.
Bom dia Gustavo, tudo bem?
O pressostato sempre é instalado na saída da bomba. E a marca Orbitec possui modelos de pressostato muito bons. O modelo Smartcontrol 15B é indicado para bombas pressurizadoras com potência acima de 3/4 CV.
Mas antes de adquirir, recomendo consulta-los sobre a aplicação. Acredito que saberão te responder melhor do que eu qual o equipamento mais adequado.