Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?

Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?
Thiago Beato Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 4 min

Bomba pressurizadora de pressostato ou de fluxostato? Se você está procurando por pressurizadores, provavelmente já se deparou com esses termos, não é? Mas o que diabos é isso?

Pensando nisso, esse artigo vai falar especificamente do que se trata fluxostato e pressostato e quais são suas principais diferenças, vantagens e desvantagens.

O que é Fluxostato e Pressostato?

De forma resumida, o funcionamento da bomba pressurizadora é muito simples. Trata-se de um motor “burro” que só gira e dá força para a água. O que difere uma bomba pressurizadora é o seu sistema de acionamento. A bomba pode ser acionada manualmente ou a partir de uma automação. A automação pode ser feita de diversas formas, como um controlador por exemplo. No entanto dentre as bombas pressurizadoras os sistemas de acionamento automático mais comuns são o fluxostato e o pressostato.

Então resumindo, tanto o fluxostato quanto o pressostato são sistemas de acionamento automáticos de uma bomba pressurizadora. Falando de maneira bem simples é o que vai dizer pra bomba quando ela deve ligar.

Mas qual a diferença entre eles?

Pressostato_ou_fluxostato
O corpo de ambas as bombas é idêntico, o que muda é seu sistema de acionamento: pressostato ou fluxostato

Como funciona Fluxostato? 

Como o seu próprio nome sugere, ele funciona pelo fluxo de água na rede hidráulica. Quando algum ponto de consumo é aberto e a água passa por dentro da bomba pressurizadora, o fluxostato detecta seu fluxo e dá um comando para a bomba pressurizadora começar a trabalhar. Quando essa movimentação da água é interrompida, quando você fecha o ponto de consumo, então o fluxostato deixa de detectar o fluxo e dá um comando para a bomba desligar.

Vale ressaltar que o fluxostato não é um equipamento muito sensível, então ele precisa de um fluxo e uma pressão mínima para ser acionado. Isso significa que abrir muito pouco um ponto de consumo ou mesmo um pequeno vazamento passará desapercebido para o fluxostato e a bomba pressurizadora não será acionada.

Um consequência disso é que bombas pressurizadoras equipadas com fluxostato só conseguem atender pontos de consumo que estejam abaixo da instalação. Ou seja, esse tipo de bomba pressurizadora precisa ser instalada no teto.

Pressostato_ou_fluxostato

Características do Fluxostato 

  • Equipamento mais simples;
  • Não mantém a rede pressurizada;
  • Precisa de um fluxo e pressão mínima de água para ser acionado;
  • Não pode ser instalado abaixo dos pontos de consumo.

Vantagens do Fluxostato

  • Preço mais atrativo;
  • Maior durabilidade;
  • Menor incidência de manutenção;
  • Pode ser instalado em redes hidráulicas mais antigas;
  • Em caso de pequenos vazamentos não fica acionando.

Desvantagens do Fluxostato

  • Só atende os pontos de consumo que estão abaixo dele;
  • Pode demorar um pouco para acionar;
  • É mais restritivos em relação ao local de instalação;
  • Não pode ser utilizado com boiler;

Como funciona Pressostato? 

Já o pressostato é responsável por detectar a pressão da água na rede hidráulica. Sendo assim, toda vez que ele detecta que a pressão da água diminuiu ele aciona a bomba, então quando a pressão estabiliza ele desliga a bomba pressurizadora.

Isso significa que toda vez que você abre um ponto de consumo a pressão da água na rede hidráulica cai, fazendo com que a bomba seja acionada. Diferente do fluxostato, que não detecta pequenos fluxos de água, o pressostato é muito mais sensível e detecta inclusive poucas variações de pressão. Na prática, mesmo um pequeno vazamento depois de algum tempo vai reduzir a pressão da rede a ponto de fazer o pressostato ligar a bomba.

Outra característica marcante de bombas pressurizadoras equipadas com pressostato é que elas mantêm a rede hidráulica pressurizada o tempo todo.

Pressostato_ou_fluxostato

Características do Pressostato

  • Equipamento mais complexo;
  • Mantém a rede hidráulica sempre pressurizada;
  • Pode ser utilizado para elevar a água.

Vantagens do Pressostato

  • Assim que você abre qualquer ponto de consumo já recebe água pressurizada;
  • Mais flexibilidade na instalação, podendo estar abaixo ou acima dos pontos de consumo;
  • Pode ser utilizada com boilers de alta pressão.

Desvantagens do Pressostato

  • Preço mais elevado;
  • Menor durabilidade;
  • Maior incidência de manutenção;
  • Aciona em caso de vazamento;
  • Não é recomendada a sua instalação em redes hidráulicas mais antigas.
Pressostato_ou_fluxostato

Como escolher o pressurizador de água ideal

Cada tipo de equipamento possui uma característica única. Justamente por isso é muito importante ressaltar que cada um se adapta melhor a diferentes tipos de situações. O fluxostato, por exemplo, é mais recomendado para casas onde a rede hidráulica é mais antiga, mas por outro lado não pode pressurizar pontos de consumo acima de seu local de instalação. Já o pressostato mantém a rede hidráulica sempre pressurizada, sendo o equipamento ideal para trabalhar com boilers de alta pressão.

Em caso de dúvida sempre o mais indicado é contar com o auxílio técnico de profissionais capacitados tanto para o dimensionamento quanto para a instalação do equipamento. Não é incomum encontrarmos bombas pressurizadoras instaladas incorretamente ou que não atendem bem a demanda do local. Por isso fique sempre bem atento.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber em primeira mão as novidades do nosso blog!

129 comentários em "Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?"

  1. Marcelo Venâncio disse:

    Bom dia!
    Instalei um pressurizador BCPF25/7-120 Ferrari , minha dúvida é, o fluxostato deve ficar acima ou abaixo da bomba, pois já fiz a instalação com ele abaixo da bomba 3x e a bomba esta aquecendo muito e a tubulação não esta aguentando e rompendo, já foram 3x com inundação quando chego em casa. No momento optei por tirar a bomba, pede me dar um auxilio e me informar se a ligação esta sendo feita corretamente, pois percebi que o fluxostato parece não estar acionando a bomba e a mesma fica ligada direto por isso o superaquecimento ocasionando o problema. O que me levou a pensar que o equipamento que aciona a bomba automaticamente pode estar sendo instalado na posição incorreta.

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Marcelo, tudo bem?

      Nesse caso eu recomendo fortemente que o senhor entre em contato com uma empresa especializada na sua região para fazer a reinstalação adequada dessa bomba.

  2. Rui disse:

    Bom dia Ivan, temos uma casa nova e descobrimos pós obra que o técnico hidráulico fez mal todo o encanamento resultando em muita pouca pressão em todos os pontos.
    Refazer o encanamento nao é opção, então sugeriram uma bomba pressurizadora.
    * A caixa dágua está na laje a uns 5m de altura total (acima de todos os pontos de consumo).
    * 3 chuveiros (elétricos por enquanto), 5 torneiras (intenção de por uma torneira elétrica na cozinha)
    * 1 máq de lavar roupa e intenção de por uma máquina de lavar louça
    * Intenção de instalar aquecimento solar (boiler) – encanamento pre-preparado
    Fluxostato me parece mais seguro caso haja algum vazamento (alerta que vejo em outros canais), mas entendo que com a idéia de eventualmente instalar aquecimento solar, não poderia ser utilizado?
    Qual seria a solução?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Rui, tudo bem?

      Com a caixa d’água a apenas 5 metros de altura é normal não termos uma pressão muito boa mesmo, independente da qualidade que a rede hidráulica tenha sido feita. Claro que se mal feita, a pressão natural nesse caso, que já é baixa, pode ficar pior.

      Como falamos no artigo, entre fluxostato e pressostato, cada um tem suas vantagens e desvantagens. Mas como observado pelo senhor, se a intenção é futuramente instalar um aquecedor solar, o ideal seria partir para uma bomba de pressostato.

      Agora para determinar a melhor bomba para a demanda do senhor seria necessário o levantamento de mais algumas informações. Se o senhor desejar, um dos nossos consultores pode ajudá-lo a escolher o melhor equipamento para residência. Basta entrar em contato conosco através do telefone (11) 2262-9000, Whatsapp (11) 99165-2114 ou escrever para vendas@aquecenorte.com.br.

      Espero ter ajudado.

  3. SImone Campos disse:

    Olá, gostaria de uma orientação sobre qual o melhor pressurizador utilizar: fluxostato ou pressostato. Moro numa casa em que a caixa dagua fica 1,5m elevada da laje do banheiro do segundo andar. tenho aquecimento por aquecedor eletrico e 3 chuveiros nesse andar. Ocorre que a pressão da agua quente não é suficiente para manter o aquecedor ligado, nem para alimentar um dos banheiros que possui chuveiro duplo de teto (com alimentação continua, um após o outro). Se eu pressurizar todo o sistema (usar o pressurizador na saída da Caixa), com pressostato, será que resolve o problema? todos os acionadores sao monocomando… Obrigada

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Simone, tudo bem?

      Pressostato costuma ser uma boa escolha, especialmente para torneiras monocomando. Mas é necessário observar a tubulação da sua residência. A tubulação é nova?

      Pergunto isso pois o pressostato mantém a rede hidráulica 100% do tempo pressurizada. Isso pode ser bastante ruim se tratando de tubulações mais antigas, com 15, 20 anos.

  4. Rafael da Silva Almeida Rangel disse:

    Olá, também estou precisando de ajuda para comprar o pressurizador ideal.

    Tenho um banheiro no nível da caixa d’água. As torneiras do andar e o banheiro chega água até com uma boa pressão. O único lugar que não dá pressão e por conseguinte não chega água é no chuveiro.
    Qual seria a bomba ideal para chegar água no chuveiro?
    Tenho medo de comprar uma bomba muito forte e aumentar demais a pressão d’água das torneiras dos outros dois andares de baixo.

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Rafael, tudo bem?

      Nesse caso acredito que a melhor forma de ajudá-lo é o senhor falar com um de nossos consultores. Ele consegue pegar com o senhor todos os dados necessários para o dimensionamento e aí sim fazer a recomendação assertiva de uma bomba pressurizadora que atenda bem a demanda do senhor.

      Caso o senhor queira basta nos ligar pelo telefone (11) 22262-9000, Whatsapp (11) 99165-2114, ou escrever para o e-mail vendas@aquecenote.com.br

  5. ANTONIO CARLOS MANSUR DE FREITAS disse:

    Preciso colocar um pressurizador para atender a 5 aquecedores lorenzetti para banheiras de pet shop. O tanque de água está a 1,5m acima do nível da laje da casa. A saída de água do tanque está feita com tubo de 50mm que reduz para 25mm para alimentar as 5 banheiras do PET. Mesmo assim a água sai fraca. As perguntas: 1) Qual pressurizador utilizar?; 2) Posso instalar o pressurizador ao tubo de 50mm? 3) Caso negativo, o pressurizador pode ser instalado no tubo de 25mm, antes de chegar nos aquecedores?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Antonio, tudo bem?

      Nesse caso o melhor seria o senhor falar com um de nossos consultores. Eles vão pegar todas as informações necessárias e dimensionar a melhor bomba para a demanda do senhor.

      Para isso basta nos ligar através do número (11) 2262-9000, Whatsapp (11) 99165-2114, ou se preferir pode enviar um e-mail para vendas@aquecenorte.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?
  • Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?
Norte Aquecedores
Online
×

Quer mais conforto e economia? Solicite já um orçamento gratuito e descubra o melhor aquecedor a gás para você!