A vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás?
Vazão de água é o primeiro fator que devemos analisar na hora de adquirir um aquecedor a gás. Ela diz respeito a capacidade do equipamento em fornecer água quente, ou seja, quantos litros de água quente por minuto o equipamento consegue fornecer. Esse valor pode variar bastante dependendo do tipo, modelo e marca.
Os modelos de aquecedores mecânicos costumam variar de 7 a 20 litros de vazão de água por minuto. Já os aquecedores digitais variam de 12 a 46 litros por minuto. Abaixo explicaremos como você pode dimensionar a capacidade certa de um aquecedor a gás para sua casa:
Dimensionamento
Vazão de água, você sabe qual a ideal para você?
Isso vai depender do tipo e da quantidade de pontos de água quente você tem na sua casa. E quando estamos falando de residências, os tipos de pontos de água basicamente se resumem a duchas e torneiras.
Para simplificar, costumamos começar pela quantidade de banheiros, já que o aquecedor a gás é usado principalmente para o aquecimento da água de banho. Assim sabemos a quantidade de duchas.
Uma ducha costuma ter em média 10 litros de vazão de água por minuto. Como muitas residências também possuem torneiras de lavabos e pias com água quente, também precisamos calcular a vazão das torneiras. Torneiras padrões costumam ter cerca de 4 litros por minuto de vazão.
Conclusão: sabendo a quantidade de pontos de água e sua vazão correspondente fica fácil saber qual a capacidade do aquecedor a gás ideal para sua casa.
Exemplo:
Um apartamento com 1 banheiro + 1 lavabo com água quente vai precisar de um aquecedor com pelo menos 14L/min de vazão de água.
- 1 ducha (10 l/min) + 1 torneira (4 l/min cada) = 14 litros por minuto.
Simples, não?
Simultaneidade
Na fase de dimensionamento (quando você está calculando qual a capacidade correta para seu aquecedor a gás) é muito importante levar em conta qual será o uso simultâneo dos pontos de água quente.
Será que na sua casa as duas duchas serão usadas ao mesmo tempo? E as torneiras? Será que enquanto alguém toma banho uma segunda pessoa vai lavar louça com água quentinha?
Se a sua casa possui 3 banheiros, mas só 2 serão usados simultaneamente, não tem porque investir em um aquecedor que suporte os 3. A não ser, é claro, que futuramente você preveja o uso do terceiro banheiro simultaneamente com os outros dois.
Calcule apenas o que de fato você e sua família vão usar pode te poupar dinheiro. Afinal, quanto maior a capacidade de vazão do aquecedor, maior também o seu custo.
Exemplo:
Sua residência possui 3 banheiros. Em cada banheiro além da ducha você também tem água quente nas torneiras do lavabo. Se formos dimensionar o volume total de água quente com todos os pontos, a conta ficaria assim:
- 3 duchas (10 l/min) + 3 torneiras (4 l/min cada) = 42 litros por minuto.
Mas vamos considerar que nessa residência, somente 2 pessoas tomarão banho ao mesmo tempo e ninguém usará nenhum dos lavabos. Nossa conta fica assim:
- 2 duchas (10 l/min) = 20 litros por minuto.
Nesse caso, nossa demanda real é por um aquecedor com menos da metade da capacidade que dimensionamos inicialmente. Na prática, economizamos aqui, uma média maior que 4 mil reais.
Bastante, não é? Por isso é importante dimensionar corretamente de acordo com sua necessidade.
Vazão de água da ducha
Acima, usamos 10 litros por minuto como base para calcular a vazão das duchas. No entanto, temos uma variedade de modelos de duchas que podem variar consideravelmente essa vazão.
Alguns modelos bem comuns possuem entre 12 e 15 litros de vazão de água. E, atualmente, devido à crise hídrica, também encontramos no mercado, versões econômicas de até 8 litros por minuto.
A crise hídrica também popularizou os redutores de vazão: pequenas peças, instaladas dentro da ducha, responsáveis por diminuir consideravelmente a vazão final. Nesses casos, uma ducha com 10, 12 litros pode ficar com 7 ou 8 litros por minuto.
Seja na hora de comprar uma ducha nova, seja o caso de você já ter alguma instalada na sua casa, é importante saber exatamente sua vazão. Caso contrário seu dimensionamento pode ficar incorreto. Em caso de dúvidas, consulte o fabricante da sua ducha.
Vazão de água do ralo
Algo que muita gente costuma esquecer de levar em conta é a vazão de água do ralo do boxe. Do que adianta você investir em um bom aquecedor com uma boa ducha, mas seu boxe transbordar e inundar seu banheiro a cada banho? E isso é mais comum do que parece, principalmente no caso de duchas de alta-vazão.
Uma ducha muito popular hoje em dia é a Acqua Plus, fabricada pela Deca. Essa ducha possui em média 20 l/min, mas dependendo da pressão da água, pode chegar até incríveis 60 l/min. Isso é mais água do que muitos ralos dão conta de drenar.
Por isso, na hora de investir em uma ducha de alta-vazão, fique bastante atento à vazão do seu ralo. Em especial, com ralos lineares.
Muitas vezes você encontrará o valor de vazão do ralo medido em litros por segundos. Nesse caso, para comparar com a vazão da sua ducha, basta multiplicar por 60.
O que acontece se você usar mais água do que seu aquecedor suporta?
Ok, você dimensionou seu aquecedor de acordo com a vazão das duchas e torneiras assim como seu uso simultâneo. Mas o que acontece se você usar mais água do que seu aquecedor suporta?
Simples. A água vai sair mais fria do que o configurado no aparelho. Essa queda de temperatura será proporcional ao volume de água além do limite de vazão do aquecedor, ou seja, quanto mais água você exigir do equipamento além de sua capacidade, mais fria ela fica.
Uma maneira bem simples de visualizar o problema é imaginar uma chaleira de água. Considerando uma mesma boca do seu fogão, será muito mais rápido ferver 200 ml de água do que 1 litro, não é?
Pois é. O princípio no aquecedor é o mesmo. Quanto mais água passar pelo equipamento (daí o nome real do equipamento: aquecedor de passagem) mais dificuldade ele terá para aquecer a água.
Servo-válvula
Alguns aquecedores digitais são equipados com uma servo-válvula, uma peça responsável pelo controle de fluxo de água. Nesse caso, o equipamento divide sua capacidade total de vazão entre os pontos de água abertos. Isso significa que mesmo que você abra mais pontos de água quente do que normalmente, o aquecedor suporta. Ele mantém a temperatura configurada no equipamento; então, ao invés da temperatura da água cair, é o seu volume de água que vai diminuir.
Por exemplo, se você possui um aquecedor a gás com 12 l/min de vazão de água e abrir 2 duchas de 10 l/min cada, será enviado somente 6 litros por minuto de água quente para cada ducha. Então, mesmo que você abra todo o registro das duchas, ambas terão pouco volume de água (quase a metade de sua capacidade total), mas permanece a temperatura estipulada no display digital do aquecedor.
Dessa forma, o aquecedor garante a entrega da temperatura, mesmo que isso comprometa a pressão e a volume de água.
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Bom dia.
Tenho apenas um ponto para o aquecimento a gas…apenas 1 chuveiro.
E real que depende tbm do tipo de chuveiro que devemos escolher a vazão se gas?
Boa tarde Cleusa, tudo bem?
A gente dimensiona o aquecedor a gás de acordo com a demanda de água quente da residência. No caso da senhora será apenas uma ducha, mas antes de dimensionarmos o aquecedor precisamos saber qual a vazão dessa ducha.
Isso porque no mercado podemos encontrar duchas econômicas com vazão de apenas 8 litros de água por minuto, mas também encontramos duchas de alta vazão que podem chegar até a 40 litros de água por minuto. Então pode variar bastante.
O que recomendamos para nossos clientes é que utilizem duchas entre 8 e 12 l/min de vazão. Mas isso depende muito das preferências de cada um.
Caso não saiba a vazão da sua ducha pode tentar procurar essa informação na embalagem ou no site do fabricante. Se mesmo assim tiver dificuldade pra achar essa informação, pode utilizar um balde com medidas e cronometrar 1 minuto medindo quanto a ducha é capaz de encher o balde. Lembrando que pra esse teste é necessário abrir totalmente o registro de água.
Espero ter ajudado,
Olá! pode me tirar uma duvida ? Se eu comprar um chuveiro com capacidade (15 l/min) acima do meu aquecedor (8 a 12 l/min), posso resolver isso colocando uma bomba pressurizadora no aquecedor ?
Boa tarde Ana, tudo bem?
A resposta curta é que não resolveria. Pelo contrário, agravaria o problema. Caso queira entender os motivos disso, explico abaixo:
A função do pressurizador é aumentar a pressão de água. E existe uma relação de pressão e vazão. Ou seja, aumentando a pressão da água você também tende a aumentar a vazão de água.
Então, colocando um pressurizador, a tendência é que a vazão da sua ducha aumente.
Ali na sua mensagem você diz que seu aquecedor a gás tem capacidade de 8 a 12 litros? Bom, a capacidade de um aquecedor é medida com a litragem máxima que ele suporta esquentar. Então não medimos dizendo “de x a y litros por minuto”. Por exemplo, o Rinnai E21 possui capacidade de até 21 litros por minuto. Isso significa que ele suporta qualquer vazão entre 3,9 l/min (que é a vazão mínima para acionamento do equipamento) e 21 l/min que é a máxima.
Se ele receber um volume de água maior que 21 litros o que vai acontecer é que ele não vai conseguir esquentar a água o suficiente.
Então quando você instala um pressurizador no caso do aquecedor a gás estar subdimensionado para a demanda dos pontos de consumo, o que você tá fazendo na verdade é agravando o problema.
Espero ter conseguido explicar de maneira clara o suficiente.