A vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás?
Vazão de água é o primeiro fator que devemos analisar na hora de adquirir um aquecedor a gás. Ela diz respeito a capacidade do equipamento em fornecer água quente, ou seja, quantos litros de água quente por minuto o equipamento consegue fornecer. Esse valor pode variar bastante dependendo do tipo, modelo e marca.
Os modelos de aquecedores mecânicos costumam variar de 7 a 20 litros de vazão de água por minuto. Já os aquecedores digitais variam de 12 a 46 litros por minuto. Abaixo explicaremos como você pode dimensionar a capacidade certa de um aquecedor a gás para sua casa:
Dimensionamento
Vazão de água, você sabe qual a ideal para você?
Isso vai depender do tipo e da quantidade de pontos de água quente você tem na sua casa. E quando estamos falando de residências, os tipos de pontos de água basicamente se resumem a duchas e torneiras.
Para simplificar, costumamos começar pela quantidade de banheiros, já que o aquecedor a gás é usado principalmente para o aquecimento da água de banho. Assim sabemos a quantidade de duchas.
Uma ducha costuma ter em média 10 litros de vazão de água por minuto. Como muitas residências também possuem torneiras de lavabos e pias com água quente, também precisamos calcular a vazão das torneiras. Torneiras padrões costumam ter cerca de 4 litros por minuto de vazão.
Conclusão: sabendo a quantidade de pontos de água e sua vazão correspondente fica fácil saber qual a capacidade do aquecedor a gás ideal para sua casa.
Exemplo:
Um apartamento com 1 banheiro + 1 lavabo com água quente vai precisar de um aquecedor com pelo menos 14L/min de vazão de água.
- 1 ducha (10 l/min) + 1 torneira (4 l/min cada) = 14 litros por minuto.
Simples, não?
Simultaneidade
Na fase de dimensionamento (quando você está calculando qual a capacidade correta para seu aquecedor a gás) é muito importante levar em conta qual será o uso simultâneo dos pontos de água quente.
Será que na sua casa as duas duchas serão usadas ao mesmo tempo? E as torneiras? Será que enquanto alguém toma banho uma segunda pessoa vai lavar louça com água quentinha?
Se a sua casa possui 3 banheiros, mas só 2 serão usados simultaneamente, não tem porque investir em um aquecedor que suporte os 3. A não ser, é claro, que futuramente você preveja o uso do terceiro banheiro simultaneamente com os outros dois.
Calcule apenas o que de fato você e sua família vão usar pode te poupar dinheiro. Afinal, quanto maior a capacidade de vazão do aquecedor, maior também o seu custo.
Exemplo:
Sua residência possui 3 banheiros. Em cada banheiro além da ducha você também tem água quente nas torneiras do lavabo. Se formos dimensionar o volume total de água quente com todos os pontos, a conta ficaria assim:
- 3 duchas (10 l/min) + 3 torneiras (4 l/min cada) = 42 litros por minuto.
Mas vamos considerar que nessa residência, somente 2 pessoas tomarão banho ao mesmo tempo e ninguém usará nenhum dos lavabos. Nossa conta fica assim:
- 2 duchas (10 l/min) = 20 litros por minuto.
Nesse caso, nossa demanda real é por um aquecedor com menos da metade da capacidade que dimensionamos inicialmente. Na prática, economizamos aqui, uma média maior que 4 mil reais.
Bastante, não é? Por isso é importante dimensionar corretamente de acordo com sua necessidade.
Vazão de água da ducha
Acima, usamos 10 litros por minuto como base para calcular a vazão das duchas. No entanto, temos uma variedade de modelos de duchas que podem variar consideravelmente essa vazão.
Alguns modelos bem comuns possuem entre 12 e 15 litros de vazão de água. E, atualmente, devido à crise hídrica, também encontramos no mercado, versões econômicas de até 8 litros por minuto.
A crise hídrica também popularizou os redutores de vazão: pequenas peças, instaladas dentro da ducha, responsáveis por diminuir consideravelmente a vazão final. Nesses casos, uma ducha com 10, 12 litros pode ficar com 7 ou 8 litros por minuto.
Seja na hora de comprar uma ducha nova, seja o caso de você já ter alguma instalada na sua casa, é importante saber exatamente sua vazão. Caso contrário seu dimensionamento pode ficar incorreto. Em caso de dúvidas, consulte o fabricante da sua ducha.
Vazão de água do ralo
Algo que muita gente costuma esquecer de levar em conta é a vazão de água do ralo do boxe. Do que adianta você investir em um bom aquecedor com uma boa ducha, mas seu boxe transbordar e inundar seu banheiro a cada banho? E isso é mais comum do que parece, principalmente no caso de duchas de alta-vazão.
Uma ducha muito popular hoje em dia é a Acqua Plus, fabricada pela Deca. Essa ducha possui em média 20 l/min, mas dependendo da pressão da água, pode chegar até incríveis 60 l/min. Isso é mais água do que muitos ralos dão conta de drenar.
Por isso, na hora de investir em uma ducha de alta-vazão, fique bastante atento à vazão do seu ralo. Em especial, com ralos lineares.
Muitas vezes você encontrará o valor de vazão do ralo medido em litros por segundos. Nesse caso, para comparar com a vazão da sua ducha, basta multiplicar por 60.
O que acontece se você usar mais água do que seu aquecedor suporta?
Ok, você dimensionou seu aquecedor de acordo com a vazão das duchas e torneiras assim como seu uso simultâneo. Mas o que acontece se você usar mais água do que seu aquecedor suporta?
Simples. A água vai sair mais fria do que o configurado no aparelho. Essa queda de temperatura será proporcional ao volume de água além do limite de vazão do aquecedor, ou seja, quanto mais água você exigir do equipamento além de sua capacidade, mais fria ela fica.
Uma maneira bem simples de visualizar o problema é imaginar uma chaleira de água. Considerando uma mesma boca do seu fogão, será muito mais rápido ferver 200 ml de água do que 1 litro, não é?
Pois é. O princípio no aquecedor é o mesmo. Quanto mais água passar pelo equipamento (daí o nome real do equipamento: aquecedor de passagem) mais dificuldade ele terá para aquecer a água.
Servo-válvula
Alguns aquecedores digitais são equipados com uma servo-válvula, uma peça responsável pelo controle de fluxo de água. Nesse caso, o equipamento divide sua capacidade total de vazão entre os pontos de água abertos. Isso significa que mesmo que você abra mais pontos de água quente do que normalmente, o aquecedor suporta. Ele mantém a temperatura configurada no equipamento; então, ao invés da temperatura da água cair, é o seu volume de água que vai diminuir.
Por exemplo, se você possui um aquecedor a gás com 12 l/min de vazão de água e abrir 2 duchas de 10 l/min cada, será enviado somente 6 litros por minuto de água quente para cada ducha. Então, mesmo que você abra todo o registro das duchas, ambas terão pouco volume de água (quase a metade de sua capacidade total), mas permanece a temperatura estipulada no display digital do aquecedor.
Dessa forma, o aquecedor garante a entrega da temperatura, mesmo que isso comprometa a pressão e a volume de água.
Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.
Bom dia. Tenho um aquecedor Rinnai Reu M200CFHBL – GLP. Pilha. Moro em um sítio em Campos do Jordão e cai muito a energia por aqui ( motivo de ter comprado o aquecedor a pilha) Faz muito frio aqui. Tenho duas duchas acquaplus. Nestes dias mais frios, o aquecedor não está conseguindo aquecer a agua adequadamente para um banho. O que posso fazer ? Outra pergunta; Este aquecedor não dá conta dos dois chuveiros simultânea certo ? Tem algum aquecedor mais potente a pilha? Ou que funcione com Eletrecidade e pilha?
Boa tarde Caio, tudo bem?
Dependo da versão da Acquaplus e da pressão de água do local o vazão dessa ducha ultrapassa a capacidade desse aquecedor a gás. Essa ducha é de altíssima vazão. Recomendo fortemente o senhor substituir as duchas por modelos de vazão média. Assim seu aquecedor a gás vai funcionar melhor.
Todos os aquecedores a pilha são mecânicos, e todos os aquecedores mecânicos são de chama fixa. Isso significa que eles não são próprios para trabalhar com vários pontos simultâneo. Já que a temperatura vai variar de acordo com o volume de água utilizado.
Para trabalhar com pontos de consumo simultâneo recomendamos as versões digitais. Mas todo aquecedor a gás digital é ligado diretamente a tomada. Para casos onde a energia elétrica é instável recomenda-se trabalhar com nobreaks.
Espero ter ajudado.
Boa tarde Ivan, tudo bem?
Tenho um aquecedor Komeco 07M de 7,5 L/min e o chuveiro Max da Deca que no site diz ter vazão mínima de 10L/min. Como o chuveiro está velho, minha ideia inicial era trocá-lo e colocar o modelo Acqua plus, porém tem a quesãto da diferença de vazão apesar deste modelo vir com um restritor para 12 L/min. Lendo o seu artigo, entendo que o aquecedor não deve começar a desligar, o problema será que não irá aquecer a água da forma correta. Meu entendimento está certo?
Uma dúvida q tenho é se a água vai sair fraca pelo chuveiro.
Como moro no Rio, em geral eu tomo banho com o aqeuecedor no inverno e na vazão mínima de gás, somente no auge do inverno que aumento um pouco esta vazão. Ele aquece bastante a água, talvez ajude o fato do aquecedor estar dentro do banheiro.
Bom dia Marcelo, tudo bem?
Seu aquecedor tem capacidade de entregar 7,5 l/min, enquanto a ducha que o senhor pretende colocar tem vazão de 12 l/min. Sendo assim o equipamento não conseguirá aquecer adequadamente esse volume de água. Talvez pelo senhor morar numa região onde as temperaturas são mais altas não sinta tanta dificuldade quanto isso. Mas em períodos mais frios muito provavelmente vai sentir a diferença.
Recomendo o senhor substituir por duchas econômicas de no máximo 8 l/min. Assim ficará mto próximo da capacidade máxima do equipamento e consequentemente gastará menos água e menos gás (já que poderá alterar o equipamento pra posição verão e utilizar apenas uma parcela de seus queimadores ao invés de todos, como na posição verão).
Espero ter ajudado,
Construtora disse que a vazão ou volume de meu apartamento é de 22,5L , fiquei sabendo apenas disso após adquirir um aparelho de 26L da Rheen, tem problema?
grato
Bom dia Enzo, tudo bem?
O aquecedor do senhor possui capacidade de ATÉ 26 l/min. Então não tem problema algum se você utilizar 22,5 l/min, 10 ou até mesmo 5 l/min.
Boa tarde. Estou avaliando a melhor opção de aquecedor para meu apto. Trata-se de uma cobertura duplex no sétimo andar com Cozinha+Lavabo+Banheiro no pavimento inferior e dois banheiros no pavimento superior.
Calculei a vazão necessária levando em consideração a simultaneidade cheguei a 42L/min. Fico na duvida se compro um aparelho com essa capacidade ou opto por dois aparelhos menores. Outra duvida é se devo usar algum tipo de pressurizador. Grato pela ajuda e parabenizo pelo ótimo trabalho.
Bom dia Leonardo, tudo bem?
Ambos os casos (com um ou dois aquecedores) vão te atender bem. A utilização de dois aquecedores em série costuma ser uma opção bem legal, especialmente se você precisa de uma redundância de sistema, porque mesmo que um equipamento pare, e comprometa a capacidade total do sistema, o outro equipamento ainda consegue funcionar e você não vai ficar sem banho quente na casa. No entanto a instalação de dois equipamentos é mais complicada. Exige mais espaço, mais material e afins.
Sugiro o senhor entrar em contato com uma empresa especializada pra fazer uma análise da viabilidade desse sistema. Caso o senhor esteja em São Paulo ou proximidades podemos ajudá-lo. Basta ligar para (11) 2262-9000, Whatsapp (11) 99165-2114 ou se preferir, envie um e-mail para vendas@aquecenorte.com.br
Sobre a bomba pressurizara, morando na cobertura quase sempre é necessário. A não ser que o próprio edifício já possua bombas pressurizadoras para os andares mais superiores do prédio. É provável que o senhor encontre essas informações no manual do apartamento ou falando com a administradora, um síndico ou zelador.
Espero ter ajudado.
Obrigado pela resposta esclarecedora!
Imagina Leonardo.
Espero que tenhamos conseguido ajudar.
Olá Bom Dia!!
Moro em casa térrea, dois banheiros (usamos só um) e tenho um aquecedor da rinnai, modelo: REU-M200CFHBL, Tipo: Grande, Tipo de Gás: GLP, capacidade de vazão 20,0, Potência Nominal 32,9 kw (28 286 kcal/min), potência máxima de gás (2,39kg/h) rendimento sobre o PCS: 84% , quando mudamos pra casa tinha um pressurizador que nunca fora usado, mandei instalar. Gostaria de saber se é necessário esse pressurizador??? a caixa d’água fica em cima de um dos banheiros, quando ligamos o chuveiro ou a torneira demora pra esquentar a água e com isso há desperdício de água (o jato de água é muito forte) a vazão de água é forte. Você pode nos orientar se tirar o pressurizador o chuveiro vai funcionar bem (água quente e menos desperdício de água)?
Desde já agradeço pela atenção.
Bom dia Dilson, tudo bem?
Em casas térreas é quase certo a necessidade de uma bomba pressurizadora de água para se utilizar bem o aquecedor a gás.
Esse modelo de aquecedor a gás que o senhor possui precisa de uma pressão de 4,5 MCA só para acionar. Com a caixa d’água instalada numa altura logo acima das duchas é bem provável que o equipamento sequer ligue.
Então numa análise mais superficial eu diria que o pressurizador é sim necessário.
Agora sobre a demora da água quente chegar nos pontos diz respeito a distância em que o aquecedor a gás está instalado em relação aos pontos de consumo. Quanto maior for o percurso da água, mais água fria vai ficar acumulada na tubulação e mais tempo vai demorar pra água quente chegar aos pontos de consumo.
Nesses casos recomendamos a instalação de um sistema de recirculação de água. No artigo abaixo falamos em mais detalhes sobre seu funcionamento:
https://norteaquecedores.com.br/blog/sistema-de-recirculacao-de-agua-quente/
https://norteaquecedores.com.br/blog/sistema-de-recirculacao-de-agua-quente/