A vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás?

A vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás?
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 6 min
Powered by Cia Web Sites

Vazão de água é o primeiro fator que devemos analisar na hora de adquirir um aquecedor a gás. Ela diz respeito a capacidade do equipamento em fornecer água quente, ou seja, quantos litros de água quente por minuto o equipamento consegue fornecer. Esse valor pode variar bastante dependendo do tipo, modelo e marca.

Os modelos de aquecedores mecânicos costumam variar de 7 a 20 litros de vazão de água por minuto. Já os aquecedores digitais variam de 12 a 46 litros por minuto. Abaixo explicaremos como você pode dimensionar a capacidade certa de um aquecedor a gás para sua casa:

Dimensionamento

vazao_de_agua
É importante saber a quantidade de torneiras com água quente

Vazão de água, você sabe qual a ideal para você?

Isso vai depender do tipo e da quantidade de pontos de água quente você tem na sua casa. E quando estamos falando de residências, os tipos de pontos de água basicamente se resumem a duchas e torneiras.

Para simplificar, costumamos começar pela quantidade de banheiros, já que o aquecedor a gás é usado principalmente para o aquecimento da água de banho. Assim sabemos a quantidade de duchas.

Uma ducha costuma ter em média 10 litros de vazão de água por minuto. Como muitas residências também possuem torneiras de lavabos e pias com água quente, também precisamos calcular a vazão das torneiras. Torneiras padrões costumam ter cerca de 4 litros por minuto de vazão.

Conclusão: sabendo a quantidade de pontos de água e sua vazão correspondente fica fácil saber qual a capacidade do aquecedor a gás ideal para sua casa.

Exemplo:

Um apartamento com 1 banheiro + 1 lavabo com água quente vai precisar de um aquecedor com pelo menos 14L/min de vazão de água.

  • 1 ducha (10 l/min) + 1 torneira (4 l/min cada) = 14 litros por minuto.

Simples, não?

Simultaneidade

vazao_de_agua
É preciso saber a vazão de cada ducha usadas simultaneamente

Na fase de dimensionamento (quando você está calculando qual a capacidade correta para seu aquecedor a gás) é muito importante levar em conta qual será o uso simultâneo dos pontos de água quente.

Será que na sua casa as duas duchas serão usadas ao mesmo tempo? E as torneiras? Será que enquanto alguém toma banho uma segunda pessoa vai lavar louça com água quentinha?

Se a sua casa possui 3 banheiros, mas só 2 serão usados simultaneamente, não tem porque investir em um aquecedor que suporte os 3. A não ser, é claro, que futuramente você preveja o uso do terceiro banheiro simultaneamente com os outros dois.

Calcule apenas o que de fato você e sua família vão usar pode te poupar dinheiro. Afinal, quanto maior a capacidade de vazão do aquecedor, maior também o seu custo.

Exemplo:

Sua residência possui 3 banheiros. Em cada banheiro além da ducha você também tem água quente nas torneiras do lavabo. Se formos dimensionar o volume total de água quente com todos os pontos, a conta ficaria assim:

  • 3 duchas (10 l/min) + 3 torneiras (4 l/min cada) = 42 litros por minuto.

Mas vamos considerar que nessa residência, somente 2 pessoas tomarão banho ao mesmo tempo e ninguém usará nenhum dos lavabos. Nossa conta fica assim:

  • 2 duchas (10 l/min) = 20 litros por minuto.

Nesse caso, nossa demanda real é por um aquecedor com menos da metade da capacidade que dimensionamos inicialmente. Na prática, economizamos aqui, uma média maior que 4 mil reais.

Powered by Cia Web Sites

Bastante, não é? Por isso é importante dimensionar corretamente de acordo com sua necessidade.

Vazão de água da ducha

vazao_de_agua
Cada tipo de ducha tem sua vazão máxima

Acima, usamos 10 litros por minuto como base para calcular a vazão das duchas. No entanto, temos uma variedade de modelos de duchas que podem variar consideravelmente essa vazão.

Alguns modelos bem comuns possuem entre 12 e 15 litros de vazão de água. E, atualmente, devido à crise hídrica, também encontramos no mercado, versões econômicas de até 8 litros por minuto.

A crise hídrica também popularizou os redutores de vazão: pequenas peças, instaladas dentro da ducha, responsáveis por diminuir consideravelmente a vazão final. Nesses casos, uma ducha com 10, 12 litros pode ficar com 7 ou 8 litros por minuto.

Seja na hora de comprar uma ducha nova, seja o caso de você já ter alguma instalada na sua casa, é importante saber exatamente sua vazão. Caso contrário seu dimensionamento pode ficar incorreto. Em caso de dúvidas, consulte o fabricante da sua ducha.

Vazão de água do ralo

vazao_de_agua
O ralo do banheiro deve ser capaz de drenar a vazão de água

Algo que muita gente costuma esquecer de levar em conta é a vazão de água do ralo do boxe. Do que adianta você investir em um bom aquecedor com uma boa ducha, mas seu boxe transbordar e inundar seu banheiro a cada banho? E isso é mais comum do que parece, principalmente no caso de duchas de alta-vazão.

Uma ducha muito popular hoje em dia é a Acqua Plus, fabricada pela Deca. Essa ducha possui em média 20 l/min, mas dependendo da pressão da água, pode chegar até incríveis 60 l/min. Isso é mais água do que muitos ralos dão conta de drenar.

Por isso, na hora de investir em uma ducha de alta-vazão, fique bastante atento à vazão do seu ralo. Em especial, com ralos lineares.

Muitas vezes você encontrará o valor de vazão do ralo medido em litros por segundos. Nesse caso, para comparar com a vazão da sua ducha, basta multiplicar por 60.

O que acontece se você usar mais água do que seu aquecedor suporta?

Ok, você dimensionou seu aquecedor de acordo com a vazão das duchas e torneiras assim como seu uso simultâneo. Mas o que acontece se você usar mais água do que seu aquecedor suporta?

Simples. A água vai sair mais fria do que o configurado no aparelho. Essa queda de temperatura será proporcional ao volume de água além do limite de vazão do aquecedor, ou seja, quanto mais água você exigir do equipamento além de sua capacidade, mais fria ela fica.

Uma maneira bem simples de visualizar o problema é imaginar uma chaleira de água. Considerando uma mesma boca do seu fogão, será muito mais rápido ferver 200 ml de água do que 1 litro, não é?

Pois é. O princípio no aquecedor é o mesmo. Quanto mais água passar pelo equipamento (daí o nome real do equipamento: aquecedor de passagem) mais dificuldade ele terá para aquecer a água.

Servo-válvula

Alguns aquecedores digitais são equipados com uma servo-válvula, uma peça responsável pelo controle de fluxo de água. Nesse caso, o equipamento divide sua capacidade total de vazão entre os pontos de água abertos. Isso significa que mesmo que você abra mais pontos de água quente do que normalmente, o aquecedor suporta. Ele mantém a temperatura configurada no equipamento; então, ao invés da temperatura da água cair, é o seu volume de água que vai diminuir.

Por exemplo, se você possui um aquecedor a gás com 12 l/min de vazão de água e abrir 2 duchas de 10 l/min cada, será enviado somente 6 litros por minuto de água quente para cada ducha. Então, mesmo que você abra todo o registro das duchas, ambas terão pouco volume de água (quase a metade de sua capacidade total), mas permanece a temperatura estipulada no display digital do aquecedor.

Dessa forma, o aquecedor garante a entrega da temperatura, mesmo que isso comprometa a pressão e a volume de água.

Powered by Cia Web Sites

Ivan é um especialista em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no segmento de aquecedores a gás e sistemas de aquecimento de água. Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de artigos técnicos e informativos, além de ter respondido a centenas de dúvidas de leitores de todo o Brasil, ajudando a esclarecer e disseminar conhecimento sobre soluções de aquecimento.

140 comentários em "A vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás?"

  1. Adrielle disse:

    Bom dia,
    Minha duvida é seguinte eu tenho uma casa térrea o aquecedor é instalado em baixo ele joga agua quente para cobertura e depois para os pontos.
    Entao a agua quente sair com pouca vazão?
    Eu iria precisa de pressurizador ( qual? E onde colocaria ele?)
    Ou uma bomba de recirculação de agua quente tbm atende essa questao?
    Por que ja lê o artigo de vocês sobre recirculação de água quente mais o que nao ficou claro pra mim é se esse sistema tbm é ideal pra pouca vazão de água.
    E no caso se eu tenho essas duas condições na minha instalação tanto pouca vazão em alguns pontos e a demora da agua chega nos pontos.
    O que vc indicaria pra mim?
    Ja fiz os calculos considerando que os pontos estivesse simultaneamente ligados ia precisa de aquecedor de 44l/min.
    Tenho 3 chuveiros e 4 pias.

    Agradeço desde já!

    1. Thiago Beato disse:

      Boa noite Adrielle tudo bom?!

      Vamos lá, de fato como sua casa é térrea – e mesmo que fosse um sobrado, não teria pressão suficiente para acionar o aquecedor e consequentemente te oferecer um banho com muita pressão e com a água quentinha, na temperatura que você desejar, isso porque qualquer aquecedor a gás vai conseguir te entregar um banho confortável a partir de 15 a 20 metros de coluna d’água de pressão!
      Aqui na Aquecenorte sugestionamos sistemas de alta qualidade para que você tenha na sua casa um Banho de Hotel 5 Estrelas! Afinal depois de um dia de trabalho, nada melhor do que relaxar com aquele banho merecido, não é mesmo?
      Portanto você necessariamente vai sim necessitar de um pressurizador e o modelo vai varia com o números de ponto que você quer atender simultaneamente, mas principalmente com o nível de conforto e pressão que você e sua família desejam.

      Para a sua demanda o recomendado seria uma bomba pressurizadora com variador de velocidade e pressão ajustável, portanto se você quiser o melhor em termos de pressurização, te recomendo este modelo, pois é o que a maioria dos clientes preferem, dada a sua versatilidade: https://norteaquecedores.com.br/produto/pressurizadores/grundfos/pressurizador-de-agua-grundfos-scala2/
      Se quiser saber um pouquinho mais sobre este produto, sugiro dedicar uns minutinhos para ler o seguinte artigo: https://norteaquecedores.com.br/blog/pressurizadores-grundfos/

      Caso queira investir um pouco menos, mas ciente também que a pressão seria limitada e a potência seria fixa, te recomendo este modelo: https://norteaquecedores.com.br/produto/pressurizadores/rowa/pressurizador-rowa-tango-press-20-e/
      Se quiser saber um pouquinho mais, veja este artigo: https://norteaquecedores.com.br/blog/pressurizadores-rowa/

      Ambos os modelos podem ser instalados tanto sobre a laje quanto próximo do aquecedor, caso ainda seja possível dependendo do estágio que a obra esteja. Caso necessite de uma assessoria, entre em contato conosco para te auxiliarmos.

      Quanto ao sistema de retorno, ele só é recomendado se você tiver uma distância acima de 10 a 15 metros entre o aquecedor e o ponto de consumo mais longe e ele não tem relação com a questão do pressurizador, são assuntos independentes.

      Quanto ao aquecedor, te recomendo um de 32 Litros a 36 litros, pois seu investimento será menor e na prática é o que você vai usar no seu dia-a-dia, a não ser que você tenha alguma necessidade especifica.

      Para que você não corra o risco de comprar os equipamentos incorretos, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça na obra, você pode entrar em contato com a nossa equipe, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para a sua casa, sempre levando em conta todas as características da sua residência para que seu projeto fique personalizado. Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou Basta preencher este formulario: https://norteaquecedores.com.br/contato/

      Caso esteja em São Paulo (Capital), visite nosso showroom e veja na prática como vai ser o seu banho!

      1. Adrielle disse:

        Thiago, obrigadapor responder!!
        A falta de pressão é na agua quente, no caso eu coloco o pressurizador na saída da agua quente.
        Alem do mais tanto o aquecedo quanto o pressurizador ficara em area externa.
        Ou sera que o minipressurizador da conta.

        1. Thiago Beato disse:

          Bom dia Adrielle. Muito obrigado pelo contato.

          Eu recomendo você entrar em contato com o Nilton, da nossa equipe comercial.
          Isso para que você não corra o risco de comprar os equipamentos incorretos, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça na obra. Ele vai te orientar sobre o melhor cenário para a sua casa, sempre levando em conta todas as características da sua residência para que seu projeto fique personalizado.

          Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: nilton@aquecenorte.com.br ou mesmo pelo e-mail vendas@aquecenorte.com.br

          Se você achar mais fácil e preferir, você pode preencher este formulário: https://norteaquecedores.com.br/contato/

          Recomendo você mandar uma mensagem pelo Whatsapp, você vai receber um atendimento e orçamento personalizado de acordo com a sua necessidade e relato.

          Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  2. Adrielle disse:

    Bom dia,
    Minha pergunta é o seguinte da onde vocês tiraram( fonte) a vazão da pia de cozinha ser 4l/min, por que em todo lugar so acho 15l/min.
    Tenho medo de dimensionar errada a litragem do aquecedor.
    Obrigada desde ja!

    1. Thiago Beato disse:

      Bom dia Adrielle. Muito obrigado pelo contato.

      Isso vai depender muito do modelo de pia que você vai encontrar no mercado.
      É possível encontrar modelos de baixa e alta vazão, no artigo que você mencionou nós citamos uma torneira de pia de cozinha com vazão de 4l/min, porém você vai encontrar modelos com vazões superiores, porém esses modelos são indicados para uso industrial.

      A pia da cozinha residencial utiliza torneira com vazão de 4l/min, porém indústrias e hotéis normalmente utilizam pias com vazões de 15l/min, justamente porque são locais que necessitam de uma maior vazão.

      Para facilitar o correto dimensionamento do aquecedor, recomendo você baixar o nosso e-book, com certeza vai facilitar o seu trabalho:
      https://norteaquecedores.com.br/blog/e-book-como-escolher-aquecedor-a-gas/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  3. Marina disse:

    Boa tarde. Tenho dois banheiros, sendo um Chuveiro de parede Fabrimar Viscaya e um Chuveiro de teto Fabrimar Viscaya, qual aquecedor da Rinnai você indica? O apto é no nono andar. São 10 andares no total. Obrigada!

    1. Thiago Beato disse:

      Boa noite Marina. Muito obrigado pelo contato.

      O mais relevante no dimensionamento do aquecedor a gás é o volume de água por minuto utilizado no seu dia-a-dia. Pra fecharmos nesse volume total devemos somar a vazão de todos os pontos de saída de água quente como duchas, torneiras de pia e cozinha. Além disso, é necessário saber se terá uso simultâneo do chuveiro com a torneira.

      Por isso é importante fazer algumas perguntas:

      – Qual a vazão das duchas que você vai utilizar no seus dois banheiros?
      – Qual a vazão das duas torneiras que você mencionou? (cozinha e os dois banheiros)
      – Ocorrerá uso simultâneo do chuveiro com as torneiras?

      Com base nessas respostas, fica mais tranquilo de fazer o dimensionamento do equipamento ideal para o seu caso.
      Nós temos um E-book que eu recomendo você baixar, ele vai te ajudar na busca pelo equipamento ideal.

      E-book: Como escolher o aquecedor a gás ideal para sua casa: https://norteaquecedores.com.br/blog/e-book-como-escolher-aquecedor-a-gas/

      Em poucos passos você conseguirá saber qual o equipamento certo para sua casa. Calcular o uso simultâneo é essencial pra não desperdiçar dinheiro. Afinal, você pode ter dois banheiros mas nunca usar ambos ao mesmo tempo. A capacidade do aquecedor a gás sempre deve ser calculada em cima do uso simultâneo dos pontos de água quente. Você pode ter 4, 5, 6 duchas na sua casa. Mas se julgarmos que apenas 1 ou 2 serão usadas de cada vez é em cima disso que devemos dimensionar seu aquecedor a gás.

      Com isso em mente, é possível fazer uma escolha mais precisa do aquecedor a gás. Caso você tenha dois banheiros em que o aquecimento será utilizado simultaneamente apenas para as duchas, a indicação são aquecedores a gás com capacidade de aquecimento de 20 a 27 litros.

      Para que você não corra o risco de comprar os equipamentos incorretos, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça, você pode entrar em contato com a nossa equipe, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para o seu apartamento, sempre levando em conta todas as características do seu apartamento para que seu projeto fique personalizado. Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://norteaquecedores.com.br/contato/

      Caso esteja em São Paulo (Capital), visite nosso showroom e veja na prática como vai ser o seu banho!

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  4. Fernanda Stuchi disse:

    Moro no 2o andar de um prédio de 15 andares, com apenas um banheiro. Tenho um aquecedor Lorenzetti LZ 800 FB e comprei uma ducha deca acqua Plus. O aquecedor está desligando durante o banho. Tem alguma coisa a ver com a ducha e a capacidade do aquecedor? Qual capacidade de aquecimento do aquecedor seria melhor pra mim com esse modelo de ducha e considerando eu morar em um andar baixo de um prédio alto? Obrigada.

    1. Thiago Beato disse:

      Boa tarde Fernanda. Muito obrigado pelo contato.

      Esse aquecedor é um equipamento de 8 litros, um aquecedor pequeno e para apenas um banheiro. A ducha deca acqua Plus que você mencionou chega até a 16 litros. Nesse caso ele não está desligando por falta de água, esse aquecedor é um aquecedor mecânico. Pode ser que seja um problema relacionado ao próprio equipamento, mas não tem nada a ver com o chuveiro. O que faz o aquecedor desarmar é geralmente menos água, quando o equipamento está funcionando com menos água ai poderia ocorrer isso.

      Alguns chuveiros deca acqua Plus estão vindo com um redutor de pressão, as vezes esse redutor de presão entra sujeira, aí quando é feita a tentativa de mistura ocorre a insuficiência de água, já que ele tem uma boa vazão e a água fria que é mais forte que a quente acaba empurrando a água quente para trás. O bom é que essa redutora fica bem próxima a cabeça do chuveiro, e como ela é bem estreita as vezes acaba entrando algumas pedrinhas e tampa. Consequentemente a água passa com mais velocidade, porém quando vai misturar ela não tem volume.

      Recomendo você ver essa parte do chuveiro, se tem o redutor e o mesmo está sujo, ou o próprio aquecedor estar com problema. Você pode ter colocado um chuveiro maior, esse aquecedor que você possui é um pouco antigo e o o diafragma rasgou ou pode estar quase rasgando, tem que passar mais água e acabou tendo mais que o normal. Mas o chuveiro não tem problema com isso.

      O melhor cenário para o seu chuveiro seria no mínimo um aquecedor de 20 litros, seria o ideal para você ter uma qualidade de banho bacana. E de preferência um aquecedor digital e não mecânico.

      Recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://norteaquecedores.com.br/blog/aquecedor-gas-digital-ou-mecanico/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

      1. Fernanda Stuchi disse:

        Muito obrigada pela resposta. Antes de eu escrever pra vocês eu tinha chamado a assistência técnica que disse não ter nenhum problema no aquecedor. Falaram que era pq o botão da água estava no máximo no aquecedor, o que eu sei que não é, pois o botão estava daquele jeito há 7 anos e nunca teve problema. Ele foi embora e o aquecedor continua desligando após una 8 minutos de banho. Pedi pra virem novamente e trocaram uma peça que funciona no acionamento da chama, o que também creio que nao tenha nada a ver, pq a chama é acionada normalmente quando eu ligo o chuveiro. E o chuveiro continuou desligando. Vou ter que chamar eles novamente segunda feira e vou falar sobre esse diafragma. Também sei que não é na mistura da água fria, pois eu não ligo a água fria, só uso a quente. Hoje até desliguei o registro da água fria pra ver se melhorava e desligou do mesmo jeito. Espero que trocando esse diafragma resolva! Da próxima vez, se vcs atenderem em São Bernardo do Campo, vou chamar vcs. Muito atenciosos. Obrigada pela ajuda!

        1. Thiago Beato disse:

          Bom dia Fernanda, ficamos felizes com o seu feedback positivo.

          Estamos aqui para ajudar, caso precise nós atendemos em São Bernardo do Campo normalmente, estamos à disposição para ajudar.

          Pode sempre contar conosco.

  5. Beatrice Lins disse:

    Olá, tudo bem?

    Estou com a seguinte dúvida: existe diferença da vazão de um chuveiro (a gás) com espalhador maior e outro menor? Possuo um da docol e o espalhador é relativamente grande, mas a pressão da água está bem mais ou menos. Meu aquecedor é da lorenzetti modelo LZ2500D, com capacidade de vazão de 23,5. E a água quente é dividida entre esse chuveiro e a torneira da pia. Já tentamos trocar da água da rua para a da caixa, já foi instalado um pressurizador, mas nao mudou muita coisa… Não sei mais o que pode ser. Moro em casa. Obrigada desde logo

    1. Thiago Beato disse:

      Boa noite Beatrice. Ficamos felizes com o seu contato.

      Aparentemente você tem uma ducha de alta vazão, vale ressaltar que o Lorenzetti de 23,5 litros ele teria que dar conta de uma ducha de alta vazão. O que você talvez não consiga é uso simultâneo. A sua ducha pequena (menor) o jato é bom? Caso positivo, se o jato for bom entendemos que a outra ducha como a vazão é muito grande a água acaba perdendo velocidade. E a velocidade da água é o que da a sensação de pressão mais forte, porém obviamente tem que existir uma pressão.

      A água da rua dependendo da cidade e da região pode ser forte ou fraca, e o pressurizador que você instalou ele tem que ser adequado para o modelo de aquecedor e vazão que você quer. O ideal para um caso como esse seria no mínimo uma bomba de no mínimo 1/2 CV ou 350 Watts. Qual o modelo de bomba que você utilizou?

      A recomendação é você colocar uma ducha de vazão padrão (de 8 a 10 litros por minuto) em cada ponto. Você tem um aquecedor razoável, se você colocar duas duchas de 8 a 10 litros por minuto e tiver um pressurizador de meio cv você resolve seu problema. Fora isso eu recomendo você realizar a manutenção preventiva do seu aquecedor, pois as vezes pode ter sujeira na entrada do aquecedor, pode ter sujeira na ducha e isso pode estar diminuindo a vazão de água e dando essa sensação de baixa pressão.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • A vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás?
  • A vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás?
Norte Aquecedores
Online
×

Quer mais conforto e economia? Solicite já um orçamento gratuito e descubra o melhor aquecedor a gás para você!